Acompanhamento orçamentário: saiba por que ele é importante para sua loja
Gestão do Varejo
Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: o olho do dono é que engorda o boi. Na hora de cuidar das finanças e orçamento da loja de material de construção, elétrica, hidráulica e móveis, é bem por aí. Pois, em muitos casos, as lojas fazem um planejamento dos custos previstos para aquele ano, mas entre o planejado e o realizado, surge a dúvida se está seguido o previsto ou se os custos perderam o controle. E é no detalhe dos custos que mora o perigo.
Por isso, neste artigo vamos falar do acompanhamento orçamentário e sua importância para organizar as contas e, com isso, trazer mais rentabilidade e lucro para o negócio. Veja também os principais benefícios que você vai perceber logo de cara na administração da sua loja.
O que é o acompanhamento orçamentário da loja?
Sabia que o acompanhamento orçamentário faz um bem enorme para a saúde financeira da sua loja? Por que com ele é possível analisar discrepâncias no orçamento de despesas da loja de materiais para construção, organizando em despesas fixas e variáveis. Com isso, você consegue pensar em planos de ação para corrigir despesas que estão saindo fora do que tinha sido planejado.
Portanto, um bom acompanhamento orçamentário deve monitorar as despesas da loja seguindo esses modelos:
- Planejado x histórico: quando você compara o orçamento de despesas da loja de um determinado ano com o ano anterior;
- Realizado x histórico: analisa os números do que foi gasto no ano anterior com despesas em comparação com anos anteriores;
- Planejado x realizado: serve para a loja avaliar se o que estava previsto ser gasto com despesas neste ano está dentro do esperado ou não.
Análise entre o planejado e o realizado
Até aqui você já deve ter percebido que o acompanhamento orçamentário é muito importante para uma loja de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis. Com ele, o lojista fica atento ao que foi previsto e está no planejamento da loja, comparando com o que foi gasto no presente com os gastos de anos anteriores. Além disso, essas informações ajudam a traçar os gastos em planejamentos futuros da loja.
Nesta análise, caso identifique-se grandes diferenças entre o planejado e o executado, fica mais fácil para o lojista tomar decisões e ações mais enérgicas. Assim é possível corrigir rapidamente desvios ou descontroles, identificando o problema. Afinal de contas, controlar as despesas com mais cuidado reflete diretamente na rentabilidade e lucratividade da sua loja.
Entretanto, como são diversos dados comparando com diversas datas é necessário que a loja tenha uma solução que faça tudo isso de maneira organizada e com inteligência. Usar planilhas neste caso, acabam trazendo insegurança na hora do(a) dono(a) da loja tomar decisões, pois podem trazer números incorretos por erro humano.
A INFOX, por entender que o mais importante para o lojista é ter números precisos sobre o seu negócio, desenvolveu uma solução de gestão com tecnologia, exatamente para o segmento de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis. Essa gestão para a loja contempla, além do acompanhamento orçamentário: vendas, compras, estoque, expedição, entre outras funcionalidades.
Sem isso, fica difícil observar os resultados benéficos que o controle sobre as despesas planejadas e realizadas trazem para a loja. E sem esse acompanhamento das despesas, é certo que a empresa vai enfrentar problemas financeiros e dificuldades de manter as portas abertas.
Onde o lojista vai ver benefícios se fizer um bom acompanhamento orçamentário?
Manter o foco na saúde financeira da loja, com números precisos e relatórios que tragam confiabilidade e segurança é fundamental para que o lojista veja sua empresa ter sucesso. E o acompanhamento orçamentário traz ainda mais vantagens para a administração das finanças:
1) Dados precisos para tomada de decisão:
O lojista terá dados precisos e completos da realidade da loja quando comparar o orçamento planejado em relação ao realizado. Se os resultados estão sendo positivos é o estímulo que o lojista precisa para aumentar o negócio, investir em novos produtos para atender mais clientes e abrir mais pontos de venda. Porém, se as metas não estão sendo atingidas é o indicador que correções pontuais e estratégicas precisam ser feitas.
2) Seus colaboradores ficarão mais motivados:
O destino dos recursos da loja estará mais claro e bem empregado, refletindo nas atividades e melhorias na loja para vender mais, o que vai incentivar os colaboradores. Portanto, um orçamento bem organizado e que dá resultado reflete na motivação e engajamento da equipe.
3) Traz uma visão panorâmica do cenário da loja:
Você já deve saber que uma loja de materiais de construção, elétrica, hidráulica ou móveis precisa de um plano de negócios, para que a empresa saiba onde quer chegar e como fará para atingir seus objetivos. E dentro do plano está o orçamento, ou seja, os recursos da loja que serão usados para atingir as metas.
O acompanhamento orçamentário é a ponte que os gestores da loja usam entre o idealizado e o que de fato foi feito. Monitorando o orçamento, naturalmente você começa a ter uma visão de detalhes importantes do negócio, ao avaliar gastos, custos e receitas.
4) Avaliações periódicas:
O comum é fazer esse acompanhamento orçamentário a cada seis meses, por envolver vários colaboradores e levantamentos dos setores. Entretanto, lojas de materiais para construção que contam com soluções de gestão e vendem mais, costumam fazer trimestralmente, pois os resultados aparecem com mais rapidez rápidos nas melhorias aplicadas.
Quer saber mais sobre acompanhamento orçamentário e como fazer a gestão completa da sua loja? Procure a INFOX, converse com um consultor e peça, sem custo, um diagnóstico do seu negócio. São 35 anos de experiência, levando tecnologia e inovação para lojistas transformarem seus resultados e lucratividade.
Fonte: