ENTENDA COMO AUMENTAR AS VENDAS DA LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NO FIM DO ANO

Gestão do Varejo


            ENTENDA COMO AUMENTAR AS VENDAS DA LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NO FIM DO ANO

Para que a sua loja de material de construção aumente as vendas no final de ano é importante ter atenção com algumas boas práticas importantes. O planejamento, o controle e a mensuração das suas táticas de gestão de vendas são essenciais para desenvolver estratégias cada vez melhores.

Pensando em ajudar você e o seu negócio, fizemos este conteúdo especial para aumentar o seu faturamento no fechamento do ano.

Se interessou e quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo!

Defina as suas metas de vendas

O primeiro passo para vender mais é analisar os resultados do negócio nos últimos anos e nos últimos meses, avaliando quais foram as condições para o resultado. Em seguida, você deve definir metas de vendas. Como melhorar as vendas se o seu negócio não sabe onde quer chegar?

É importante que essa definição seja palpável. Isso significa que as metas devem ser reais, ou seja, que podem ser alcançadas. Colocar objetivos que não condizem com a realidade, acaba por desestimular a equipe de vendas e nenhum resultado de crescimento é colhido. Por isso, use o seu histórico de vendas para definir o mínimo de faturamento esperado e o que é considerado ideal.

Promova campanhas de incentivo

Para alcançar aumento das vendas, é essencial que você faça uma boa gestão de pessoas. Nesse sentido, adote campanhas de incentivo com a sua equipe de vendedores. Essa estratégia usa o pilar da meritocracia para estimular que seus funcionários se empenhem mais para encantar o cliente.

Além disso, essa técnica promove algumas vantagens no dia a dia. A gamificação contribui para que a busca pela conquista da meta seja feita de forma mais leve, favorecendo a colaboratividade quando as metas são em grupo e a incentivando a autogestão. Tenha atenção na definição dos prêmios: é importante que sejam bens de interesse dos seus colaboradores.

Tenha atenção ao seu estoque

O final do ano também é hora de renovar o estoque. É interessante desenvolver estratégias de vendas que contemplem tanto os produtos que são de destaque quanto aqueles que fazem aniversário no seu estoque. A ideia é promover o giro e liberar o seu estoque para a entrada de novos produtos.

Aplique a matriz BCG, que leva essa sigla por causa da sua origem no Boston Consulting Group, para identificar em qual categoria de interesse de consumo os produtores estão. Invista em promoções para a compra de produtos, do tipo leve 2 pague 1, para liberar o estoque.

Prepare toda a logística do seu negócio

Um dos pontos que você deve ter total atenção é em relação à logística. No cenário comum, esse é um processo naturalmente crítico, pois diz respeito ao seu estoque e à entrega dos produtos para o seu cliente.

Com o contexto do isolamento por causa da pandemia de Covid-19, algumas matérias-primas estão em falta no mercado e o prazo de entrega está estendido — avalie essa particularidade.

A seguir, veja duas boas práticas essenciais para melhorar esse processo.

Controle

Controlar o seu processo logístico é essencial. Registre se as entregas estão acontecendo no prazo ou não. Anote o que impactou o tempo de entrega e faça análises para identificar pontos críticos e criar soluções para corrigir o problema. Reveja as datas de entrega se for necessário. O importante é que o seu negócio seja transparente para não frustrar as expectativas do cliente.

Frota

O seu depósito tem frota própria para a entrega dos pedidos? Garanta que as unidades da frota estão com as manutenções preditivas em dia. Atrasar, ou deixar de fazer, alguma entrega por improdutividade de veículos pode fazer com o que seu negócio perca clientes e ainda fique com a imagem prejudicada no mercado.

Inovação

Uma dica interessante para otimizar o seu processo logístico é contar com a tecnologia a seu favor. Contar com um sistema para gestão da frota, por exemplo, pode ser uma excelente medida para otimizar seus processos. Essa ferramenta permite que o gestor faça o controle da frota a distância. Além disso, pode trazer dados precisos sobre a performance do veículo, por exemplo, relacionados a combustível, manutenções etc, favorecendo a criação de estratégias para a redução de custos.

