4 dicas essenciais de como armazenar material de construção

Gestão do Varejo


            4 dicas essenciais de como armazenar material de construção

A fim de manter bem conservado o seu produto, é importante saber como armazenar materiais de construção para fornecer as melhores mercadorias ao seu cliente. Caso esse processo não ocorra da maneira correta, o material pode sofrer avarias, além de expor os funcionários da loja a acidentes, como em um empilhamento de tijolos de forma incorreta. Portanto, é preciso ficar atento a esse quesito e evitar essas situações.

Para saber como proceder na estocagem de seu produto, confira 4 dicas essenciais de como armazenar material de construção. Boa leitura!

1. Leia as orientações contidas nos produtos

Como os materiais de construção em estoque têm características e matérias-primas diferentes, logicamente, a maneira como serão armazenados não será a mesma. Por exemplo, blocos de concreto devem ser empilhados de forma distinta dos tijolos, cada um contendo uma altura e uma distância específicas entre as pilhas.

Além disso, alguns materiais, como o cimento, têm prazo de validade determinado. Logo, é sempre importante verificar as informações da embalagem do produto para uma orientação sobre ele.

2. Escolha um local adequado

Conforme já destacado, a maneira de armazenar materiais de construção varia de acordo com o produto, mas, em geral, é recomendado estocar em um lugar seco, arejado e plano. Alguns produtos, como o cimento, necessitam não entrar em contato com o chão, então, é preciso providenciar uma pequena plataforma para eles.

Além disso, é fundamental ter locais específicos para armazenar cada tipo de material, pois isso deixará o seu inventário mais organizado — além de que alguns itens requerem algum tipo especial de estrutura para o seu armazenamento.

3. Evite os dois principais erros de como armazenar materiais de construção

O primeiro erro é obstruir o caminho com materiais, fazendo com que seja necessário realocá-los para a passagem — seja de pessoas, seja de outros produtos —, acarretando uma força de trabalho desnecessária, além de um gasto maior de tempo.

Outro erro é misturar ou empilhar produtos diferentes em um mesmo local, sendo preciso, novamente, de mais mão de obra para separá-los, quando houver demanda de somente um dos produtos. Ambas as situações poderiam, facilmente, ser evitadas com maior planejamento e manejo do local.

4. Redobre a atenção aos empilhamentos

É importante realizar o empilhamento de maneira correta, pois além de conservar melhor o produto, isso reduz o risco de acidentes. Além disso, lembre-se de que diferentes materiais têm diferentes orientações para o empilhamento. Veja algumas recomendações para diferentes produtos abaixo.

Tijolo

Faça uma pilha de, no máximo, 10 tijolos de altura, com 50 de comprimento e 4 de largura. Além disso, mantenha uma distância mínima de 80 cm entre os empilhamentos.

Blocos

Os blocos necessitam de um cuidado maior no empilhamento, respeitando uma altura máxima de 1,2 m, com, no máximo, 3 m de comprimento e largura de 3 blocos.

Cimento

Para evitar a absorção de umidade, os sacos de cimento não podem estar em contato com o chão, portanto, é preciso usar um palete ou uma estrutura similar de madeira de, no mínimo, 10 cm de altura, e manter a pilha de 30 cm longe de paredes. 

Sua pilha não pode exceder o número de dez sacos e, caso seja feita usando um número acima de oito, deve ter forma de cruz, para manter o equilíbrio.

Independentemente do material que for empilhado, atente ao nível do solo, para que esteja o mais plano e reto possível, evitando tombamentos.

É crucial saber como armazenar materiais de construção, pois uma boa estocagem se traduz em uma maior qualidade do produto entregue ao cliente, impulsionando o crescimento e aumentando a receita da sua loja. Além disso, é possível reduzir prejuízos e o risco de acidentes.

Gostou deste artigo? Agora que você sabe como armazenar corretamente os materiais de construção da sua loja, por que não acessa o nosso e-book “Guia Essencial de Gestão de Estoque“? Assim, será possível aprofundar seus conhecimentos sobre o tema!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.