Conheça 8 técnicas de Merchandising para atrair mais clientes no PDV

Gestão do Varejo

Conheça 8 técnicas de Merchandising para atrair mais clientes no PDV

As técnicas de merchandising são fundamentais em qualquer plano de marketing para as lojas, uma vez que as ações no ponto de venda (PDV) são responsáveis por grande parte das conversões em vendas.

Há várias maneiras de trabalhar com dispositivos para oferecer mais destaque a uma loja ou a um produto específico e, em um mercado lotado de opções, saber qual é a melhor estratégia pode realmente fazer a diferença.

É por isso que, neste artigo, você conhecerá 8 técnicas de merchandising para atrair cada vez mais clientes e influenciar as decisões de compra de seus consumidores. Acompanhe!

Conheça os benefícios de investir em técnicas de merchandising para PDV

É preciso ter bastante sensibilidade para entender o local onde o consumidor pretende tomar a decisão de compra, dispondo de possíveis truques na intenção de fazer com que a sua oferta seja escolhida.

Assim, ao investir em boas técnicas de merchandising, você consegue agregar valor aos seus produtos e à sua marca, atrair novos consumidores, deixar o PDV mais atrativo e, consequentemente, vender mais. 

Portanto, não perca mais tempo! Prossiga com a leitura e veja 8 ideias muito interessantes e eficientes para implementar as técnicas de merchandising do seu PDV e obter retornos expressivos sobre o seu investimento.

1. Utilize a regra de três

Para exibir os produtos no PDV, a regra de três é uma das técnicas mais interessantes. Trata-se da organização dos nichos de exposição com conjuntos de três peças. Nossos olhos são mais propensos a perceberem o movimento. Por isso, quando os produtos aparecem estáticos e simétricos, as pessoas tendem a dar menos atenção.

Na hora de empilhar mercadorias, pense no formato de uma pirâmide, colocando o objeto a ser destacado no topo. Isso ajuda a conduzir o olhar das pessoas para esse ponto, valorizando o produto.

2. Estimule os sentidos

Quem visita a sua loja precisa ter uma experiência sensorial que estimule todos os sentidos. Portanto, nada de focar apenas o que os clientes podem ver. Invista, por exemplo, em um aroma característico para que o visitante relacione o cheiro ao seu produto e fique inconscientemente mais atraído.

Quando for decorar, tenha cuidado com o tom das cores usadas para não causar sensações indesejadas aos clientes, pois elas têm o poder de estimular nossos sentidos. No caso de alimentos, por exemplo, algumas cores, como o vermelho e o laranja, tendem a abrir o apetite.

A audição também merece atenção especial: selecione músicas coerentes com o produto a ser comercializado e também com o gosto do seu público. Afinal, os seres humanos são altamente associativos. Então, se você criar uma atmosfera prazerosa, terá uma conexão positiva com o produto.

3. Garanta que o item seja visto várias vezes

facing é uma das técnicas de merchandising mais conhecidas e consiste basicamente na quantidade de vezes que um produto deve ser mostrado ao cliente. Lojas de roupas, por exemplo, organizam os cabides repetindo o mesmo modelo cerca de quatro vezes até que um novo item seja apresentado na arara. Assim, você chama a atenção pela repetição, de modo que o produto seja realmente notado. No entanto, cuidado para não exagerar. O ideal é encontrar uma medida interessante para essa repetição.

4. Utilize o cross merchandising

Essa técnica serve para induzir a venda de um produto que estava fora do interesse inicial do cliente. Para isso, mantenha itens relacionados em um local próximo ao produto principal.

Se o consumidor está analisando modelos de tênis de corrida, por exemplo, e esbarra em sugestões de meias esportivas na promoção, a chance de ele se interessar e adquirir o produto é enorme.

Para aumentar a venda de produtos que não estavam programados nas compras dos clientes, a melhor opção é apostar no estímulo por associação. O impulso ou a conveniência contribuirão para que uma nova mercadoria seja levada.

5. Guie o cliente com a iluminação

A iluminação pode funcionar como um verdadeiro guia de compra para o cliente. Basta você pensar que pode criar pontos focais com luzes diferenciadas, destacando itens específicos e sugerindo compras.

A iluminação é responsável por refletir não só o posicionamento da marca, mas também a sensação que a loja quer emitir. Afinal, quem nunca se deslumbrou com uma joia excepcionalmente brilhante em um mostruário?

6. Sinalize promoções

Não adianta fazer uma ação promocional incrível se ela não for bem sinalizada. A informação precisa chegar até os consumidores de uma maneira atrativa para que eles possam sentir a atração necessária para comprar.

Dessa maneira, além da publicidade externa, você precisa criar pontos de destaque para as promoções no interior da loja. Quanto mais os consumidores sentirem que estão diante de uma oportunidade única, maiores as chances de venda.

7. Aproveite bem o espaço

Pode não parecer, mas a disposição dos produtos no interior das lojas também faz parte das técnicas de merchandising. É por isso que os produtos que você deseja destacar devem estar nas áreas em que os clientes mais circulam, como a região do caixa e a parte da entrada.

No entanto, não é por isso que você deve ignorar a parte dos fundos. Disponha os produtos de modo que o cliente seja atraído a circular por todo o espaço. Coloque produtos que não saem com tanta facilidade nas regiões mais quentes, e aqueles muito procurados na parte mais fria. Assim, você otimiza o espaço e a circulação dos itens.

8. Aproveite para contar uma história

Para vender um produto, não basta apenas oferecê-lo ao cliente. É necessário contar uma história na qual ele possa se sentir um dos personagens principais. Você já reparou nas propagandas de perfume? Elas costumam ser glamourosas e irresistíveis para que o cliente se identifique com o conceito que a marca deseja transmitir.

É exatamente isso que você precisa levar para o seu PDV. No caso de uma loja de materiais esportivos, por exemplo, experimente criar um cenário agradável. Afinal, muitas vezes, o cliente compra um produto para o estilo de vida que ele gostaria de ter.

E aí? Gostou de conhecer as nossas dicas sobre como aproveitar técnicas de merchandising para aumentar o seu tíquete médio? Esperamos que você possa colocá-las em prática para garantir o máximo possível de retorno financeiro.

Quer saber mais? Aproveite a visita e descubra também como o layout da loja ajuda no processo de compra do consumidor.

Fonte: Fonte: Marketing INFOX

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