Você sabe quais indicadores financeiros são importantes para sua loja?

Gestão do Varejo


            Você sabe quais indicadores financeiros são importantes para sua loja?

Todos os setores das lojas de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis são importantes e você sabe bem disso. Mas o setor financeiro exige olhar mais criterioso, afinal de contas, para obter lucratividade é fundamental que seja feita uma boa administração entre despesas e receitas.

Essa gestão, quando bem feita, gera subsídios para a tomada de decisão por parte dos donos da loja ou gestores, pois aponta os riscos e as possibilidades de crescimento do negócio.

Pensando nisso, vamos explicar o que são os KPIs e elencamos os indicadores financeiros que mais precisam de atenção na gestão da loja. Boa leitura!

KPI’s: para que servem?

Todos os dados gerados são importantes, mas o que difere um KPI é a relevância que aquela informação tem no planejamento estratégico da loja, para que sejam definidas novas metas e avaliar o cenário de evolução do negócio.

A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator e significa indicador-chave de desempenho. Para serem efetivos, os KPIs precisam ser claros e simples, para que toda a empresa entenda os resultados. É importante também que sejam mensuráveis, ou seja, em porcentagem ou números absolutos, e periódicos, por exemplo, registrando mensalmente, bimestralmente, etc. 

Na área de finanças, os KPIs são de grande importância para avaliar custos, faturamento, lucro, entre outros dados relevantes. Tendo os resultados dos KPIs em mãos fica mais fácil promover melhorias na loja, corrigir falhas ou erros, definir estratégias e analisar a situação financeira da empresa.

Confira os 7 principais indicadores financeiros da loja que você precisa estar atento

  1. Faturamento

No faturamento, a loja terá um panorama do desempenho das vendas, observando a soma dos rendimentos e o volume das vendas para encontrar o indicativo do quanto elas contribuem para o dinheiro em caixa. 

Com isso, é possível monitorar também o que a loja tinha planejado com o montante alcançado naquele período. O gestor ou dono da loja, de posse desses números pode tomar medidas para alcançar as metas e minimizar perdas.

  1. Liquidez

Usando o KPI de liquidez, a loja consegue visualizar a sua capacidade de geração de receita para honrar os compromissos com prazo curto de vencimento. Estoque e capital de giro são os principais exemplos de liquidez

Quando o indicador apresentar um resultado baixo pode significar que a empresa está direcionando seus recursos para investimentos no longo prazo o que pode ser um risco para contas e dívidas que estão próximas do vencimento. Se o indicador for alto, é um sinal que os recursos estão indo para o estoque ou ficando parado no caixa. O ideal é buscar o equilíbrio nessa conta.

  1. Lucratividade

Indicador ideal para avaliar a expectativa de lucro da empresa e se o retorno está no previsto ou planejado. Não confunda, porém, com rentabilidade, já que a lucratividade é baseada na porcentagem entre o lucro líquido (resultado do faturamento descontados impostos, taxas e despesas obrigatórias) e a receita bruta (o faturamento total da loja).

  1. Rentabilidade

A loja poderá, com os indicadores financeiros para monitorar a rentabilidade, avaliar o nível de retorno que o investimento proporciona para o negócio e analisar a viabilidade do projeto para que a receita gerada justifique os valores investidos.

  1. Endividamento

Outro indicador muito importante, pois serve para avaliar e controlar um risco alto para a loja, que são as dívidas da empresa. Neste KPI é possível monitorar se o pagamento de juros está ultrapassando os valores obtidos de lucro.

Para chegar a esse indicador é preciso dividir o total de bens ativos (bens da empresa como valores a receber, equipamentos, etc.) pelos bens passivos (obrigações do negócio, como pagamento de fornecedores, mercadorias, entre outros compromissos).

Aqui fica claro a importância de uma boa gestão financeira, pois só assim é possível sanar as causas mais comuns de endividamento da loja.

  1. Margem Bruta

O indicador de margem bruta revela o desempenho financeiro da loja depois de pagar suas despesas fixas (folha de pagamento, estoque, gastos com aluguel, etc) e se ela consegue se manter depois disso. 

  1. Margem líquida

Sua margem de lucro depende de um fator importante e delicado: a precificação das suas mercadorias. A margem líquida indica o valor real que sobra depois que todas as despesas foram pagas.

Com esse número é possível saber quanto você e sua loja realmente ganharam. Ele é extremamente importante também para o seu planejamento financeiro e para a precificação mais justa e lucrativa das suas mercadorias. 

Muitos indicadores financeiros para gerenciar? Temos a solução!

A INFOX atende, há mais de 34 anos, lojas de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis. Oferece a solução Varejo Avançado, que combina a assessoria de especialistas em varejo com a tecnologia para gerenciar todos os setores da loja, da venda à expedição e entrega. 

Com a solução INFOX vai ficar muito mais fácil definir e monitorar os KPIs da sua loja. Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como a INFOX pode transformar o seu negócio!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.