Planejamento estratégico para 2022: 3 ações a serem analisadas

Gestão do Varejo


            Planejamento estratégico para 2022: 3 ações a serem analisadas

O ano está encerrando e ainda dá tempo de pensar no planejamento estratégico para 2022 do seu negócio. Portanto, organização é o primeiro passo para melhorar os resultados do ano anterior e conquistar crescimento no mercado.

Assim, o planejamento estratégico é a ferramenta essencial para que o seu negócio tenha diretrizes para atuar no ano seguinte.

Além disso, é um recurso que guia a empresa por meio de dados, o que faz com que as tomadas de decisões sejam mais precisas ao longo do ano.

A seguir, separamos 3 ações essenciais para serem analisadas no seu planejamento estratégico para 2022 e como colocá-las em prática. Aproveite a leitura!

1. Considere o seu quadro de valores

O primeiro ponto a se analisar para ter um planejamento estratégico para 2022 é o seu quadro de valores. O seu plano deve estar alinhado com os valores do seu negócio, ou seja, onde a sua empresa quer chegar. Inclusive, pode ser que seja necessário rever isso e atualizar os objetivos da sua loja no longo prazo.

Esse processo é algo extremamente natural, afinal, a sociedade está mudando muito rápido: o comportamento do cliente está cada vez mais digital e novos produtos e serviços estão surgindo. Então, pode ser que com essas novidades o propósito da sua empresa também tenha mudado.

2. Analise os resultados de 2021

Para caminhar em direção ao crescimento é necessário ter os dados de performance da sua empresa no ano de 2021. Assim, você já tem informações suficientes para fazer o planejamento estratégico 2022 da sua empresa.

Dessa forma, é interessante considerar o desempenho da empresa em cada trimestre, o acumulado até o momento e a projeção para o encerramento do ano. Além disso, é preciso identificar quais foram os pontos fortes e fracos ao longo do ano anterior. Nesse sentido, a Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) pode ajudar.

Esse recurso traz um diagnóstico da sua operação. Além disso, vale trazer essa análise considerando os principais aspectos tanto do seu negócio como também do mercado. Uma pesquisa de mercado ajuda a entender melhor se o resultado da performance poderia ou não ter sido melhor, e o que é possível planejar de crescimento para o ano seguinte.

3. Defina quais serão as OKRs do próximo ano

Hoje, muitas das empresas ágeis usam o método de OKRs (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados Chaves) para a definição de planejamento estratégico. Esse método tem uma diferença importante que induz os gestores a reavaliarem essas definições ao longo do ano.

Assim, o seu planejamento estratégico de 2022 pode ter metas globais, que são segmentadas ao longo do ano, geralmente em cada trimestre. Elas não são rígidas e podem ser atualizadas com os avanços dos trimestres. Além disso, são definidas as ações principais do roadmap(mapa de rota) de cada um deles.

Essas ações devem conversar com o quadro de valores da empresa e, claro, com as suas OKRs. Um ponto que merece atenção é na definição dos KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-chaves de Desempenho), pois, é a partir deles que as OKRs serão mensuradas.

Lembre-se de que a falta de um bom planejamento estratégico para 2022 pode ocasionar a perda de competividade do seu negócio. Considerando a digitalização do comportamento do consumidor, vale a pena avaliar a inserção de uma nova operação em meios de pagamentos e gestão no seu roadmap para o ano que vem.

Então, para colocar o seu planejamento estratégico em prática em direção ao sucesso é primordial contar com excelentes parcerias. Assim, se você quiser transformar os resultados do seu negócio por meio de recursos tecnológicos para a gestão da sua loja, conheça a INFOX.

Acesse o nosso site e confira mais detalhes das soluções que temos desenvolvidas pensando nos empreendedores do varejo. Aproveite e já solicite o contato dos nossos consultores.

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.