8 DICAS PARA VOCÊ OTIMIZAR O FLUXO DE LOJA E CONVERTER MAIS VENDAS

Processamento de Meios de Pagamentos


            8 DICAS PARA VOCÊ OTIMIZAR O FLUXO DE LOJA E CONVERTER MAIS VENDAS
Atualizado em: 15/05/2020

Destacar a sua marca dentre tantos concorrentes, aumentando a taxa de conversão e otimizando o fluxo de loja é um desafio diário para qualquer empreendedor, não é?

O fluxo de clientes é um dos fatores essenciais quando se trata de gerir um negócio. Afinal, quanto maior for o tráfego, maiores serão as oportunidades de atração, venda e fidelização de clientes.

Portanto, é necessário traçar estratégias e técnicas que façam com que esse volume gere uma conversão. Pensando nisso, preparamos este artigo com oito dicas sobre como você pode usar o fluxo de loja ao seu favor. Confira!

1. Estude o seu público

Informação nunca é demais, principalmente quando se trata de conhecer o que o seu público necessita para propor novas soluções, já que a partir disso é possível desenvolver maneiras de atraí-los e fidelizar clientes!

Existem inúmeras fontes para buscar informações sobre os seus clientes e os potenciais consumidores. As redes sociais e os buscadores — Google, Bing, entre outros — são alguns dos lugares onde os usuários fornecem um grande volume de dados estruturados.

Implantar um programa de fidelidade é uma excelente solução para entender ainda mais o consumidor da sua marca. Por meio dele, você consegue colher dados importantes sobre os clientes.

Uma maneira inteligente de potencializar essa estratégia é atrelar o programa ao cartão próprio da loja. Dessa forma, é possível fortalecer o vínculo entre sua marca e os clientes, tornar esse o meio de pagamento preferencial da loja, fazer ofertas exclusivas e, ainda, criar um diferencial competitivo em relação à concorrência.

2. Use serviços baseados na localização

Uma vez que foi estudado e definido o perfil do seu consumidor, podemos partir para o planejamento das ações que exponham mais a sua empresa.

Nesse caso, podemos utilizar serviços que se baseiam na localização dos consumidores. Para exemplificar, imagine que seu varejo seja especialista em calçados femininos e queira atrair mais clientes por meio de uma promoção. É possível anunciar a sua campanha online com foco na sua região de atuação, por exemplo, solicitar que sejam exibidos os anúncios em um raio de 10 km.

Outro ponto positivo é a possibilidade de programar essa exibição em horários em que há pouco movimento, possibilitando, assim, a atração de mais pessoas e aumento das chances de venda.

3. Invista na pós-venda

Os consumidores executam algumas ações antes de tomar a decisão de finalizar a compra. Esse caminho, que também abrange a pós-venda, chama-se jornada do consumidor.

Entender toda a jornada do seu público permite que você personalize as ações da sua empresa para converter mais consumidores, e a pós-venda é uma parte crucial nesse processo.

Algumas empresas cometem o erro grave de se relacionar com os clientes somente até o momento da venda. No entanto, cultivar o relacionamento após a finalização da compra é o que cria um público fiel e aumenta o fluxo de loja. Isso demonstra que o seu comércio se preocupa em proporcionar a melhor experiência ao consumidor.

Estratégias simples como enviar um e-mail para verificar se tudo ocorreu corretamente com a compra e entrega do produto e/ou saber se o cliente está satisfeito com o bem permite que a sua equipe entenda os pontos a serem melhorados, além de fazer com que o consumidor lembre-se da sua loja.

4. Melhore o atendimento ao cliente

A forma como a sua equipe aborda um consumidor influenciará a decisão final de compra. Até com uma inocente pergunta sobre o preço ou alguma dúvida sobre o produto, um trato especial é preciso para não afastar o consumidor.

Portanto, o atendimento precisa ser cordial e não intimidador. Procure investir no atendimento da sua equipe de vendas, no intuito de capacitá-la para desenvolver uma abordagem personalizada para o público consumidor.

5. Faça uso do cartão Private Label

A procura por cartões de crédito exclusivos de lojas tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos. Por esse motivo, investir no Private Label é essencial para otimizar o fluxo da sua loja. Esse é um meio que você tem de oferecer crédito aos seus clientes. Com o Private Label, o consumidor também tem a opção de participar de programas de fidelidade e, ainda, pode receber prêmios por conta desse serviço.

Essa opção com cartão de crédito da loja traz mais agilidade e facilidade na negociação, superando os métodos tradicionais, como o crediário próprio. Como ele já tem um limite pré-aprovado, ele pode usá-lo para adquirir aquilo que precisa sem complicações. Por fim, é importante ressaltar que também existe a possibilidade de adquirir cartões adicionais para a família.

6. Invista em clientes antigos

Os clientes antigos precisam ser lembrados em suas campanhas, pois como eles já conhecem seus produtos e serviços, é possível usar essa experiência que eles já têm para estreitar o relacionamento entre vocês. Analise a possibilidade de oferecer preços exclusivos para quem já comprou em sua loja e, ao mesmo tempo, incentive o marketing boca a boca.

A prova social é uma estratégia muito forte para atrair novos clientes e manter os antigos ativos. Faça uso da Inteligência Artificial e mapeie as preferências dos seus clientes. Dessa forma, com base nas suas compras anteriores, é possível realizar campanhas mais atrativas para cada tipo de público. Essa é uma maneira de captar os clientes ideais e otimizar seus investimentos em anúncios.

7. Faça promoções

As promoções precisam ser atrativas o suficiente para despertar no seu público o desejo de comprar determinado produto. Portanto, é importante investir em anúncios atrativos que tenham uma copy persuasiva. Seu público-alvo precisa ter a sensação de que comprar determinado produto ou serviço por esse preço estipulado é algo imperdível.

Mas isso só será possível com as estratégias corretas. Se achar necessário, terceirize esse serviço e conte com o auxílio de profissionais experientes no mercado. Além disso, não se esqueça de analisar detalhadamente as suas finanças para disponibilizar descontos que não prejudicarão seu orçamento.

8. Mantenha presença online

Hoje, o consumidor está muito presente na internet. Portanto, usar essa estratégia para otimizar o fluxo de loja é indispensável para aumentar suas vendas. Ao entender o seu público-alvo, procure saber também em quais redes sociais ele está mais presente. Identificado isso, crie conteúdos atrativos para cada uma delas.

Por exemplo, no Facebook, você pode divulgar os conteúdos do seu blog com dicas e outras informações relevantes para o seu consumidor. Já no Instagram é interessante trabalhar com imagens de qualidade que destaquem as características do seu produto.

Tudo isso ajudará a engajar seus seguidores e a fazer com que eles enxerguem a sua marca como parceira. Assim, sempre que precisarem de algo, vão se lembrar dela.

O fluxo de loja é importante para a saúde do seu negócio, mas não deixe que se torne uma métrica de vaidade. Busque por estratégias que convertam esse volume de oportunidades reais em finalização de vendas!

Gostou deste conteúdo? Quer se manter informado a respeito de estratégias para sua empresa? Baixe o nosso e-book sobre atração e retenção de clientes para aumentar as vendas na sua loja!

Fonte:

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