COMO MANTER A RECEITA EM DIA MESMO DIANTE DA QUARENTENA ENFRENTADA PELO VAREJO | ESPECIAL COVID-19

Gestão do Varejo


            COMO MANTER A RECEITA EM DIA MESMO DIANTE DA QUARENTENA ENFRENTADA PELO VAREJO | ESPECIAL COVID-19

Diante do decreto da Governo do Estado de SP do último dia 20, com a determinação do fechamento do varejo e serviços não essenciais* durante 15 dias, os lojistas devem estar se perguntando: “e agora, o que vai ser das minhas vendas?”. Mas calma, a tecnologia atual nos proporciona uma infinidade de possibilidades e, para isso, fizemos este artigo especial para trazer ideias e sugestões para impulsionar suas vendas mesmo diante de um cenário de distanciamento social. Vamos lá colocar a mão na massa?

*Estão permitidos serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança.

1) Você PRECISA explorar os canais de comunicação

Já falamos inúmeras vezes aqui no Blog sobre a importância de estabelecer canais eficientes de comunicação, presenciais e virtuais. O importante é estar disponíveis em diferentes plataformas para que seu público seja ouvido e atendido da melhor maneira possível.

Por isso, vale manter todos os seus meios de comunicação atualizados, como site, mídias sociais, blog e qualquer outro canal eletrônico. Aproveite para gerar conteúdo realmente relevante, que auxilie seu cliente neste momento.

2) Aposte na venda eletrônica por diferentes plataformas

Quando pensamos em comércio eletrônico, hoje em dia não basta apenas estar preso na ideia do e-commerce como uma plataforma eletrônica de vendas. Esteja aberto a novas possibilidades como a venda por meio de mídias sociais e o próprio WhatsApp. De acordo com o Relatório Webshoppers (40ª edição), o chamado m-commerce (compras por meio das mídias sociais) teve em 2019 um faturamento superior a 40% em relação ao mesmo período anterior. A pesquisa ainda mostra que as mídias sociais são o segundo maior motivador de compras, depois dos sites de busca.

Aproveite então para turbinar suas redes e caprichar na comunicação! Revise seu posicionamento, estabeleça um calendário editorial e exiba seus produtos de uma maneira relevante e atrativa para seu público.

Outra possibilidade de vendas neste contexto é o WhatsApp. Apesar de não funcionar como uma plataforma de pagamento, pode ser um excelente meio para divulgar seus produtos, novidades e ainda servir como um canal de comunicação com seus clientes.

3) Facilite a logística e seja ágil na entrega

Com a competitividade cada vez mais acirrada no varejo, oferecer diferenciais na entrega pode ser uma excelente estratégia para conquistar mais clientes e fidelizá-los. Aproveite a redução de despesas fixas da loja mediante o fechamento temporário da loja para apostar em outras facilidades para seu público como entrega com frete gratuito (ou reduzido), ou então o sistema de entrega agendada, para retirada pelo cliente sem expô-lo a risco por meio de contato.

Lembre-se que a agilidade na entrega é essencial para a satisfação de compra do consumidor, portanto, cumpra atentamente este quesito.

4) Invista no pós-vendas e no relacionamento com seu cliente

Não basta comunicar corretamente, oferecer bons produtos, entregar no prazo se, depois de tudo isso, sua equipe não der conta de atender às solicitações, reclamações e dúvidas da sua clientela. Para isso, capacite sua equipe e aproveite o período de baixa movimentação para colocar sua estratégia e cultura corporativa nos trilhos (ainda que à distância).

Ofereça treinamento e motive sua equipe para que o cliente seja o foco de atenção neste momento e não haja qualquer possibilidade de insatisfação do consumidor.

Disponibilize vários canais de contato e esteja sempre alerta para responder prontamente qualquer tipo de solicitação, seja ela qual for. Desta forma, garantirá clientes satisfeitos e recompra garantida.

5) Não deixe de acompanhar seus números e manter o planejamento em dia

Contar com uma solução nas nuvens tem esta vantagem: os indicadores estão disponíveis a qualquer momento, de qualquer lugar, sempre que você precisar. Estar atento ao seu planejamento, às finanças da empresa e a todos os outros indicadores de desempenho são essenciais para garantir a saúde financeira da empresa e a estar preparado para tomar medidas preventivas que garantirão a competitividade do seu negócio.

E então, gostou das nossas dicas? Estar sempre aberto às novas soluções no varejo é essencial para manter seu negócio competitivo e inovador e, assim, manter a rentabilidade do seu negócio.

Sabemos que este momento está sendo bastante desafiador para o varejo, porém, saiba que pode contar com nosso apoio para ter seu negócio na palma da mão e seguir fazendo o que você, varejista, tem de melhor: o brilho nos olhos por ofertar o que há de melhor para o seu cliente, fazendo a diferença na vida das pessoas todos os dias.

Aproveite para conferir outros tópicos que podem ser do seu interesse, acesse o menu do Varejo no nosso Blog: clique aqui para conferir!

Fonte:

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