6 dicas para seu supermercado inovar e vender mais
Processamento de Meios de Pagamentos
Diversas são as ações que o lojista pode adotar para aumentar suas vendas, trazer novos clientes e fidelizar ainda mais aqueles que já compram. Porém os resultados são ainda melhores quando todas se interligam estrategicamente e usufruem dos benefícios da tecnologia.
Para seu supermercado vender mais e encantar seu cliente, reunimos abaixo 6 dicas interessantes para você implantar na sua loja. Aproveite a leitura!
1. Reveja a distribuição dos produtos no ponto de venda
Se preocupar com o layout das gôndolas e a distribuição dos produtos por categorias e interesses é algo muito importante. Então, procure reposicionar os itens mais populares a cada trimestre em pontos diferentes da loja. Assim, outros produtos vão chamar a atenção daquele consumidor que já estava acostumado com aquela disposição.
Focar em vendas não planejadas pode ser uma boa opção para aumentar o lucro do negócio, por isso deixe disponível logo na entrada da loja os alimentos mais frescos ou aqueles itens de padaria que acabaram de ser feitos, estimulando a compra por impulso.
2. Pense nos desejos e necessidades de cada público-alvo
Para seu supermercado vender mais, inove considerando todo o tipo de público e procure se colocar no lugar dele. Os consumidores costumam dar mais atenção aos produtos no início e no final das gôndolas. Por isso utilize esses espaços com produtos mais vendidos ou que possuem boa margem de lucro. No centro dos corredores, distribua os produtos de maior valor agregado em lugares mais visíveis para seu cliente encontrar esses itens com mais facilidade e seu supermercado vender mais.
Seu público-alvo dará indicativos também para sua estratégia de preços. Compare com o que os concorrentes locais estão oferecendo e perceba se você deve ter uma política mais agressiva de descontos ou se é possível subir um pouco os preços, já que seus clientes entendem que estão comprando em loja diferenciada.
3. Seu supermercado na era do omnichannel
Para seu supermercado vender mais hoje em dia é preciso oferecer uma experiência omnichannel, ou seja, permitir que o cliente faça suas compras com muita facilidade na loja física, no site, no aplicativo e em outros canais. São exemplos disso: fazer a compra online, pagar na loja e solicitar o delivery dos produtos em outro endereço. Ou seja, seu supermercado permite que o consumidor escolha o que é mais vantajoso para ele.
Aproveite para estimular as compras pelos diversos canais e, principalmente, para que ele venha para a loja física. Por exemplo, o cliente que fizer compra online e retirar os produtos na loja ganha um cupom de desconto na próxima compra.
4. Diversifique as ações de marketing
Para aumentar as vendas do seu supermercado, as estratégias de marketing não podem ficar de fora. Afinal serão elas que vão alcançar os clientes e traze-los para a loja.
Hoje em dia, as redes sociais estão bombando e são excelentes opções de divulgação, ainda mais quando utilizadas conforme a natureza da rede. Porém, diversificar com outros meios é a chave para atingir mais clientes. Investir em uma rádio interna para divulgar ofertas e entreter os clientes durante as compras pode ser uma tática bastante interessante para aumentar as vendas do seu supermercado.
5. Clube de vantagens para fidelizar seus clientes e vender mais
Sabia que fidelizar um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo? Philip Kotler, considerado o pai do marketing, fez essa conta e serve para você perceber que vale muito a pena investir em quem já é de casa.
Crie um clube de vantagens para seus clientes! Com a tecnologia é fácil de administrar campanhas de cashback, onde a cada número de compras o cliente acumula pontos para as próximas compras. É possível também dar brindes ou descontos, ou ainda oferecer entrega grátis da compra em um raio de distância definido. Com um clube de vantagens seu supermercado vai estreitar o relacionamento com os clientes dando benefícios e comodidade e, em contrapartida, seu negócio terá mais inteligência com as informações de consumo geradas.
6. Cartões Marca Própria: aproveite ao máximo essa estratégia.
Para vender mais é fundamental oferecer inovação. Por isso perguntamos: você oferece opções diferenciadas e inovadoras de pagamento para seus clientes? Saiba que, com a tecnologia, é possível administrar toda a operação garantindo mais rentabilidade, fortalecimento para sua marca e minimizando riscos de inadimplência.
Os supermercados que vendem mais, oferecem esses tipos de cartões para seus clientes:
- Cartão private label (ou marca própria): para compras no próprio estabelecimento, essa modalidade possui um limite predeterminado pelo lojista no momento de cadastro e aprovação de crédito pela loja. No formato pós-pago, o cliente consome e depois é emitida a fatura para efetuar o pagamento.
- Cartão convênio e benefício pré-pago: para empresas próximas da sua região — sejam elas publicas ou privadas — serem conveniadas com o seu estabelecimento. Os colaboradores dessas empresas recebem um cartão com um valor de consumo, que será recarregado todos os meses. Pode ter as funções de vale-alimentação e refeição.
- Cartão convênio e benefício pós-pago: funciona com o desconto em folha de pagamento das compras realizadas pelo usuário. Ele é indicado para os funcionários de empresas públicas ou privadas que terão um limite mensal ou o percentual máximo que pode ser descontado na folha de pagamento.
- Cartão pré-pago diretamente com o consumidor: nesse caso o consumidor, portador do cartão, é responsável direto pela recarga dos valores. É semelhante ao convênio e benefício pré-pago, mas não há a intermediação de uma empresa. O próprio cliente deposita o valor que julgar melhor.
Agora que você sabe tudo sobre como fazer seu supermercado vender mais de forma inovadora, saiba que a INFOX é uma empresa que há 35 anos transforma os negócios das empresas com tecnologia e inovação.
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