ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO POR MEIO DA ENTREGA E OFERTA DE SERVIÇO NO VAREJO
Gestão do Varejo
Diferenciar a sua empresa de varejo das concorrentes é um passo importante para fidelizar seus clientes e aumentar as vendas. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento de negócio.
Apesar de muitas pessoas ainda relacionarem o varejo com questões como ponto de venda, variedade de produtos, estoque, preços e vitrine, nada disso é eficaz para diferenciar empresas similares. A qualidade da prestação dos serviços é que tem o grande potencial para fazer isso.
Desta maneira, desenvolver uma estratégia de diferenciação por meio da entrega e oferta de serviço no varejo é marcar pontos com o seu cliente. Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas valiosas sobre o assunto. Confira!
Importância da oferta de serviço no varejo
Como já dissemos, a época em que as empresas conquistavam a visibilidade de seus clientes por meio de disputas de preço, vitrines diferenciadas ou propagandas cada vez mais invasivas e cansativas já passou.
Hoje, para que uma empresa de varejo ganhe destaque, é importante que sua oferta de serviço seja realizada de forma diferente —, oferecendo valor ao cliente por meio do atendimento diferenciado, dos serviços de conveniência prestados e também das facilidades financeiras oferecidas.
Entenda melhor essas ofertas com os exemplos abaixo:
Serviços de conveniência
Quando falamos em serviços de conveniência, estamos tratando de detalhes que, muitas vezes, fazem a diferença no atendimento e fidelizam o cliente, já que trazem satisfação e também a sensação de privilégio.
Entre os serviços de conveniência que podem ser parte de sua estratégia, é possível destacar:
-
entregas em domicílio;
-
entrega com data e/ou horários agendados;
-
prazo de garantia ou de troca estendidos;
-
café ou espaço de atendimento diferenciado;
-
cursos para usar os produtos adquiridos.
Serviços complementares ao produto
Outra forma de criar um vínculo mais forte entre sua loja e seu cliente e diferenciar o atendimento, é oferecer serviços complementares à compra de determinado produto ofertado por você.
Essa oferta deve ser feita de forma complementar ao foco do seu negócio, ou seja, não deve desvirtuar o objetivo da loja nem seu direcionamento.
Em uma loja de materiais de construção, por exemplo, a oferta complementar pode ser de equipamentos e acessórios necessários para as atividades de construção ou mesmo vestuário e calçados específicos para esse trabalho.
Serviços financeiros
Também é válido buscar oferecer serviços financeiros — elementos que tornem as transações financeiras mais fáceis e descomplicadas para seu cliente.
Se sua loja de materiais de construção trabalha com a venda de produtos utilizados por prestadores de serviço, é possível oferecer cartões pré ou pós-pagos. Com eles, o prestador de serviço pode adquirir os materiais necessários contando com um pagamento realizado de forma direta e segura pelo contratante do mesmo.
Comunicação e fidelização por meio de SMS integrada ao sistema de gestão
Também é possível aproveitar-se das ferramentas de gestão para criar e desenvolver um relacionamento de proximidade entre seu negócio e seus clientes.
Por meio do disparo de mensagens via SMS integrado à solução de gestão, é possível enviar notificações sobre pagamentos, como agradecimento por pagamento realizado ou nota fiscal emitida, enviar mensagens especiais em datas como aniversários, entre outras, e, desta forma, estreitar o relacionamento com o cliente.
E então, gostou das nossas dicas? Se deseja saber mais sobre como realizar a oferta de serviço no varejo e se diferenciar da concorrência, ou ainda conhecer as possibilidades do Cartão Obra Fácil, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo!
Fonte: