Chatbot e Inteligência Artificial: Saiba por que lojas investem cada vez mais neles
Gestão do Varejo
Satisfação e experiências positivas: estes são os objetivos de todas as lojas que querem surpreender seus clientes durante o atendimento. Estes são alguns dos motivos que fazem a Inteligência Artificial e o atendimento através de chatbot crescer cada vez mais, pois a tecnologia é capaz de facilitar e trazer agilidade aos processos, garantindo uma operação mais rentável para o negócio.
Hoje em dia é cada vez mais comum esse tipo de atendimento e quando menos percebemos estamos lá, mandando uma mensagem de áudio via Whatsapp, fazendo pesquisas na internet usando a voz ou comprando um produto através de uma assistente virtual como Siri e Alexa.
Foi pensando no atendimento ao cliente usando a tecnologia da inteligência artificial através um canal como um chatbot que preparamos este artigo para você que quer implantar esse tipo de recurso para atender e superar as expectativas dos seus clientes.
Vamos explicar um pouco sobre o que é um chatbot, como eles podem trazer uma boa experiência no relacionamento com o seu cliente e mais: os benefícios de incluir esse tipo de atendimento na sua loja.
O que é um chatbot?
A ferramenta chamada chatbot nada mais é que um software capaz de responder perguntas com respostas pré-programadas em seu sistema ou solução de gestão. Nela é possível definir regras ou predefinições, além de permitir que a inteligência artificial faça a interpretação das solicitações e com isso, devolva com a resposta correta.
O chatbot pode deixar a conversa cada vez mais humanizada e próximo ao real, pois a cada interação a inteligência é alimentada com novas informações para entregar um atendimento mais assertivo.
Em resumo, podemos dizer que o chatbot atua como um robô que atenderá seu cliente e irá ajudá-lo na solicitação de informações, tirar dúvidas e solucionar problemas, tudo isso de forma rápida e confortável.
Exemplos de canais onde o chatbot pode estar presente:
– Site da sua loja;
– Aplicativo Messenger do Facebook.
Quando o uso de chatbots trazem uma boa experiência para o usuário
Usar o chatbot deve ser uma via de mão dupla: primeiro ela deve atender ao cliente que sempre tem a expectativa de otimizar tempo em suas demandas e em segundo à loja, pois agiliza processos e faz com que a equipe de atendimento fique menos sobrecarregada.
Por isso, oferecer uma boa experiência ao cliente em termos de resolução de problemas e situações, deve ser exatamente o objetivo do uso da inteligência artificial e da ferramenta do chatbot.
Uma boa dica aqui é deixar o mais claro possível dentro do atendimento virtual o que pode ser resolvido neste canal e o que não pode, para evitar gerar expectativas incorretas nos clientes. Implementações que não levam em consideração a jornada pela qual o cliente passará, focando apenas na tecnologia, acabam prejudicando o atendimento e a receptividade do público.
Quando o chatbot é bem implementado, essa estratégia pode gerar excelentes resultados para auxiliar no sucesso operacional das equipes e garantir a satisfação dos clientes. Falando em clientes, a tendência é que eles passem a usar cada vez mais o recurso, como apontou uma pesquisa feita pela Markets and Markets, onde o tráfego mensal de mensagens trocadas entre os bots e as pessoas em 2021 aumentou em 27%, chegando a 2,8 bilhões. Além disso, o relatório da mesma pesquisa projeta que até 2024, o mercado de bots (ou robôs) inteligentes para atendimento cresça até 30% a cada ano.
Benefícios de usar o chatbot no seu negócio
Até aqui você deve ter percebido que atender via chatbot usando as vantagens da inteligência artificial é um caminho sem volta para todas as empresas, principalmente aquelas ligadas ao varejo. Para reforçar essa importância selecionamos alguns benefícios quando sua loja usa a ferramenta do chatbot:
- Atendimento 24 horas: é a melhor maneira de mostrar que sua loja se preocupa com a jornada de compra e atendimento do seu cliente sem onerar sua folha de pagamento, pois muitas vezes é inviável ter uma equipe de atendentes disponíveis para todos os turnos;
- Traz respostas em tempo real: seu cliente não vai precisar esperar ser atendido, pois as respostas vêm pelo chatbot em segundos, já que a ferramenta consegue fazer vários atendimentos simultâneos. É claro que nem sempre o chatbot vai substituir o atendimento humano e nem pode ser o objetivo, mas com a tecnologia é possível filtrar e direcionar as demandas.
- Seu cliente mais satisfeito: com o chatbot, com certeza a experiência do cliente durante o atendimento será positiva, uma vez que o atendimento será mais rápido e direto. Isso aumenta as chances do seu cliente voltar a comprar na sua loja e, ainda, indicar para amigos e familiares comprarem também.
- Se adapta às necessidades do seu público: uma das grandes vantagens do chatbot é a flexibilidade para incluir funcionalidades que o lojista perceba serem importantes para atender as solicitações características dos seus clientes.
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