Black Friday: dicas para sua loja de materiais de construção vender mais!

Gestão do Varejo


            Black Friday: dicas para sua loja de materiais de construção vender mais!

O evento mais esperado do ano pelos varejistas, a Black Friday já tem data marcada: 25 de novembro de 2022. E você já começou o planejamento dos preparativos para esta oportunidade imperdível de vendas? Para te ajudar nos preparativos, selecionamos alguns pontos que precisam ser observados para que sua loja de materiais para construção, elétrica, hidráulica ou de móveis possa aproveitar este momento e vender mais.

No ano passado, segundo levantamento feito pela Neotrust, a Black Friday movimentou no Brasil cerca de R$ 5,4 bilhões, crescimento de 5,8% quando comparado com 2020. Por aí percebe-se o potencial desta ação de vendas e para as lojas de materiais de construção representa também a chance de alavancar as vendas para o fim do ano, momento em que muitos consumidores utilizam a segunda parcela do 13º salário para fazer uma reforma ou trocar alguma decoração na casa.

5 DICAS ESTRATÉGICAS PARA A BLACK FRIDAY NA SUA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

1 – CAPRICHE NA COMUNICAÇÃO E NO PERÍODO DA BLACK FRIDAY

Procure “vestir” sua loja para o evento. Coloque faixas, bexigas (nas cores preta e amarela) e banners na entrada da loja, para atrair o consumidor que está passando por ali. Dentro da loja, procure fazer uma ilha com os produtos mais interessantes na promoção e, nas prateleiras, coloque etiquetas para destacar que aquele determinado produto está na promoção da Black Friday. Mas não se esqueça de manter toda a comunicação no mesmo visual, para que seu cliente identifique os produtos com mais facilidade.

Decorar com a temática Black Friday vale também para as redes sociais e o site da loja. Procure dar destaque às ofertas e fazer promoções exclusivas para o público que está nestes canais, assim poderá trazer novos clientes para a loja neste período.

Por falar em período, considere a hipótese de fazer um esquenta Black Friday alguns dias antes, pois nos últimos anos o mercado observou que fazer antes do dia do evento trouxe resultados positivos, pois o consumidor foi antes para a loja comprar produtos exclusivos do esquenta e voltou para comprar mais.

2 – AVALIE O MIX DE PRODUTOS EM OFERTA

Definir quais produtos estarão em oferta na loja de material para construção, elétrica, hidráulica e móveis nesta campanha sazonal não é tarefa fácil. Entretanto, com base nas experiências anteriores do mercado e de fornecedores, podemos destacar aqueles que são coringas para atrair o consumidor:

  • tintas
  • fios e cabos elétricos
  • chuveiros
  • lâmpadas
  • alicates
  • luvas
  • suportes e mangueiras para jardins

Procure fazer com que itens em promoção na Black Friday estejam próximos de produtos com preço normal e que se complementam. Assim o cliente vai acabar levando produtos com e sem desconto, aumentando a cesta de compras.

3 – ATENÇÃO NA HORA DE DEFINIR OS DESCONTOS

Você fica em dúvida por onde começar para definir os descontos a serem aplicados nos produtos? Então comece separando os produtos entre aqueles mais procurados pelos clientes e os que precisam sair logo do seu estoque.

Nessas horas é bom ter mais que um sistema, mas sim uma solução em gestão com tecnologia, para ajudar a gerar relatórios precisos de controle de estoque, identificando o giro e potencial de cada produto. Além disso, a solução vai trazer números de vendas e margem que auxiliam na decisão de até quanto é possível dar o desconto.

A solução vai ajudar sua loja a traçar cenários de descontos viáveis, pois é preciso ter em mente que o desconto precisa ser bom para os dois lados: seu cliente vai perceber que fez um bom negócio e você vai conseguir ainda ter a rentabilidade necessária.

Outro ponto importante: não dê descontos em todos os produtos e evite fazer queima de estoque. Foque somente nos mais estratégicos e em produtos mais caros, afinal de contas quem nunca ficou esperando uma promoção para comprar aquele tão sonhado item? Até porque é um momento em que os clientes estão buscando também oportunidades em produtos de maior valor agregado. E colocar somente produtos parados em oferta faz sua promoção perder credibilidade.

4 – COLOQUE SUA EQUIPE NO CLIMA BLACK FRIDAY

Você deve estar pensando: essa parte é mais fácil, pois basta explicar bem o que está em desconto e pronto. Mas não é bem por aí. É muito importante que você prepare sua equipe, alinhando-os com o propósito desta data.

A Black Friday tem por objetivo despertar a vontade nos clientes de comprar mais que em um momento qualquer, entretanto preços baixos não são sinônimos de vendas. 

Os vendedores de lojas de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis precisam ter uma boa argumentação, ouvir o que o cliente precisa e suas necessidades para oferecer produtos adequados e com desconto convidativo. Eles devem ter na ponta da língua, informações sobre trocas de produtos, processo e prazo de entrega e contornar objeções, por exemplo, quando o cliente falar que vai comprar pela internet por conta do preço ainda mais baixo. O vendedor pode alegar que na loja o cliente já sai com o produto, ao passo que na internet ele vai ter que esperar.

5 – CONTE COM UMA SOLUÇÃO DE GESTÃO COM ASSESSORIA PARA OTIMIZAR AS VENDAS DA SUA LOJA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO

Até aqui você deve ter visto que é possível vender mais usando a Black Friday mas que dá trabalho selecionar os produtos, conferir o estoque e calcular a margem de lucro com os descontos. Isso é um indicativo que chegou a hora da sua loja de materiais de construção ter mais que um sistema, mas sim uma solução de gestão completa com assessoria de especialistas em varejo para te orientar com as melhores práticas.

Além disso, você pode criar e gerenciar com a nossa solução, programas de fidelidade para fazer com que os clientes que compraram na Black Friday obtenham benefícios, descontos e cashback, para que eles voltem mais vezes a comprar na sua loja.

Se você concorda, então precisa conhecer a INFOX e sua metodologia do varejo avançado, que une tecnologia, gestão e assessoria, para transformar os resultados da sua loja. Entre em contato com um consultor e agende uma visita.

Fonte:

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