O que é experiência digital do cliente e como ela ajuda sua empresa?
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No final dos anos 90 e o começo dos 2000 era comum perguntar quanto tempo as pessoas ficam conectadas à internet. Hoje em dia isso não faz o menor sentido, uma vez que estamos conectados o tempo todo, podendo interagir com pessoas, lojas e marcas a qualquer momento e o tempo todo.
Por isso, empresas que ainda acham que a experiência digital do cliente se resume no momento da compra estão correndo sérios riscos, ainda mais no ambiente digital, já que ali muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, e de forma muito rápida. O concorrente que se preocupar com isso pode ganhar uma boa vantagem e em relação a esse tipo de empresa.
E quando entramos na área da oferta de crédito, lojas e administradoras de cartões precisam de cuidado redobrado, pois a facilidade proporcionada pela digitalização atraiu milhares de pessoas que esperam ter experiências positivas, práticas e seguras para resolver seus problemas.
Neste artigo falamos um pouco sobre como esses fatores podem impactar o seu negócio e ajudar nas vendas e na fidelização do seu cliente.
O que é uma experiência digital?
Todo tipo de contato online que o seu cliente tem com a sua marca é considerada uma experiência digital. Ela abrange do atendimento à publicidade e traz consigo todas as percepções que os clientes tem da sua marca com base na interação que eles tiveram e como resolveram suas dúvidas ou necessidades.
Qual é a diferença entre atendimento ao cliente e experiência digital do cliente?
Lojas e administradoras de cartões têm departamentos de atendimento ao cliente, setor que interage diretamente com os clientes. São na sua maioria pontos de contato com os consumidores quando recebem ou solicitam algum tipo de apoio, ou serviço.
Podemos dizer então que o atendimento ao cliente é parte da experiência do cliente, pois se soma à jornada digital formando um grupo de interações com a marca.
Por que a experiência digital do cliente é importante?
Mais do que vender, com uma experiência digital bem estruturada você e sua marca vão construir uma imagem mais sólida e corresponde muito ao que seu cliente espera.
Oferecer uma experiência digital traz resultados financeiros positivos para o seu negócio. E quando bem estruturada pode gerar muito benefícios, por exemplo:
- Clientes mais fiéis: como a confiança na sua marca aumenta, o cliente vai preferir sua empresa cada vez mais;
- Famoso boca-a-boca: clientes fiéis costumam se tornar defensores da marca dividindo suas experiências com parentes e amigos e, principalmente, postando nas redes sociais suas experiências positivas;
- Reter clientes: dá mais trabalho reconquistar clientes do que alcançar novos. Por isso, a experiência digital pode ajudar a evitar que seus consumidores migrem para a concorrência, uma vez que estão sendo muito bem atendidos pela sua empresa.
E como fica a experiência para o cliente que precisa de crédito?
Como estamos vivendo na era do imediatismo, cada vez mais seu cliente vai exigir interações que sejam rápidas, intuitivas e de fácil acesso. Ele, com certeza, valoriza resolver seus problemas com agilidade, por isso, quanto menos dificuldades ele tiver para acessar as informações, melhor para sua marca e para seus resultados financeiros.
Além disso, uma boa experiência digital atrelada a uma validação cadastral bem construída auxilia a minimizar o risco de fraudes para a loja ou administradora de cartões. A autenticidade dos dados quando não são feitas corretamente impactam as operações de análise e concessão de crédito, além de prejudicar a experiências do usuário. Assim, ter tecnologias que combinem agilidade e segurança são fundamentais.
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