Quer vender nas redes sociais? Veja como impulsionar as vendas com os próprios funcionários
Gestão do Varejo
Vender nas redes sociais traz muitos ganhos para a empresa. Além de fortalecer a marca perante a audiência, é uma maneira útil que as marcas encontram para gerar proximidade com seus clientes, fidelizar o seu público e interagir com as pessoas que se interessam pelo negócio.
Essa estratégia permite, ainda, que o nome de seu negócio se torne autoridade no assunto de sua área, uma vez que há a oportunidade de produzir e compartilhar conteúdo relevante com os seus clientes.
Para tornar ainda mais efetivos os resultados e ampliar as vendas, os próprios funcionários podem contribuir nesse sentido. Quer saber como aplicar, na prática, essa ação? Para tirar suas dúvidas, elaboramos este material. Continue a leitura e saiba mais!
Como ter sucesso com as vendas nas redes sociais?
Antes de entrarmos no tema central do texto, explicaremos de maneira mais detalhada algumas dicas para que o seu negócio tenha sucesso com as vendas nas redes sociais. Confira!
Entenda a sua persona
Primeiro, é essencial entender a sua persona. Trata-se da representação semifictícia de seu cliente ideal. Por meio dela, é possível definir quais são os canais corretos para a atuação e qual é a linguagem utilizada que melhor se adapta com a realidade de seu público.
Hoje existem muitos canais e plataformas. Porém, isso não significa que você deve estar presente em todos eles — é preciso estar no lugar certo conversando com as pessoas certas. Isso vai influenciar até mesmo para orientar seus colaboradores sobre os canais de atuação que merecem o foco de seu negócio — contribuindo para resultados ainda mais relevantes.
Preocupe-se em produzir conteúdo de qualidade
Todas as empresas sabem sobre a importância de estar presente nas redes sociais. Por essa razão, é preciso se destacar em relação aos concorrentes — diariamente, inúmeros materiais são produzidos e publicados. Para atrair a audiência de seu público e conquistar resultados, existe a necessidade de oferecer diferenciais.
Independentemente do canal de atuação, isso é conquistado por meio de conteúdo de qualidade. Pense em peças que solucionem as dores de sua persona e que expliquem como o seu negócio poderá contribuir para trazer mais facilidades a esse cliente.
Não deixe de fazer CTAs estratégicas — uma chamada para que o leitor acesse outros canais e conheça seus produtos.
Crie um calendário editorial
Planejamento é a peça-chave para o sucesso de sua estratégia. O ideal é que esse cronograma seja mensal, elaborado com antecedência. Assim, sua equipe tem a oportunidade de entender quais são as datas comemorativas que merecem destaque naquele período e quais são as ações mais estratégicas para ampliar a receita.
Como impulsionar as vendas por meio dos próprios colaboradores?
Agora que você já conhece algumas estratégias relevantes para obter sucesso nas redes sociais, explicaremos como é possível utilizar os próprios colaboradores para impulsionar as vendas. Confira!
Estimule-os a serem influenciadores da marca
Grande parte das pessoas está presente nas redes sociais. Hoje, somos estimulados frequentemente a consumir produtos, mesmo que uma outra pessoa não tenha essa intenção com a sua publicação.
Exemplo: ao depararmos com um prato de comida chamativo no canal de algum amigo ou familiar, imediatamente nos interessamos em saber onde é aquele estabelecimento e quais são os principais itens vendidos em seu cardápio.
Por essa razão, estimule que as pessoas de seu estabelecimento sejam influenciadores. Para isso, uma boa estratégia é gamificar o processo. Entenda: a pessoa que conseguir o maior número de curtidas em uma publicação mais importante ganha 100 pontos, o segundo colocado 50, o terceiro 30 etc. Ao final da rodada, o maior influenciador terá direito a um prêmio.
Essa é uma forma de incentivar a espontaneidade dos funcionários em seus canais, aumentando o alcance de sua marca.
Incentive as pessoas a tirarem as primeiras dúvidas de compras
Cada vez mais as empresas têm utilizado o WhatsApp para estarem mais próximos de seus clientes. Nesse sentido, nada melhor do que os próprios colaboradores terem um canal aberto para comunicar com o seu público. Além de humanizar a sua marca, permite que cada pessoa atenda especificamente um cliente, de modo que crie um relacionamento mais próximo e duradouro.
Essa é uma estratégia que possibilita que seus colaboradores tirem as primeiras dúvidas de seus clientes, mostrem imagens de produtos disponíveis em estoque e avisem sempre que possível sobre a chegada de novos itens.
Ofereça brindes para os funcionários fazerem publicações
Sempre que chegar produtos novos, ofereça um brinde aos seus funcionários para que eles tragam, nas redes sociais, suas experiências com os produtos. Hoje, as pessoas não estão interessadas apenas em ver a foto de um produto com a legenda explicando o por que de ele ser interessante.
Elas querem entender como o item funciona na prática, quais são os prós e contras e analisar de perto a percepção de outras pessoas que já tiveram contato com aquele material.
Reconheça os profissionais que desempenharam um bom trabalho
Seja qual for a estratégia adotada que envolva as pessoas de seu time, reconheça aqueles que fizeram um bom trabalho. Assim, é um estímulo maior para que os outros profissionais também busquem aperfeiçoamento para as suas funções — consequentemente, teremos clientes mais satisfeitos e um número significativamente maior de vendas.
Analise os resultados de forma contínua
Por fim, analise constantemente os resultados obtidos por essa estratégia. Dessa forma, há a possibilidade de aperfeiçoar pontos que não tiveram números tão positivos e entender quais foram aqueles com um bom retorno — contribuindo para entender os motivos de alcançar as metas pré-estabelecidas e compartilhar o aprendizado com o restante da equipe.
Não deixe de entender se existe sazonalidade nos resultados. Por isso, acompanhar relatórios mensais é essencial, pois a gestão verificará quais são os meses com maior fluxo de vendas e quais exigem atenção especial e estratégias mais criativas.
Neste conteúdo, você pôde ver algumas dicas práticas de como vender nas redes sociais utilizando os próprios colaboradores para alcançar números mais relevantes. No varejo ou em qualquer outro segmento, acompanhar as inovações do mercado contribuirá para trazer novidades e soluções que ampliem os resultados do negócio, contribuindo para o estabelecimento adquirir diferencial competitivo e a preferência dos clientes.
No varejo, também é fundamental otimizar processos. Se você deseja saber um pouco mais sobre o tema, continue no blog e acompanhe este outro conteúdo que elaboramos!
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