PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA VAREJO EM 2017: O QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR?
Gestão do Varejo
A criação de um planejamento estratégico envolve a definição e implementação de ações que são tomadas, visando o alcance dos objetivos e metas elaboradas. Sendo assim, pode-se dizer que ele ajuda a visualizar onde se deseja chegar, qual é o caminho necessário para isso, qual a situação atual da empresa e o que precisa ser feito.
No artigo de hoje vamos falar sobre a importância que ele tem para uma empresa e como pode ser elaborado. Confira!
Quais são as vantagens da criação de um planejamento estratégico?
Identificação de melhorias
Como uma parte do planejamento estratégico envolve identificar a situação atual da empresa, é necessário avaliar quais são as forças e fraquezas que afetam os resultados do negócio. Elas estão relacionadas aos processos internos e conhecê-las e saber trabalhar cada situação permite aumentar a eficiência das atividades.
Identificação de influenciadores externos
Já nesse caso, o foco da análise são as oportunidades e ameaças, que, caso concretizadas, afetam a rotina da empresa. Por se tratarem do ambiente externo, podem estar ligadas aos clientes, concorrentes, fornecedores, ou mesmo à criação de uma nova lei, por exemplo.
Definição de planos de ação mais acertados
Com a definição dos objetivos e as estratégias que serão adotadas, a elaboração dos planos de ação se torna mais acertada ― visto que o foco passa a ser os resultados esperados. Para facilitar essa tarefa e fazer com que ela contemple até os níveis mais baixos, o ideal é “quebrar” os objetivos em metas menores, de acordo com a responsabilidade de cada equipe.
Orienta para resultados
O planejamento estratégico é desenvolvido de forma que oriente os gestores a respeito do que precisa ser feito para que a empresa possa chegar aos objetivos esperados. Então, pode-se dizer que todas as ações são direcionadas para os resultados.
Como ele pode ser elaborado?
Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a criar o planejamento estratégico para sua empresa em 2017:
Defina o objetivo
O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é apontar quais são os objetivos que se espera alcançar no próximo ano. É a partir desse ponto que as ações começam a ser criadas, se tornando mais eficazes.
Analise a situação atual da empresa
Comparando com o que se espera, quão distante sua empresa está desse objetivo? O diagnóstico é o que vai apontar quais são as mudanças necessárias, quais fraquezas precisam ser eliminadas, o que pode ser feito em termos de melhorias e como os riscos podem ser reduzidos ― ou eliminados.
Faça uma avaliação de mercado
Também é preciso analisar como o mercado se encontra ― lembra que falamos das ameaças e oportunidades? ― e quais condições podem afetar o planejamento estratégico. Sendo assim, é necessário identificar quais soluções podem ser adotadas para eliminar ou minimizar os impactos negativos desses fatores externos, ou para aproveitar melhor os riscos positivos.
Planeje as ações
É nesse momento que se inicia a fase prática da aplicação do planejamento. Aqui, os planos são definidos de acordo com os níveis ― estratégico, tático e operacional.
Para que as ações se mantenham coerentes com a estratégia geral, o ideal é planejar em cascata, ou seja, dos maiores até os menores níveis. Assim, se tem mais garantia de que uma meta operacional estará totalmente alinhada ao objetivo organizacional.
Implemente melhorias
Aqui, é realizada a implementação do plano que foi criado com base em todas as ações que foram definidas inicialmente. Como exemplos de melhorias, podemos citar:
- Adoção de uma política de cobrança mais estruturada e transparente;
- Diversificação das formas de pagamento;
- Reveja os processos de sua loja, tanto administrativa como operacionalmente;
- Investimento em tecnologia.
Pode ser que o planejamento estratégico não seja elaborado de forma acertada logo no início, tendo em vista que pode haver alguns fatores que não tinham como ser previstos e que causam impactos nos resultados. Logo, a orientação é a de que esse plano seja revisado semestralmente, ou quando houver alguma mudança nas premissas estabelecidas ― como a entrada de um novo concorrente, por exemplo.
Gostou desse artigo? Então aproveite e saiba como elaborar o planejamento tributário da sua empresa!
Caso tenha alguma dúvida específica, fale com um de nossos consultores! Envie seu e-mail para comercial@infoxnet.com.br e veja como podemos auxiliar o seu negócio!
Fonte: