SAIBA MAIS SOBRE OS RELATÓRIOS MAIS IMPORTANTES PARA A GESTÃO EMPRESARIAL

Gestão do Varejo


            SAIBA MAIS SOBRE OS RELATÓRIOS MAIS IMPORTANTES PARA A GESTÃO EMPRESARIAL

Todo empreendedor quer que sua empresa cresça cada vez mais. Para tornar esse desejo uma realidade, entretanto, é preciso que o desempenho do negócio esteja em constante evolução. E uma das chaves para isso é fazer uma boa gestão empresarial, com base em relatórios que permitam corrigir erros e planejar novas ações.  

Por que relatórios são tão importantes para a gestão empresarial?

Sem o monitoramento frequente de todos os dados importantes para cada área e atividade do negócio, não é possível saber, por exemplo, aquilo que está dando resultado e o que precisa melhorar. Os relatórios de gestão são a forma mais eficaz de avaliar o trabalho que está sendo feito.

Vale lembrar que um bom relatório deve conter os objetivos perfeitamente definidos, linguagem clara, indicadores analíticos estratégicos e formato adequado para fácil entendimento. Para que você conheça os relatórios mais essenciais e descubra como eles devem funcionar, separamos a seguir alguns exemplos.

Quais tipos são os mais importantes para o gerenciamento do negócio?

1. Relatório de faturamento

O documento permite a análise de quanto a empresa fatura por mês. É fundamental que ele seja produzido por pessoas que tenham noção da relevância e da precisão dos dados para o desenvolvimento do negócio. Afinal, qualquer falha ou descuido pode gerar prejuízos no funcionamento da empresa. Portanto, esteja muito atento.

O ideal é que a produção seja mensal, para que, assim, seja possível avaliar quais são os melhores períodos de vendas e, também, os menos satisfatórios.  

2. Relatório de fluxo de caixa

É por meio desse relatório que a diretoria conseguirá identificar qual é a situação financeira da empresa e planejar o futuro do negócio. Caso existam recursos no caixa, por exemplo, aumentam as chances de investir em algo que melhore a receita.

Provavelmente você já sabe, mas é sempre válido reforçar: esse documento deve estar sempre atualizado. O conselho é que os lançamentos de entradas e saídas sejam incluídos diariamente, a fim de evitar possíveis erros nos números. 

3. Relatório de vendas

A área de vendas no varejo é a mais importante para a geração de receita, por isso, a gestão da empresa deve dar atenção especial aos relatórios para acompanhamento da evolução das vendas no período (seja diário, semanal e/ou mensal).

É importante analisar quais produtos estão com melhor performance e quais estão com baixa saída, para rever a estratégia e não perder nenhuma oportunidade comercial!

O relatório pode auxiliar, também, a identificar qual equipe de vendedores ou colaborador está sendo mais produtivo e qual precisa aprimorar os resultados. É fundamental para o gestor ter conhecimento de quanto está sendo vendido e ter estratégias muito claras para aumentar cada vez mais este resultado.

4. Relatório de estoque

Vital para o desempenho do negócio, o documento é o segredo para manter um controle de estoque eficiente. A periodicidade deve ser estabelecida pelo gestor, mas é importante que seja atualizado constantemente.

No relatório, devem estar descritas com objetividade informações como: quantidade vendida de cada produto, custo unitário, custo total e saldo no estoque físico.

5. Relatório de compras

Para garantir a demanda de suas vendas, é importante ter um bom plano de compras e, para apoiá-lo, é imprescindível contar com o relatório de compras.

Nele, deverão constar os itens orçados, comprados, aguardando entrega, previsão de data de entrega e itens já recebidos. Algumas soluções, inclusive, auxiliam ainda mais a gestão a partir da sugestão de compras com base no histórico da loja.


CONFIRA O INFOGRÁFICO >> CLIQUE AQUI!


E então, leitor? Qual desses relatórios fazem parte da gestão empresarial do seu negócio? Que tal nos contar sobre as suas experiências? Compartilhe nos comentários.

 

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.