Importância do controle de estoque e dicas para a gestão do varejo
Gestão do Varejo
Em qualquer ramo empresarial, um bom controle de estoque traz consequências positivas. No varejo, em que o objetivo é atender ao cliente de maneira rápida e eficaz, a situação não é diferente. Além de evitar as faltas e os excessos, também reduz os gastos e dá vazão a algum produto invendável.
Fazer a gestão do estoque de maneira eficaz é extremamente importante, pois ter um estoque lotado é algo que também pode prejudicar a situação financeira do negócio. Mercadoria parada significa capital investido e sem uso. Por isso, é indispensável manter-se atento a essa questão.
Quer entender mais sobre qual é a importância de fazer uma boa gestão de estoque? Continue a leitura!
Saiba qual é a importância da gestão de estoque
O controle de estoque nada mais é do que a ação de acompanhar a quantidade de mercadoria que o negócio tem estocado. Além disso, é uma das maneiras de verificar quais são os produtos que estão disponíveis para serem vendidos ou para serem usados internamente no empreendimento. Entre esses itens, podem estar:
• Acessórios para auxiliar na fabricação de mercadorias para vender;
• Produtos prontos para serem vendidos;
• Ferramentas para fazer a manutenção dos produtos finais.
O controle de estoque é algo que deve ser aplicado a todas as mercadorias utilizadas pelo empreendimento, seja para produzir um item, seja para usar em produtos acabados. Com as atitudes corretas, é mais fácil gerir o fluxo de produtos da empresa em um geral, sendo que, dessa forma, torna-se possível:
• Desenvolver estratégias;
• Cumprir metas;
• Concluir de maneira eficaz algumas etapas do setor de finanças empresarial.
Agora que você já sabe o motivo pelo qual é tão importante manter o controle de estoque do seu empreendimento, verifique abaixo quais são os pontos positivos que esse procedimento pode trazer para o seu negócio, em curto, médio e longo prazo!
Veja os benefícios do controle de estoque para a gestão do varejo
Gerir os produtos da empresa de maneira correta e de forma eficiente aumenta as vantagens competitivas diante dos seus concorrentes. Se você está pensando sobre quais seriam esses benefícios e como eles podem, de fato, aumentar o potencial de vendas, confira abaixo a lista que separamos para você!
Minimiza desperdícios no estoque
O excesso de mercadorias estocadas gera perdas tanto de recursos quanto de dinheiro. Manter um estoque cheio de produtos sem giro acarreta altos gastos. Um exemplo seria o vencimento do prazo de validade, que torna o produto invendável e gera prejuízo financeiro. Sem contar que os itens podem estragar por outros fatores, tais como:
• Peças de roupas podem ser comidas por traças;
• Calçados podem amarelar com o tempo.
Sendo assim, pode-se perceber que, com uma gestão eficiente, não são realizadas compras desnecessárias e o desperdício pode ser evitado. Afinal de contas, tudo que é comprado é vendido em pouco tempo, o que faz com que não existam muitos produtos armazenados e sem uso.
Aumenta a satisfação dos clientes
Quando um cliente não encontra o produto desejado, não se perde apenas aquela venda, mas também vendas futuras. Com a imagem de que faltam itens naquele varejo, o cliente pode buscar concorrentes, dando-os força. Já um estoque bem controlado tem todos os produtos necessários, o que mantém a credibilidade da empresa perante o consumidor.
Reduz atrasos nas entregas
Caso a empresa trabalhe com entregas, a gestão de estoques permite que se saiba quais os prazos a serem dados ao cliente, o que também gera um salto competitivo. Afinal, o cliente ficaria insatisfeito ao ter sua entrega realizada dias após o combinado devido à falta de mercadoria.
Sem contar que se a venda for feita por uma loja virtual e o cliente receber o estorno de seu dinheiro em vez da mercadoria, isso pode fazer com que o comprador nunca mais compre no seu estabelecimento. A sensação que o cliente tem é de que a empresa não está fazendo uma gestão correta e está oferecendo itens que não têm mais disponíveis.
Melhora a organização do armazém
Com um estoque controlado, os itens ficam bem distribuídos e organizados. Por exemplo: quando o cliente solicita um determinado produto, graças ao controle de estoque, se torna muito mais fácil e rápido localizá-lo, o que gera a satisfação do cliente. Portanto, a organização traz economia de tempo. E economia de tempo é economia de dinheiro!
Ajuda a indicar promoções
As promoções de vendas agradam a consumidores antigos e atraem consumidores novos que podem se fidelizar, caso haja satisfação. O controle de estoque pode orientar o gestor do varejo quanto ao melhor período de lançamento de tais promoções, como quando a quantidade de determinado item é excedida.
