7 boas práticas para evitar perdas com a inadimplência

Processamento de Meios de Pagamentos

7 boas práticas para evitar perdas com a inadimplência

Você deve saber que, ofertar crédito próprio para seus clientes é uma forma muito vantajosa e que certamente vai trazer um maior faturamento para a sua loja, pois flexibilizando a forma de pagamento mais pessoas poderão comprar e pagar aos poucos. 

Em contrapartida, fica o receio de ter muitos casos de perdas com a inadimplência e comprometer a saúde financeira da empresa. Por isso, fizemos este artigo para mostrar que é possível vender mais a prazo reduzindo o risco e ainda, trazendo mais rentabilidade.

Com um conjunto de boas práticas e o uso dos recursos tecnológicos mais modernos, você consegue ficar tranquilo e aumentar sua clientela. Veja como lendo nosso artigo abaixo.

MOTIVOS QUE PODEM LEVAR CLIENTES À INADIMPLÊNCIA

É importante que você tenha em mente possíveis acontecimentos que podem levar o cliente a deixar de pagar uma parcela. Isso vai tornar a política de crédito da sua empresa ainda mais rica e flexível, pois poderá se adequar ao menor e maior risco. Assim você não deixa de vender se o risco for baixo.

Geralmente, os principais motivos são:

  • O cliente não faz um planejamento financeiro;
  • Quando a economia é instável e os bancos restringem o crédito;
  • Quando o cliente empresta seu cartão para terceiros;
  • Enfermidades e outros acontecimentos inesperados;
  • Atraso no salário;

Essas são algumas de uma série de informações que podem ser usadas na política de crédito da sua empresa e, com a tecnologia, ajudam evitar a inadimplência sem deixar de vender. A INFOX, por exemplo, oferece uma solução para que o lojista ofereça crédito aos seus clientes, permitindo ainda que sejam configurados critérios para indicar se para aquela determinada pessoa é interessante ou não liberar o crédito. Tudo isso de forma automatizada e cruzando informações dos mais importantes bureaus do mercado brasileiro.

BOAS PRÁTICAS PARA MITIGAR AO MÁXIMO O RISCO DE INADIMPLÊNCIA

Agora que você já sabe algumas das principais causas da inadimplência e que é possível, com o uso da tecnologia, correr menos riscos, é preciso entender outras ações importantes que vão reforçar seu trabalho de evitar perder com a falta de pagamentos.

Confira:

  • Conheça melhor seus clientes

Vale muito a pena investir no relacionamento com o cliente. Pois assim, com base em dados e no contato, vai ter uma gama de informações para desenvolver formas de entrar em contato para alertar sobre o atraso. Essas informações sobre o comportamento do consumidor ajudam também sua loja a pensar de maneira estratégica em campanhas promocionais para outros clientes, que apresentam um perfil de bons pagadores.

  • Gere um contrato com o cliente

Para aproveitar todos os benefícios de oferecer crédito próprio para seus clientes, é importante que exista um contrato entre vocês definindo as regras para o crédito e pagamento. Solicite também os documentos pessoais para fazerem parte, junto com o contrato, do cadastro do cliente.

Aqui é interessante destacar que a tecnologia pode facilitar o processo da sua equipe na solicitação e organização destes documentos. O cliente pode exemplo pode assinar o contrato e mandar uma foto com seu RG, de maneira automatizada e usando o próprio celular. Isso para sua loja significa menos custos operacionais e agilidade na aprovação.

  • Utilize a cobrança de juros

Uma das grandes vantagens de o lojista assumir a operação de crédito com capital próprio, sem depender de financeiras, é a lucratividade sobre os juros cobrados nas parcelas. Além disso, os juros ajudam a diminuir os pagamentos atrasados, porém é importante que tudo esteja acordado em contrato.

Você pode também praticar taxas de juros menores do que o mercado está cobrando, como forma de estimular seu cliente a comprar sempre na sua loja e, mesmo assim, garantir uma boa rentabilidade para você. Sem contar que é também um incentivo aos clientes que pagam em dia suas contas.

  • Facilite a experiência do seu cliente

Procure uma solução de tecnologia que faça a automação de todo o processo e que torne mais simples e intuitivo para o cliente poder ter acesso, por exemplo, ao extrato das últimas compras ou para solicitar a segunda via de faturas. Assim você já vai evitar que o cliente atrase o pagamento por não ter tido tempo de passar na loja para resolver o que ele precisava.

Uma maneira de facilitar isso e, por conseguinte, reduzir a inadimplência é faturar duas vezes por mês, em vez de apenas uma vez. Isso ajuda a garantir que haja sempre fluxo de caixa para que você possa pagar suas contas. Contudo, novamente, é importante que essa prática também esteja bem definida no contrato.

  • Facilite as formas de pagamento

Permita que seu cliente possa utilizar a melhor forma de pagamento para ele. As opções são muitas: cartão de crédito com a marca da sua loja, crediário web (o famoso “carnêzinho”, mas numa versão mais moderna e digital), através de boleto, entre outros.

São opções atraentes principalmente para quem não quer comprometer o limite do seu cartão de crédito do banco ou para aqueles que nem conta bancária possuem, mas querem e podem pagar a prazo.

  • Procure seu amigável na hora de cobrar

É seu direito fazer a cobrança aos clientes inadimplentes. Porém procure fazer uma abordagem o mais amigável possível. Tratando com respeito, cordialidade e entendendo o momento do cliente pode ser uma grande ferramenta de fidelização, se o cliente sentir que a loja está disposta a ajudá-lo.

  • Faça a gestão completa com números precisos

Mais uma vez vamos citar a tecnologia. Não é para menos, porque somente com uma solução de gestão completa, você terá todas as informações necessárias para avaliar os limites de crédito, o perfil dos clientes e a saúde financeira da sua operação.

Também com a tecnologia, é possível monitorar diariamente quantos clientes estão inadimplentes, as principais causas para traçar planos de ação com melhorias no processo. Reforçamos que é fundamental ter um sistema automatizado para o processo de faturamento, pois pode acontecer situações embaraçosas como o cliente estar inadimplente por não ter recebido sua fatura.

Agora que você viu que controlar a inadimplência é um ponto importante e que há alternativas seguras para fazer isso com inteligência, reduzindo riscos e vendendo mais, que tal falar com um consultor INFOX? Assim você vai descobrir tudo que nossa solução para Meios de Pagamentos pode fazer pela sua loja, para garantir aumento na sua lucratividade e satisfação para seus clientes.

Fonte:

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