GUIA COMPLETO PARA GESTÃO DE LOJA NO VAREJO DE FORMA EFICIENTE
Gestão do Varejo
Fazer uma gestão de loja eficiente é indispensável para se fortalecer no mercado e melhorar seus resultados. Com uma concorrência tão acirrada como a atual, é preciso estar preparado para se destacar e se tornar referência em seu segmento. Os desafios na gestão de lojas existem, mas isso não significa que eles não podem ser superados.
No mundo dos negócios é preciso investir tempo em planejamento para conseguir ter uma visão mais ampla da sua loja e, também, para poder identificar possíveis gargalos que comprometem o seu bom desenvolvimento. Além disso, é de suma importância investir em tecnologia para otimizar a produtividade da equipe.
Para ajudar você nessa missão, elaboramos este guia completo para explicar como uma gestão de loja eficiente precisa ser feita e como a tecnologia pode otimizar os processos. Continue a leitura para conferir!
Entenda a importância da gestão de lojas
Ter uma gestão de loja eficiente fará com que você tenha mais oportunidades de conquistar mais clientes. Isso porque você terá todas as informações necessárias para tomar as decisões adequadas para solucionar os problemas.
Além disso, será possível controlar os gastos, eliminando as despesas desnecessárias para focar apenas naquilo que realmente é essencial para o bom desenvolvimento da empresa. Por fim, será possível analisar com exatidão o desempenho do negócio e saber quais estratégias precisam ser colocadas em prática para melhorar os resultados.
Veja como uma boa gestão de lojas precisa ser feita
Para conseguir fazer uma gestão de loja eficiente, alguns passos precisam ser seguidos para não prejudicar o seu negócio. Vamos conhecer quais são eles?
Entenda seu público-alvo
Quem você deseja alcançar? Todas as pessoas? Se sim, saiba que já está começando errado. Isso porque é muito difícil — para não dizer impossível — agradar a todos os públicos. Por esse motivo, se torna indispensável a definição de um público-alvo. Nesse momento, é preciso entender os medos, necessidades e objeções das pessoas que têm interesse em adquirir seus produtos e/ou soluções.
Isso é importante para que, ao criar suas campanhas de marketing, será possível obter melhores resultados. Por quê? Porque você alcançará pessoas que procuram as soluções que você oferece e, assim, elas verão seu negócio como uma referência no assunto.
Entender o que o seu público-alvo precisa é fundamental para definir até mesmo a abordagem que será usada para atraí-los. Isso influenciará na hora de otimizar o seu estoque e, também, em como os seus anúncios precisam ser feitos.
Acompanhe o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é responsável por controlar todas as entradas e saídas da loja. Nesse sentido, quando esse processo sofre falhas, todo o negócio é prejudicado. Quando você não sabe ao certo quanto saiu, por exemplo, corre-se o risco de faltar recursos para arcar com os compromissos da empresa, como conta de luz, água, aluguel, Internet etc.
Erros na gestão financeira fazem com que empresas fechem as portas e incentivam a falência dos gestores. Ao monitorar adequadamente as finanças, você consegue ter uma visão mais ampla dos seus recursos, podendo identificar os problemas que prejudicam o fluxo de caixa e a possibilidade novos investimentos.
O departamento financeiro é base de qualquer negócio. Portanto, se ele não for bem gerido, toda a empresa é prejudicada.
Saiba como precificar seus produtos
Um erro bastante comum na gestão de loja no varejo é em relação à precificação dos produtos. Muitos, com intenção de desbancar a concorrência, definem preços que não condizem com a sua realidade, isto é, não conseguem sequer cobrir seus custos — e isso acaba mais prejudicando do que ajudando a sua loja.
Mas como fazer uma precificação adequada? Para isso, você precisa seguir alguns passos importantes, tais como:
Feito isso, você consegue definir um preço justo e competitivo para os seus produtos. Essa prática ajudará a não comprometer o seu caixa e a manter uma gestão financeira saudável, possibilitando que novos investimentos sejam realizados em prol do negócio.
