CONHEÇA A NOVA JORNADA DE COMPRA DO CONSUMIDOR E VENDA MAIS
Gestão do Varejo
Não é segredo que o universo online alterou o modo das pessoas comprarem. Mas, afinal, você sabe o que é a jornada de compra do consumidor e como ela vem se modificando em decorrência das transformações digitais?
Se você, varejista, quer aprender a acompanhar essa jornada, fique atento às informações deste artigo e veja quais medidas são necessárias para conduzir o consumidor de maneira eficiente ao fechamento do negócio!
O que é a jornada de compra do consumidor
A jornada de compra, basicamente, é um padrão usado para determinar em qual etapa comercial o consumidor está. Trata-se de uma estratégia indispensável para atrair clientes e garantir o sucesso das vendas. Suas etapas são:
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aprendizado — nesse estágio inicial, o cliente ainda não tem conhecimento (ou não tem certeza) de que possui um problema ou a necessidade de um produto ou serviço;
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reconhecimento — já nessa etapa, a pessoa está fazendo pesquisas e colhendo informações que a levam a reconhecer a existência de um problema ou uma necessidade de consumo;
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consideração — uma vez percebido o problema ou necessidade, o consumidor continua em busca de soluções e começa a considerar aquela que corresponde aos seus critérios;
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decisão — após averiguar as opções no mercado, o cliente toma uma decisão, e a compra pode se concretizar.
É bem simples entender a importância desse modelo. Para que o consumidor tome a decisão de comprar e tenha chances de ser fidelizado pelo produto ou serviço da sua empresa, o ideal é trazer até ele informações e conteúdos relevantes que auxiliem o avanço por esta jornada, de acordo com cada estágio.
Outro detalhe importante é que esse conteúdo deve estar impreterivelmente relacionado às necessidades e aos desejos do consumidor.
Mudanças na jornada da compra
Antigamente, o comércio tratava de clientes passivos, que se contentavam apenas em adquirir aquilo que era oferecido, sem exigir muito esforço das empresas. Até então, o processo de compra não sofria interferência do excesso de informação — e opção — que a Era Digital acarretou.
Hoje, contudo, a decisão de compra e o modo de comprar passaram a ser influenciados por diversos fatores. Dentre eles, o ambiente cada vez mais multimídia, a crescente e poderosa presença das redes sociais e demais ferramentas de comunicação oportunizadas pelo avanço tecnológico e advento da Internet.
Assim, as empresas têm a necessidade de se adaptar a uma nova jornada de compra dos consumidores. Nasce, então, o conceito de consumidor 4.0, descendente da Revolução 4.0.
O consumidor 4.0
Pouco importa sua faixa etária: o consumidor moderno é bastante envolvido com as tecnologias. Logo, é mais informado — sabe onde e como encontrar as melhores ofertas —, muito exigente e exerce voz ativa no mercado.
Diante desse cenário audacioso, é crucial se atentar nos seguintes pontos:
Simplifique o processo de compra
O consumidor 4.0 não tem paciência para um processo de compra complicado. Por isso, sua empresa tem a missão de eliminar qualquer obstáculo que surja.
Ofereça facilidades
Poucas opções e condições de pagamento ou cobranças de valores exorbitantes para o frete não são exemplos das melhores formas de atrair o cliente moderno. Tenha em mente que, se você não facilitar a compra, outra empresa o fará — e o seu negócio perderá a venda.
Disponha de atendimento multicanal
Utilize a tecnologia a seu favor, mas não se esqueça dos meios offline! Mesmo na era do consumidor conectado, é imprescindível essa integração, afinal, o público tem cada vez menos tempo para dar atenção às marcas.
Toda estratégia que impulsione o seu negócio é válida. Aproveite os inúmeros dados que o mundo online oferece e atraia os consumidores para a sua loja.
Então, preparado para acompanhar a jornada de compra do consumidor da sua empresa? A partir de agora, conduzi-lo nessa trajetória é a sua missão! E, se gostou do artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter e seja avisado sobre nossos próximos conteúdos!
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