Faça boas negociações com fornecedores

Ter um bom relacionamento com a sua carteira de fornecedores é primordial para conseguir vender mais no fim de ano (e em qualquer época!). Garanta sempre os pagamentos no prazo acordado para conseguir negociar descontos competitivos e se tornar um cliente VIP, podendo desfrutar de “degustação” de novos produtos ou mesmo oferecendo eles em caráter de parceria para seus clientes.

Além de boas práticas na gestão das finanças do negócio, o relacionamento com fornecedores deve acontecer considerando-se técnicas de negociação, como o rapport. Se você nunca ouviu falar dessa estratégia, saiba que ela consiste no exercício prático da empatia, no uso da escuta ativa e da comunicação não violenta. Ela cria pontes que favorecem o senso de identificação do profissional do fornecedor que negocia com você.

Organize a vitrine para as vendas

Cuidar do seu PDV (ponto de venda) é uma das regrinhas básicas para vender mais. Se a sua loja de material de construção ainda não fez um ajuste com foco em posicionamento de marca, faça o teste. Uma dica é contar com uma agência e/ou consultoria para ajudar o seu negócio nesse processo.

É necessário pensar na experiência do cliente no seu ponto de venda. Como deve ser feita a distribuição dos produtos na loja? O que deve estar na vitrine? Vale a pena enfeitá-la com o tema de final de ano? Vale a pena verificar com seus fornecedores se não há o interesse em fazer campanhas específicas de trade marketing para produtos: tanto o seu depósito quanto seus fornecedores saem ganhando.

Estimule as compras à vista

Garantir a saúde financeira do seu caixa é primordial, não é verdade? Por isso, estimule que seus consumidores deem preferência para as compras à vista.

Uma dica é aproveitar o novo método de pagamento, PIX e oferecer para seus clientes descontos para o pagamento por meio dessa opção. Deixe um display em locais estratégicos falando sobre essa opção de pagamento.

Estimular esse método de pagamento é interessante, tanto para o contexto presencial como digital. Nas compras presenciais você ainda tem mais vantagens para o seu negócio, como o aumento da segurança. Não ter dinheiro vivo no caixa contribui para reduzir as chances de um possível furto ou roubo na sua loja durante as compras de final de ano.

Faça promoções criativas

A virada do ano não é marcada apenas por confraternizações, ela é o momento em que cidadão prepara o bolso para a matrícula da escola, a declaração do IR (Imposto de Renda), o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), entre tantos outros compromissos financeiros. O que ele mais quer são oportunidades para poupar e fazer o 13º render um pouco mais.

Por isso, capriche nas suas promoções. Invista na criatividade para atrair a atenção dos seus consumidores. Se você tem dificuldade para liberar o lado criativo, tente colocar em ação o Design Thinking. Essa técnica permite abrir a sua mente, tornando-a capaz de criar soluções “fora da caixa”.

Utilize o marketing digital a seu favor

A sua loja de material de construção está presente no ambiente digital? Senão, chegou a hora de virar essa chave e conquistar novas oportunidades de negócio. Caso ela já esteja imersa no contexto online, lembre-se de usar o os dados a seu favor para otimizar a estratégia de atração de visitantes e conversão em vendas. A seguir, veja como usar o marketing digital a favor da sua loja.

Mídias sociais

Ter uma boa gestão de mídias sociais é fundamental para atrair novos consumidores para a sua loja de material. Monte um cronograma de publicação de conteúdo e explore bem os recursos multimídia, como os vídeos. Uma dica interessante é apostar no uso do Instagram e do Telegram, ferramentas com alto potencial para negócios. Use a estratégia omnichannel para oferecer um atendimento ao cliente de alta performance.

Blog

É quase impossível separar uma estratégia de marketing digital com a produção de conteúdo por meio de um blog. Esse recurso é essencial para ter material a ser divulgado nas mídias sociais, além de ser parte de uma estratégia para atrair novos clientes de maneira orgânica, ou seja, com baixo investimento ou até mesmo um investimento zero, dependendo de como você hospeda o blog.