Ofereça capacitação aos colaboradores
Seus colaboradores desempenham um papel muito importante na gestão de loja. Isso porque é humanamente impossível fazer tudo sozinho, até porque mesmo se você conseguisse, seria inviável fazer tudo bem-feito. Sendo assim, é preciso se conscientizar da necessidade de delegar tarefas para seus funcionários.
Mas não só isso, nesse momento, também é fundamental treiná-los para oferecer a melhor experiência ao consumidor. Dessa forma, disponibilize cursos de capacitação, incentive a participação deles em palestras e outros eventos relacionados ao seu segmento. A busca pelo conhecimento precisa ser constante se o seu objetivo é evoluir e fazer seu negócio crescer.
Colaboradores capacitados conseguem desempenhar melhor as suas tarefas, melhoram a sua produtividade e se sentem mais motivados a entregar o seu melhor, pois sentem que a empresa se importa com eles.
Seja um bom líder
Quando o ambiente de trabalho é pesado e tenso, a produtividade de toda a equipe tende a diminuir e os erros e falhas começam a superar o limite do que é considerado normal. Isso faz com que ocorram problemas de comunicação entre os colaboradores e, em consequência disso, se desenvolvem discussões e desentendimentos na equipe.
Ser um bom líder significa saber manter um bom clima organizacional, delegar tarefas para cada colaborador, intermediar e amenizar os conflitos que podem ocorrer por falhas na comunicação, e o principal: motivar a equipe a entregar o seu melhor para a empresa.
Os feedbacks, por exemplo, precisam ser construtivos. Jamais menospreze o trabalho do colaborador ou dê a entender que ele não é capaz de fazer algo. A produtividade do seu time vai depender da maneira como você, como líder, se porta. A partir do momento que eles começarem o admirar, eles vão fazer de tudo para seguir seu exemplo.
Entenda as movimentações de estoque
O estoque é um setor essencial dentro de qualquer negócio. Por esse motivo, ele precisa ser bem controlado para não prejudicar as vendas da sua loja. Entender as movimentações de estoque consistem em saber quando os produtos precisam ser repostos e quais as quantidades exatas de cada um.
Imagine a seguinte situação: o cliente chega em sua loja para comprar uma boa quantidade de determinado produto, mas, ao conferir o estoque, você percebe que ele está esgotado. Nesse momento, além de perder a venda, a sua concorrência ganha vantagem, pois é lá que o cliente vai para adquirir o que precisa.
Ao entender as movimentações do seu estoque, você consegue até negociar melhores preços e prazos com seus fornecedores para otimizar as suas vendas.
Fique atento aos períodos sazonais
A gestão de loja precisa estar atenta aos períodos sazonais, que nada mais são que épocas do ano que as vendas tendem a variar. Por exemplo, em papelarias, há mais demanda no início do ano, devido ao volta às aulas. Em lojas de materiais de construção, as pessoas costumam buscar mais por esses produtos no meio do ano em diante, que é quando a maioria consegue quitar seus impostos e outras obrigações.
Mas como se preparar para enfrentar períodos de baixa demanda? Nesse momento, é interessante que você aprimore o seu mix de produtos. Sempre procure por itens novos que permitam que o ticket médio por cliente aumente. Esteja atento às tendências do seu segmento, a fim de aumentar suas chances de vendas.
O principal ponto aqui é focar no relacionamento com o cliente. Dessa forma, sempre que eles precisarem adquirir alguns produtos, eles sequer cogitarão a hipótese de procurar um concorrente. Mas lembre-se de que esse relacionamento precisa se estender além da compra efetuada, portanto, trabalhar um pós-vendaeficiente é essencial para cativar seu consumidor.
Ofereça multicanais de comunicação
Como falamos no tópico anterior, manter um bom relacionamento como cliente é fundamental para que conseguir fazer uma boa gestão de loja. Afinal, são eles os responsáveis pelo sucesso do seu negócio. Nesse sentido, estar à disposição do consumidor para que ele possa tirar todas as suas dúvidas e, inclusive, solucionar algum problema é essencial para fortalecer sua marca no mercado.
