Planejamento estratégico para 2022: 3 ações a serem analisadas
Gestão do Varejo
O ano está encerrando e ainda dá tempo de pensar no planejamento estratégico para 2022 do seu negócio. Portanto, organização é o primeiro passo para melhorar os resultados do ano anterior e conquistar crescimento no mercado.
Assim, o planejamento estratégico é a ferramenta essencial para que o seu negócio tenha diretrizes para atuar no ano seguinte.
Além disso, é um recurso que guia a empresa por meio de dados, o que faz com que as tomadas de decisões sejam mais precisas ao longo do ano.
A seguir, separamos 3 ações essenciais para serem analisadas no seu planejamento estratégico para 2022 e como colocá-las em prática. Aproveite a leitura!
1. Considere o seu quadro de valores
O primeiro ponto a se analisar para ter um planejamento estratégico para 2022 é o seu quadro de valores. O seu plano deve estar alinhado com os valores do seu negócio, ou seja, onde a sua empresa quer chegar. Inclusive, pode ser que seja necessário rever isso e atualizar os objetivos da sua loja no longo prazo.
Esse processo é algo extremamente natural, afinal, a sociedade está mudando muito rápido: o comportamento do cliente está cada vez mais digital e novos produtos e serviços estão surgindo. Então, pode ser que com essas novidades o propósito da sua empresa também tenha mudado.
2. Analise os resultados de 2021
Para caminhar em direção ao crescimento é necessário ter os dados de performance da sua empresa no ano de 2021. Assim, você já tem informações suficientes para fazer o planejamento estratégico 2022 da sua empresa.
Dessa forma, é interessante considerar o desempenho da empresa em cada trimestre, o acumulado até o momento e a projeção para o encerramento do ano. Além disso, é preciso identificar quais foram os pontos fortes e fracos ao longo do ano anterior. Nesse sentido, a Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) pode ajudar.
Esse recurso traz um diagnóstico da sua operação. Além disso, vale trazer essa análise considerando os principais aspectos tanto do seu negócio como também do mercado. Uma pesquisa de mercado ajuda a entender melhor se o resultado da performance poderia ou não ter sido melhor, e o que é possível planejar de crescimento para o ano seguinte.
3. Defina quais serão as OKRs do próximo ano
Hoje, muitas das empresas ágeis usam o método de OKRs (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados Chaves) para a definição de planejamento estratégico. Esse método tem uma diferença importante que induz os gestores a reavaliarem essas definições ao longo do ano.
Assim, o seu planejamento estratégico de 2022 pode ter metas globais, que são segmentadas ao longo do ano, geralmente em cada trimestre. Elas não são rígidas e podem ser atualizadas com os avanços dos trimestres. Além disso, são definidas as ações principais do roadmap(mapa de rota) de cada um deles.
Essas ações devem conversar com o quadro de valores da empresa e, claro, com as suas OKRs. Um ponto que merece atenção é na definição dos KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-chaves de Desempenho), pois, é a partir deles que as OKRs serão mensuradas.
Lembre-se de que a falta de um bom planejamento estratégico para 2022 pode ocasionar a perda de competividade do seu negócio. Considerando a digitalização do comportamento do consumidor, vale a pena avaliar a inserção de uma nova operação em meios de pagamentos e gestão no seu roadmap para o ano que vem.
Então, para colocar o seu planejamento estratégico em prática em direção ao sucesso é primordial contar com excelentes parcerias. Assim, se você quiser transformar os resultados do seu negócio por meio de recursos tecnológicos para a gestão da sua loja, conheça a INFOX.
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