E-commerce

Durante 2020, o faturamento dos e-commerces apresentou uma alta de 47%, sendo a maior nas duas últimas décadas. Isso reforça que ter posicionamento digital é extremamente importante para a sua loja de material de construção aumentar as vendas. Tenha atenção com a experiência do usuário na sua loja virtual, cuide do atendimento e garanta que o estoque da loja física e da virtual estão integrados.

E-mail marketing

A estratégia de campanhas de e-mail marketing podem ser usadas para diversos fins: atração, retenção e reativação de visitantes e contatos. É interessante pensar em ações para cada um desses possíveis cenários. Além disso, fazer a segmentação da audiência considerando critérios como valor da carteira de clientes (aqueles que têm ticket médio mais alto e aqueles que têm um ticket médio mais baixo, por exemplo). Use a automação de marketing para gerar campanhas com vouchers de descontos e estimular a retenção de clientes.

Experiência do usuário

A experiência do usuário impacta diretamente na taxa de conversão da sua loja online. Faça uma análise dos dados de acesso, tempo de permanência nas páginas e cliques. Uma dica é investir nas técnicas de upsell e cross sell para estimular que o usuário gaste mais na sua loja.

Para tanto, é importante calibrar essa funcionalidade, garantindo que os produtos ofertados sejam, de fato, para melhorar a experiência do consumidor, complementando ou aprimorando um item comprado anteriormente.

Otimize seus processos internos

Você sabia que cada processo interfere, direta ou indiretamente, na experiência do cliente? O senso comum tende a acreditar que somente o atendimento é o responsável por oferecer uma experiência única. Na verdade, ele é a cereja do bolo e, muitas vezes, o agente que reduz o impacto negativo das interfaces da jornada do cliente. Portanto, investir na otimização dos fluxos de loja é elementar. Veja como colocar isso em prática.

Diagnóstico

O primeiro passo para qualquer ação de melhoria é realizar um diagnóstico empresarial. Essa ferramenta é responsável por identificar os gaps dos processos, as oportunidades de melhorias e o que o seu negócio tem perdido em decorrência disso. Implemente a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Essa metodologia é a escolhida por diversas empresas, independentemente do porte. O motivo? Apesar de simples, esse método de análise traz informações precisas e importantes para se definir metas e um plano de ação. Ela não pode faltar na melhoria de processos da sua loja de material de construção.

Plano de ação

O plano de ação é o como fazer para se alcançar as metas definidas após o diagnóstico do negócio. Em quanto tempo as propostas de ações devem ser implementadas? Quem são os responsáveis por cada uma delas? Como isso pode impactar o desempenho das vendas e o resultado financeiro da loja?

Para tanto, você deve colocar em ação as boas práticas de gestão de projetos, como a definição de um cronograma, das funções de cada um da equipe ao longo do projeto, além de usar reuniões breves para alinhamento e ferramentas Kanban para controle e execução das ações.

É importante realizar a mensuração desse controle, ou seja, validar a taxa de atraso, quem é recorrente, qual as ocorrências comuns, situações não previstas que aconteceram ao longo do caminho etc. Tudo isso ajuda na construção de um histórico que vai servir de base para a construção de novos projetos com mais agilidade e precisão.

Faça parcerias de sucesso

O seu negócio nutre parcerias de longo prazo e que são referências? Essa dica vale para o relacionamento do seu negócio com seus três públicos de interesse:

  • clientes — use a inteligência artificial para conquistar os consumidores ideais e reduzir a taxa de inadimplentes por meio da análise de crédito;
  • fornecedores — além do pagamento em dia que já citamos no início deste artigo, fortaleça a parceria por meio de ações de comunicação como o envio de e-mail em datas comemorativas;
  • funcionários — eles são os responsáveis por fazer “a mágica acontecer” e isso só é possível em um ambiente com clima favorável, onde o respeito e o reconhecimento do empenho são parte da cultura do negócio, isso pode ser feito por meio de uma comissão de vendedor justa.

Coloque essas dicas em prática e, com certeza, veja as suas vendas melhorarem durante o final de ano. Use este material como um guia para que você possa consultar sempre que for preciso. Lembre-se de conferir outros materiais do blog para ajudar você a desenvolver estratégias cada vez mais certeiras para a sua loja de materiais de construção.

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Fonte:

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