QUAL A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NOS MEIOS DE PAGAMENTO?
Processamento de Meios de Pagamentos
Conteúdo atualizado em: 04/07/2019
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À medida que o tempo passa, os meios de pagamento sofrem uma série de transformações para garantir a conveniência dos compradores. O que antes era pago em papel-moeda, vem sendo substituído, gradativamente, por cartões de débito e de crédito.
A internet chegou para expandir cada vez mais os horizontes das empresas e dos clientes, modificando as formas de pagamento e de comunicação vigentes em nosso mercado. Dessa forma, um empresário precisa se preparar para esse cenário tecnológico, caso ele queira aumentar a rentabilidade de seu negócio.
Mas você, leitor, sabe qual é a importância de se investir em novos meios de pagamento? Ou qual é o papel da internet na evolução desse processo? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Por que investir em novos meios de pagamento?
O mercado consumidor vem acompanhando as modificações que os avanços tecnológicos estão causando em nossa sociedade. Os clientes, ao escolherem o que e onde comprar seus produtos, buscam cada vez mais benefícios e comodidades nas formas de pagamento.
Um estudo realizado pela MasterCard e a Prime Research avaliou mais de 2 milhões de postagens realizadas em redes sociais sobre pagamentos móveis. Os resultados dessa investigação indicam que os varejistas precisam inovar em suas formas de pagamentos, pois seus clientes estão em constante procura por mais comodidade e simplicidade.
Uma empresa que quer se consolidar no mercado de trabalho, portanto, precisa acompanhar essas mudanças a fim de fidelizar sua clientela e atrair novos consumidores.
Qual é o papel da internet na inovação nos meios de pagamento?
A internet revolucionou todos os campos sociais e econômicos em nossas vidas. Hoje em dia, é possível fazer uma videoconferência em tempo real com alguém do outro lado do mundo, realizar transações bancárias com correntistas de outros países e até mesmo reservar hospedagens em um hotel em uma ilha paradisíaca do sudeste asiático sem sair de casa.
Pois é: tudo mudou, e o varejo não ficou fora dessa. Antigamente, um estabelecimento fechava às 19h e só voltava a ter contato com seus clientes na manhã do outro dia. Atualmente, independentemente do horário e graças à internet, uma loja pode fechar contratos ou realizar vendas 24 horas por dia.
Os consumidores e o mercado estão ficando cada vez mais exigentes — e com razão. As tendências para o futuro das transações incluem dois aspectos principais. Veja só!
Conveniência nas formas de pagamento
A famosa frase “tempo é dinheiro” deve ser levada muito a sério no ramo dos negócios. Os clientes querem gastar menos tempo pagando e mais tempo consumido e usando seus produtos.
O simples fato de tirar a carteira do bolso pode ser um empecilho para alguns consumidores ao efetuarem compras em um determinado estabelecimento.
Tempos modernos exigem meios de pagamento ágeis e eficientes, e as seguintes tecnologias podem facilitar as formas de pagamento:
- reconhecimento biométrico;
- cartões sem contato;
- carteiras digitais;
- cartão de marca própria.
Programa de recompensas
Para que uma empresa possa aumentar seus lucros, é preciso que seus clientes sempre retornem às suas lojas ou sites para comprarem mais produtos em outras ocasiões.
Nesse contexto, criar um programa de recompensas ou de pontos (também conhecido como programa de fidelidade) que gera benefícios à medida que mais compras são realizadas pode ser uma excelente medida para a retenção de clientes em um negócio.
Veja o seguinte exemplo: um consumidor comprou uma calça em uma determinada loja. Durante esse processo, ele efetuou um cadastro em seu banco de dados e começou a participar de seu programa de recompensas. A partir da segunda compra, ele ganha 10% de desconto em toda aquisição que for efetuada nesse empreendimento.
Apesar de ser uma situação fictícia, é possível perceber que quanto mais produtos o cliente consome, mais vantagens e descontos ele tem. Tal medida é favorável para ambos os lados, já que o consumidor pode economizar dinheiro em suas compras e o comerciante, por sua vez, vender mais produtos.
Quais são as vantagens das inovações dos meios de pagamento?
As inovações dos meios de pagamento aproximam a sua empresa do seu consumidor, fazendo com que ela seja a principal preferência dele na hora de realizar uma compra. A seguir, mostramos o que o seu negócio tem a ganhar ao colocar essa inovação. Acompanhe!
Aumento nas vendas
Ainda que seja um menor número, nem todos os consumidores fazem uso de cartão de crédito. Alguns dão preferência ao boleto, por exemplo, simplesmente porque querem ganhar um desconto no pagamento à vista nas compras online. Por esse motivo, ao inovar os seus meios de pagamentos, as suas chances de o cliente fechar o carrinho e concluir a compra aumentam.
Ser flexível e disponibilizar ao cliente várias possibilidades de pagamento faz com que o seu negócio tenha mais credibilidade e se destaque em seu segmento.
Segurança no processo de compra e venda
Muitos consumidores sentem ou já sentiram medo de disponibilizar seus dados pessoais para efetuar uma compra em lojas online.
No entanto, é importante ressaltar que os meios de pagamento inovadores contam com programas de segurança que permitem a troca de informações sem que o consumidor corra o risco de ter seus dados hackeados. Dessa forma, o consumidor se sentirá mais confiante ao concluir a compra e indicará os seus serviços ou produtos aos seus amigos e familiares.
Possibilidade de atender um número maior de clientes
Alguns consumidores só trabalham com cartão de crédito, outros apenas com transferências bancárias — em outras palavras, eles se organizam financeiramente de diversas maneiras. Por esse motivo, ao inovar nos meios de pagamento, você tem a possibilidade de atender a um número maior de clientes.
Isso pode, inclusive, ser o diferencial do seu negócio, tendo em vista que muitas empresas ainda não entenderam essa importância e dificultam a negociação na hora de o consumidor fechar o carrinho.
Quais são as tendências dos meios de pagamento para 2019?
Estar atento às tendências dos meios de pagamento é uma maneira de inovar no seu segmento e, consequentemente, atrair mais consumidores. A seguir, separamos as principais delas que você precisa conhecer. Veja!
Pagamento sem interação humana
Já imaginou a possibilidade de o seu cliente realizar as suas comprar sem ser necessário uma interação humana? Sim, isso é possível!
Na Amazon Go, por exemplo, o cliente pode realizar suas aquisições sem precisar passar no caixa. Todos os produtos são cobrados automaticamente na conta da Amazon e o consumidor pode acompanhar a compra pelo seu smartphone.
NFC (Contactless)
Por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC), os clientes têm a possibilidade de efetuar seus pagamentos apenas aproximando o seu smartphone das máquinas de cartão. Essa conexão acontece via radiofrequência, agilizando o atendimento.
Criptomoedas
As moedas digitais ganharam muita notoriedade nos últimos anos. Elas têm códigos que podem ser convertidos para a moeda nacional e, por esse motivo, se tornaram uma das grandes tendências da inovação dos meios de pagamento. Já pensou em aceitar Bitcoins em seu negócio? Pois bem, esse é o momento que você precisa levar isso em consideração.
Agora que você já conhece as inovações dos meios de pagamento e entendeu a importância delas, é hora de colocar essas dicas em prática no seu negócio. Com o passar do tempo, você perceberá que o número de clientes fiéis à sua marca aumentará e o seu negócio terá uma maior desenvolvimento.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então fale com um de nossos especialistas: eles estão prontos para explicar como tudo funciona!
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