Por que Programas de Fidelidade são a melhor estratégia em tempos instáveis?
Processamento de Meios de Pagamentos
Dentro das estratégias para aumentar as vendas do varejo, sem dúvidas os programas de fidelidade são fundamentais para captação e retenção de clientes. E cada vez mais, esse tipo de ação está sendo usada por lojas e empresas.
O programa de fidelidade é uma oportunidade única para aumentar a interação com clientes trazendo um incremento considerável nos resultados.
Se sua loja ainda não tem um programa de fidelidade, fica aqui nosso convite para que você leia nosso artigo. Pense sobre como ele pode contribuir no seu faturamento e ainda, como pode ser um diferencial interessante em relação aos seus concorrentes.
Programas de Fidelidade: indicados para momentos de instabilidade.
É em momentos de instabilidades e incertezas na economia que estratégias como um programa de fidelidade mostram toda sua força.
É aí que fica claro que programas de fidelidade são fundamentais para captação e retenção de clientes, pois os clientes começam a definir novas prioridades diante das incertezas financeiras. Além disso, é a economia que as empresas podem ter em aumentar suas vendas com os clientes fiéis ao estabelecimento.
Portanto, são nestes momentos duvidosos do mercado que as lojas criam programas de fidelidade ou atualizam o modelo já usado pela empresa, com o objetivo de torná-lo ainda mais atrativo.
Sua loja está sendo parceira do seu cliente.
Programas de fidelidade atuam diretamente na transação para efetivar uma compra. E em tempos de pouco dinheiro isso faz diferença na percepção do cliente.
Por este motivo, quando você oferece a oportunidade de juntar pontos para trocar por descontos mostra para o cliente que seu estabelecimento está preocupado em ajudá-lo a economizar.
O resultado disso será o fortalecimento da sua marca e da sua loja na cabeça do consumidor, apoiando o relacionamento e mais importante, fazendo com que ele volte a comprar sempre.
Principais vantagens de a loja ter um Programa de Fidelidade
- Retenção de clientes: segundo estudo da Harvard Business School, clientes rotineiros gastam em média 67% a mais do que novos consumidores.
- Engajamento: sentindo os benefícios do programa de fidelidade, muito provavelmente seus clientes vão comentar com outras pessoas.
- Custo-benefício: é mais rentável para o seu negócio manter seus clientes atuais do que captar novos.
- Aumento nas vendas: quando o cliente percebe que faltam poucos pontos para ele trocar por um produto, ele acaba gastando mais para atingir o objetivo.
- Aumento do ticket médio: o programa de fidelidade pode estar atrelado a um valor mínimo de compras para atingir a cota e ganhar o prêmio.
- Informações para ações de marketing: o programa vai trazer dados sobre o consumo e hábitos do seu cliente que podem perfeitamente serem usados em outras campanhas de marketing.
Para planejar e aproveitar a oportunidade
Pelo que você viu até aqui, deu para entender que os programas de fidelidade são fundamentais para captação e retenção de clientes. E se você se sentiu motivado a começar um programa de fidelidade na sua loja, saiba que existem alguns pontos importantes para se planejar.
Comece observando os programas que já existem no mercado, mesmo que não sejam do seu segmento. Veja como eles divulgam as vantagens e como funciona o regulamento para participar.
Avalie também o que seus concorrentes estão fazendo e, com isso, pense em ações que estejam mais alinhadas com a estratégia da sua loja e com a expectativa de seus clientes.
Pense na tecnologia para lucrar mais
E por fim, pense na tecnologia e em como fazer a gestão de seu programa de fidelidade de maneira automatizada e fácil. Além disso, é uma excelente oportunidade para ampliar as vantagens para seus clientes oferecendo alternativas de pagamento como um cartão de crédito com a marca da sua loja.
Fale com a INFOX e conheça a solução certa para seu programa de fidelidade e para aumentar a rentabilidade da sua loja.
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