5 tendências para o varejo de roupas em 2023
Processamento de Meios de Pagamentos

Selecionamos para você 5 tendências para o varejo de roupas em 2023 que podem fazer diferença no faturamento e na atração de clientes para a sua loja.
Um mercado que passa por mudanças de comportamento e perspectivas de crescimento para 2023. Isto é o que apontam as tendências para o varejo de roupas, ou seja, os lojistas que se preparem e alinharem suas estratégias terão oportunidade de vender mais em 2023.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estima que o setor de vestuário tenha movimentado em 2022 cerca de R$ 208 bilhões, volume este maior do que o registrado em 2021.
É bom destacar que o Brasil está entre os dez maiores mercados de roupas e vestimentas do mundo. Além disso, as classes B e C são as que mais impulsionam o segmento consumindo roupas e acessórios, chegando a expressivos 70,4% do total de compradores.
Como estes números são relevantes, pensamos em um artigo que trouxesse para o lojista de confecções as principais tendências para o varejo de roupas e que podem (e devem) ser aplicadas na sua loja.
Aproveite e leia para saber como aproveitar essas oportunidades!
5 tendências para o varejo que são oportunidades de lucro para o lojista
- 1) Mudanças no cenário da moda
Há uma tendência sendo observada nos últimos anos com relação a forma que as pessoas estão consumindo moda. Ou seja, a sazonalidade que tanto foi e ainda é explorada pelas grandes grifes está ficando em desuso.
Segundo pesquisa do Google, 82% dos consumidores de moda e beleza decidem a compra levando em consideração entretenimento e informações relacionadas ao vestuário e não o período do ano em que ele está.
Aí está uma oportunidade para o lojista: investir no consumo regular. A pesquisa do Google reforça isso, mostrando que 74% do público está consumindo vestuário ligado a conteúdo e que é um fator importante na hora de escolher suas roupas.
- 2) Mudanças no comportamento
As mudanças no comportamento da sociedade nos últimos anos, influenciadas também pelo período de pandemia que atravessamos, têm sido fortemente consideradas entre as tendências para o varejo de roupas. Além disso, tem representado oportunidades interessantes para vendas.
Segundo a mesma pesquisa do Google, os consumidores estão dando preferência ao conforto e a liberdade na escolha do que vestir. Houve um aumento de 57% nas buscas por moda casual em relação a 2021. Ou seja, os clientes querem conforto em quaisquer situações e ambientes.
Segmentos importantes e ainda pouco explorados estão despontando como oportunidades de vendas para o lojista do segmento de roupas, por exemplo, moda para a melhor idade e plus size são os que mais buscam por representatividade.
A pesquisa do Google indica que, para 69% das pessoas acima de 60 anos, a moda é feita apenas para jovens. E para o segmento plus size, o Google registrou um aumento 57% nas buscas relacionadas a produtos com esta característica.
- 3) Relação entre loja física e e-commerce
Os anos anteriores foram marcados por uma explosão nas vendas através do meio digital. Entretanto, este cenário deve mudar nos próximos anos, segundo as tendências para o varejo de roupas.
Comprar pela internet tem grandes apelos de vendas como preço e variedade, entretanto muitos clientes também preferem ter a oportunidade de experimentar a peça e ter a experiência de compra em lojas físicas.
Portanto, uma tendência que será presente é o formato híbrido, com o cliente podendo fazer suas compras on-line e passar na loja para retirar. Inclusive, segundo a pesquisa do Google, um terço dos entrevistados disseram que essa modalidade é a que eles mais gostam.
- 4) Meios diferenciados de pagamento
Para os pagamentos à vista, cada vez mais os clientes estão migrando do dinheiro físico, como moedas e cédulas, para os pagamentos digitais. O grande destaque é, sem dúvidas, o Pix por sua facilidade, agilidade e segurança.
Além disso, quando o pagamento é a prazo, os consumidores também estão levando esse ponto em consideração. Daí vem a procura por cartões de crédito ou pré-pagos que tragam, além de despreocupação, a possibilidade de pagar parcelado com taxas mais atraentes.
Ainda sobre pagamentos a prazo, destacamos duas modalidades que são tendências:
- Cartões Private Label (marca-própria):
Para os lojistas, a segurança está em ofertar um cartão com a marca da sua loja. Essa é uma das tendências para o varejo de roupas mais promissoras, pois, ao assumir a operação de dar crédito aos clientes, o(a) dono(a) de loja percebe que a rentabilidade aumenta e a inadimplência fica controlada.
Importante destacar que, graças à tecnologia, a loja poderá analisar perfis ideais de clientes com base na política de crédito, aprovando mais solicitações de crédito de pessoas com bom histórico de pagamento.
- Crediário
Lembra do famoso “carnêzinho”, tão comum em lojas do varejo? Com a tecnologia é possível oferecer mais essa modalidade de compra, de forma mais moderna e automatizada.
Esta modalidade é muito rentável porque atrai para a sua loja clientes desbancarizados, ou seja, que não possuem conta em banco. Um outro público que pode passar a comprar na sua loja são aqueles que não tem um cartão de crédito para compras a prazo ou que não querem comprometer o limite do cartão bandeirado mas precisam comprar a prazo.
5) Fidelizar clientes para fazer com que comprem sempre.
Além disso, um outro ponto importante dentro das tendências para o varejo de roupas é ter estratégias voltadas para a fidelização dos clientes, através de campanhas e programas de fidelidade. Afinal de contas, manter um cliente comprando sempre na sua loja exige um investimento muito menor do que atrair um novo cliente, concorda?
Oferecer ações deste tipo, onde o consumidor acumula pontos ou troca pode descontos e cashback em compras futuras é uma tendência muito em alta em todo o varejo. Além disso, você consegue ter informações valiosas sobre os hábitos de consumo dos seus clientes e utilizá-las para ter campanhas de propaganda de sucesso.
Tecnologia é sempre tendência para lojas de roupas
Fazer a gestão de programas de fidelidade e cartão de crédito com a marca da loja é mais fácil do que o lojista imagina, devido principalmente a tecnologia, que facilita e automatiza todo o processo para que o estabelecimento fature mais.
Lendo este artigo, você deve ter percebido que o momento está favorável para lojas de vestuário e quem se preparar para as tendências para o varejo de roupas vai sair na frente da concorrência. Além disso, se você quer saber mais sobre tecnologia e formas diferenciadas de pagamento a prazo para ofertar para seus clientes? Fale com um consultor INFOX agora mesmo e descubra como a tecnologia pode mudar suas vendas para melhor!
Fonte: