AUMENTO DE PREÇOS: COMO EVITAR IMPACTOS NA GESTÃO DA LOJA

Gestão do Varejo


            AUMENTO DE PREÇOS: COMO EVITAR IMPACTOS NA GESTÃO DA LOJA

Os aumentos de preços dos itens de materiais de construção estão sofrendo oscilações a cada mês, reflexo ainda da pandemia provocada pelo corona vírus. Os principais pontos que impactam apontados por entidades do setor da construção são os aumentos nos custos dos insumos e a falta de mercadorias. Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) o problema da alta nos preços dos insumos preocupa 46% dos empresários do setor de construção.

Além disso a inflação também está impactando os aumentos de preços ao consumidor. Porém, o índice de otimismo dos varejistas de materiais para construção segue elevado. É o que mostra um estudo de tendencias realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) em junho de 2022, onde as respostas otimistas subiram de 50% para 52% em comparação com maio. Com isso, o indicador para vendas futuras voltou a subir, chegando a 147 pontos, 4 a mais que o registrado em maio.

Essas oscilações de preços atingem lojas de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis principalmente na hora da compra dos produtos e nas vendas a prazo. Por isso, selecionamos algumas ações estratégicas que a loja deve tomar para minimizar ao máximo os efeitos deste cenário. Veja quais são:

PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL

Planejar neste momento significa para o lojista evitar prejuízos e garantir a rentabilidade do negócio. Com um planejamento bem elaborado, considerando o momento que o mercado está vivendo garante compras de produtos com melhor saída e nas quantidades certas. Além disso, garante ainda o fluxo de caixa e as finanças em ordem para não comprometer o capital de giro.

Outro ponto importante é o poder de negociação com fornecedores para que margens de lucro não sejam perdidas por negociações de última hora.

FOCO TOTAL NA GESTÃO DO ESTOQUE E COMPRAS

Ter o depósito cheio pode parecer bonito, mas não significa que a loja está bem. Dependendo da saída dos itens representa um investimento parado. Por isso é fundamental ter uma gestão de estoque bem alinhada, para assim calcular o preço dos produtos armazenados e encontrar o equilíbrio entre o lucro e o prazo para vendas. O objetivo é sempre otimizar as vendas e o giro do estoque para reduzir desperdícios.

Possíveis perdas de estoque começam na chegada dos produtos à loja vindos dos fornecedores. Qualidade, validade e estado de conservação das mercadorias entregues precisam ser rigorosamente registrados e observados.

Outro ponto crucial é o gerenciamento das compras, fazendo uma analise crítica dos cenários futuros e se preparando para cumprir as estratégias e planos da loja. O planejamento de compras de um varejista impacta diretamente a saúde financeira do negócio, uma vez que envolve a movimentação de recursos financeiros.

PRECIFICAÇÃO E ELASTICIDADE

O lojista deve fazer constantemente um estudo de elasticidade, que analise o preço regular e as variações possíveis para cima ou para baixo. Isso contribui para prever impactos nas vendas a médio e longo prazo sem achismos. Soluções tecnológicas são muito bem-vindas para auxiliar nessa análise, preservando e aumentando a rentabilidade.

Para a estratégia de precificação, outras variáveis precisam ser consideradas tais como: efeitos sazonais, variações de custos, concorrência, estratégia da empresa e categorias dos produtos.

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE E CRÉDITO

Com os aumentos de preços, a tendência é que os clientes pesquisem mais antes de comprar. E neste momento, o lojista que oferecer vantagens reais para o consumidor vai, certamente, sair na frente de seus concorrentes.

Entre as vantagens que destacamos está a implantação de um programa de fidelidade, que consiste em campanhas promocionais onde o cliente pode acumular pontos a cada compra e trocar por descontos, brindes e produtos. Para a loja essa estratégia vai trazer ainda uma série de informações importantes sobre os hábitos de consumo dos clientes e como revertê-los em mais ações para a loja.

Outra vantagem é oferecer crédito próprio para os seus clientes, seja através de um cartão de crédito com a marca da sua loja ou usando o crediário (o famoso carnê). Assumindo a operação e controle dessa oferta de crédito, a rentabilidade do seu negócio vai crescer uma vez que nessa modalidade não há a participação de empresas de cartões bandeirados.

Para ter uma gestão co mpleta da sua loja, da venda à expedição, fale com a INFOX. Nossa solução tecnológica traz para o lojista um diagnóstico completo de todos os setores, tornando a tomada de decisão mais assertiva. Além disso, experiência e tecnologia de ponta para você ofertar crédito através de um cartão ou crediário e para sua loja ter um programa de fidelidade. Fale com um consultor agora mesmo.

Fonte:

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