Entenda por que aplicar a comissão de vendedor em sua loja
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Melhorar o resultado financeiro é o objetivo de todo lojista, afinal, isso impacta no crescimento e diferencial do negócio. Por isso, todo comerciante precisa pensar em como melhor investir na comissão de vendedor.
Com essa estratégia, a equipe fica estimulada na hora de alcançar metas e impulsionar as vendas da empresa. A comissão funciona como um combustível para o colaborador se esforçar mais em fechar a venda. Contudo, sabemos que essa estratégia precisa ser muito bem planejada. Então, descubra os benefícios desse incentivo e como usá-lo para melhorar os resultados da sua loja!
A importância da comissão nas vendas
A equipe de vendedores precisa ser vista pela gestão como um time estratégico. Os vendedores têm um importante ponto de contato com o cliente pela ligação direta com a conversão das vendas. Isso significa que um simples detalhe, como um comportamento inadequado ou uma informação errada, pode comprometer todos os resultados da empresa.
Quando um colaborador se sente desmotivado e não tem iniciativa para desempenhar suas funções, alguns desses sinais podem ser facilmente percebidos pelo consumidor. Por isso, é essencial que o lojista estabeleça estratégias que estimulem os vendedores a cumprir a meta de venda e, assim, desenvolva uma equipe engajada e muito mais disposta.
3 dicas para aplicar a comissão de vendedor
Existem diversas maneiras de estimular um vendedor, como desenvolvimento de competências, reconhecimento e comunicação fluida. Contudo, atrelar essas práticas à comissão vai impulsionar o colaborador a olhar ainda mais para os números, uma vez que fará parte dos ganhos das vendas.
Além disso, entender a expectativa dos vendedores e o cenário da loja também é essencial nesse processo. Então, acompanhe 3 dicas de como aplicar a comissão:
1. Defina o tipo de comissão
Ao avaliar a importância de cada venda para o seu faturamento, pode ser identificado que a maior receita se encontra na venda de um produto específico, por exemplo. Com essas informações, você saberá distribuir os tipos de comissões. As mais comuns são:
- percentual sobre a venda realizada: para vendedores cuja ação da venda é exclusiva;
- bônus com salário: para profissionais que precisam realizar outras atividades comerciais, como atendimento ao cliente;
- comissão no lucro: indicada para incentivar a performance do vendedor ao receber um percentual sobre o rendimento mensal da empresa.
2. Crie metas alcançáveis
A empresa precisa definir metas claras para o vendedor, assim, ele consegue visualizar onde precisa chegar. Além disso, esse plano vai direcionar suas ações de acordo com os objetivos da loja.
Crie metas com base nos indicadores financeiros do negócio. Assim, o vendedor vai se concentrar nas ações necessárias para melhorar os resultados. A empresa também precisa ter suporte para atender a exigência. Não adianta criar metas com números que, conscientemente, serão praticamente impossíveis de serem alcançados.
Acima de tudo, de acordo com o princípio de meta “SMART” (cuja sigla remete às características: specific, measurable, attainable, relevant e time based) elas precisam ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, isto é, ter um prazo definido.
3. Estabeleça critérios para o rendimento
Como vai funcionar o pagamento da comissão? É fundamental estabelecer esses critérios para não frustrar os vendedores com informações desencontradas. Portanto, defina esses parâmetros e garanta o entendimento de toda a equipe.
Acompanhe alguns exemplos para esses critérios:
- após a compensação do pagamento pelo cliente;
- em data pré-estabelecida no mês subsequente à venda realizada;
- proporcional às mensalidades – em caso de venda de serviços;
- com estornos, em caso de devolução de produtos.
As vantagens da estratégia
Nem sempre a designação de uma tarefa é fator motivacional para o profissional. Todo indivíduo funciona a base de estímulos, por isso, definir comissões vai criar vendedores mais engajados com o planejamento estratégico da loja.
As comissões também incentivam o colaborador a aumentar sua produtividade. Com o foco em melhorar as vendas, ele vai se esforçar mais em vencer seus limites e aperfeiçoar seu rendimento. Além disso, a comissão vai ajudar a reter os melhores talentos, uma vez que estarão felizes e satisfeitos com as metas.
Esse incentivo de pagamento também é uma excelente maneira de melhorar os ganhos da sua loja. Ele motiva os colaboradores para alcançar os resultados esperados e estimula o envolvimento da equipe nos objetivos da empresa. Ao implantar a comissão de vendedor, além de aumentar as vendas, você também ganha grandes parceiros para a sua estratégia de negócio.
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