Sendo assim, disponibilize diversos canais para facilitar a comunicação com seus clientes. Você pode usar as mídias sociais, viabilizar o número do WhatsApp da loja ou, até mesmo, o chat do seu site. Contar com o apoio da tecnologia também é interessante, pois ela ajuda a agilizar o atendimento e melhora a produtividade da equipe.
Conheça as vantagens de contar com a tecnologia como aliada
A tecnologia tem revolucionado a forma de agir e a tomada de decisões dos consumidores e, consequentemente, a maneira como as empresas precisam trabalhar. Veja o que o seu negócio tem a ganhar ao ter a tecnologia como aliada na sua gestão!
Mais produtividade
Você bem sabe que a gestão de loja exige muita atenção, pois existem processos burocráticos que precisam ser concretizados com exatidão para não prejudicar a empresa, certo? O problema é que isso toma muito tempo dos colaboradores, fazendo com que, muitas vezes, outras atividades demorem ainda mais para serem concluídas, o que pode afetar até mesmo a experiência do consumidor.
A tecnologia, por sua vez, ajuda a otimizar a produtividade da equipe, fazendo com que os processos burocráticos possam ser realizados em alguns cliques. Dessa forma, os colaboradores têm a oportunidade de focar em outras estratégias que também beneficiam a empresa.
Aumento das vendas
Hoje em dia, quanto mais fácil for para cliente concluir a venda, maiores são as chances de conversão. Nesse sentido, a tecnologia consegue otimizar a jornada de compra, possibilitando que os consumidores consigam adquirir seus produtos com mais facilidade. Além disso, esse tipo de solução ajuda a empresa a atuar com alta performance em diferentes canais de comunicação. Assim, o atendimento se torna ainda mais eficiente.
A tecnologia permite que o negócio seja mais flexível e esteja pronto para enfrentar qualquer desafio. Os dados fornecidos pela solução, ajuda o gestor a conhecer melhor os números das suas vendas e, consequentemente, tomar decisões mais acertadas.
Controle operacional
Controlar todas as operações da sua loja manualmente pode parecer complicado, certo? São muitos detalhes importantes que não podem ser deixados de lado. No entanto, ter esse controle é importante para analisar a atual situação da empresa e se ela precisa de intervenções para manter seu bom desenvolvimento.
É nesse cenário que a tecnologia aparece como uma aliada. Por meio dela, você consegue ter um maior controle operacional da sua loja. Assim, é possível saber quanto a empresa faturou em determinado período, se todos os compromissos foram arcados, etc.
Relatórios para a análise
Você sabe como estão as finanças da sua loja? Sabe se o estoque tem um controle eficiente? Conhece os gargalos operacionais? Enfim, essas são apenas algumas das principais informações que você precisa ter em mãos sobre o seu negócio. Identificar os principais problemas que ele tem enfrentado é fundamental para otimizar o seu crescimento.
Nesse momento, a tecnologia vai ajudá-lo fornecendo relatórios para análise da sua gestão de loja. Por meio dela, você conseguirá a ter uma visão mais ampla do seu negócio, possibilitando encontrar falhas com antecedência para não prejudicar a empresa.
Entendimento da entrada e saída financeira
Já mencionamos aqui a importância de acompanhar o fluxo de caixa, certo? Pois bem, quando esse controle é feito em planilhas de Excel, ele se torna bem precário. Até porque pode acontecer de o computador estragar e todo aquele controle se perder — o que seria um fato catastrófico para a empresa.
Nesse sentido, a tecnologia ajudará a melhorar o controle e, também, o entendimento de todas as entradas e saídas financeiras. Facilitando, assim, a tomada de decisões e melhorando a distribuição de investimentos e aquisições de novos equipamentos, por exemplo.
Percebeu como uma gestão de loja eficiente pode direcionar o seu negócio para o sucesso? Isso porque ela melhora a tomada de decisão e ajuda a colocar as estratégias certas em prática para conquistar mais clientes. No entanto, tudo isso só é possível com o auxílio da tecnologia, que tende a aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa.
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