Diminui a ocorrência de erros
A utilização de maneiras primárias de controlar o estoque é mais suscetível a erros. Aliando o controle de estoque à tecnologia, é obtida uma comunicação mais uniforme e eficaz nos processos internos da empresa, visto que isso gera um melhor gerenciamento das informações.
Ajusta a empresa às novas tendências
Ajustar-se às tendências é muito importante para que a empresa sempre se mantenha no mercado de maneira competitiva e não se torne antiquada na visão dos clientes. Em relação ao controle de estoque, as soluções integradas, grandes tendências atuais, proporcionam vantagens, como:
• Maior precisão;
• Uniformidade na comunicação;
• Redução de custos;
• Melhorias nos processos;
• Diminuição de erros;
• Facilidades na gestão do varejo.
Hoje em dia, existe uma infinidade de softwares que permitem a administração do armazenamento de itens nos empreendimentos. Por meio deles, é possível gerar menos trabalho operacional e minimizar o desperdício, o que faz com que a eficácia na reposição de itens seja ainda maior.
Veja por que não é bom ter um estoque lotado
Um estoque lotado gera uma série de dificuldades para a empresa. Quando existe uma grande quantidade de produtos parados, o estabelecimento precisa de tempo para recuperar o valor do capital investido. Se os itens estragarem pelo tempo de armazenagem, o valor do capital não vai ser recuperado.
Saiba quais são as dicas para controlar o estoque e vender um produto invendável
Como vimos, ter um controle de estoque eficiente dentro do seu varejo é de grande importância, pois, além do potencial competitivo, ainda impede que algum produto se torne invendável. Contudo, planejar tudo isso exige visão estratégica. Por conta disso, elaboramos algumas dicas indispensáveis para o seu negócio. Verifique abaixo!
Acompanhe o status de cada produto
Utilizar dados concretos para medir se o produto é ou não relevante no mercado é uma prática necessária para conhecer os itens sem saída e fazer o giro de estoque. Para isso, você precisa controlar a situação da mercadoria e acompanhar entradas e saídas. Uma dica é ter relatórios que permitam uma visão ampla sobre isso e em tempo real, fornecendo dados consistentes.
Entenda quais são os produtos invendáveis
Também é importante saber quais são os produtos que estão encalhados e podem trazer prejuízos para a empresa. Os produtos invendáveis são todos aqueles que não giram, ou seja, que não possuem procura pelos compradores. Tente evitar esse tipo de produto girando seu estoque com frequência. Além disso, não compre produtos sem entender a situação atual do estoque. Isso impede o acúmulo de novas mercadorias encalhadas.
Melhore a descrição do produto
Um produto bem apresentado tende a chamar mais atenção de seus consumidores. Por isso, faça descrições claras e diretas sobre as características das mercadorias e use mensagens que valorizem os benefícios para o cliente. Tons positivos e preços amigáveis, por exemplo, costumam atrair mais consumidores e também ajudam a girar o seu estoque.
Você também pode apostar em campanhas promocionais para atrair o seu público e se livrar de alguns produtos encalhados, aumentando a satisfação do seu cliente. Então, programe-se e invista em propaganda para os itens que estão parados há algum tempo. Dessa forma, eles serão vendidos com mais facilidade.
Coloque os produtos em um lugar de destaque
Além das informações claras e atrativas, também é importante destacar os produtos invendáveis na loja, despertando o interesse do consumidor para a compra. Assim, enquanto realiza outra compra, o cliente pode se interessar pelo produto e levá-lo. Por isso, capriche nas vitrines e gôndolas e deixe os produtos à mostra, utilizando outras estratégias para instigar o cliente, como promoções e mensagens persuasivas.
Invista em meios digitais para divulgar
Sabemos que a presença digital se tornou uma peça importante para os negócios, até mesmo para o varejo. Ela ajuda na divulgação do seu negócio, trazendo o cliente até você por meio da segmentação. Nesse sentido, investir em ações de marketing online é uma boa tática para divulgar seu produto e atrair o consumidor ideal. Veja, abaixo, os exemplos de maneiras de atrair clientes utilizando as mídias digitais:
• Páginas e interações nas redes sociais;
• Anúncios nos sites de busca, como Google;
• Sites e e-commerces;
• Publicação de conteúdos ricos;
• Parcerias com influenciadores digitais.
Com uma boa divulgação, a maioria dos produtos será vendida e seu armazém não vai ficar lotado. Então, para não ter o galpão lotado, é importante contar com uma boa gestão e uma solução integrada entre os departamentos da loja, como o Varejo Avançado.
Essa é uma ótima opção para que você possa obter desde o diagnóstico da operação até a implantação dos melhores processos de gestão, visando à redução de custos, ao aumento de receitas, à lucratividade e à escalabilidade. Assim, fica mais fácil acompanhar algum produto invendável e gerir seu negócio de forma prática.
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