10 DICAS PARA REDUZIR CUSTOS DE MANEIRA INTELIGENTE NA EMPRESA
Gestão do Varejo
Desafio é uma palavra constante no dia a dia do varejista. Apesar do cenário econômico parecer instável, os gestores devem buscar alternativas para driblar o pessimismo e encontrar soluções alternativas para o sucesso do seu negócio! Existem algumas medidas que podem ser tomadas até que as coisas se normalizem novamente e elas não são difíceis de serem aplicadas.
Basta tomar o controle da situação e agir racionalmente. Nós da INFOX sabemos como contornar essa situação e trazemos para você uma seleção com 10 dicas para reduzir custos na sua empresa e poder superar as expectativas do varejo. Interessou-se pelo assunto? Então continue a leitura!
1– Cortando despesas desnecessárias
Tudo o que é supérfluo deve ser cortado, sejam grandes ou pequenos gastos. Conscientize os seus funcionários quanto ao uso de papel e impressora, copos plásticos, energia elétrica, água, limpeza do ambiente e alimentos. Assim, você gastará menos com esses itens.
2– Pagando as contas em dia
As multas e juros cobrados por atraso das contas é um gasto que pode muito bem ser evitado se você pagar a sua conta em dia. Mesmo que você tenha uma equipe designada para isso, reforce sobre essa necessidade e tenha os dados sempre ao seu alcance.
3– Adaptando os seus impostos para reduzir custos
Se você não entende os impostos que está pagando, converse com o seu contador e peça para que ele lhe explique. Solicite, se necessário, a alteração para um novo enquadramento tarifário. Se isso for possível, você economizará bastante dinheiro com essas taxas.
4– Não abrindo mão da publicidade do seu negócio
Apesar de estarmos falando sobre cortes de gastos, você não deve abrir mão da publicidade do seu negócio, pois exatamente nesse momento de instabilidade econômica, é isso que atrairá o consumidor até os seus produtos e serviços. Se possível, invista nessa área.
5– Conversando com os seus fornecedores
Tenha uma conversa franca com os seus fornecedores e tire todas as suas dúvidas quanto ao produto e o que pode ser feito para melhorar os valores cobrados e repassados para o cliente. Juntos, vocês chegarão a um consenso no qual todos sairão ganhando.
Aproveite também para realizar uma curva ABC para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio e foque em negociar com esses fornecedores. Também, faça o levantamento da Margem de Contribuição para saber quanto você precisa faturar para pagar seus custos fixos e ter lucro.
6– Pesquisando novos fornecedores
Se não for possível baixar os preços dos produtos atuais, pesquise por novos fornecedores. Conhecer novos insumos e novas marcas não fará mal algum e, muitas vezes, faz com que você descubra itens muito bons e com valores bem menores.
7– Mantendo uma equipe qualificada
Mesmo que os melhores profissionais custem mais, ainda assim são eles que conhecem melhor a sua empresa e sabem o que fazer para que as coisas aconteçam. Não abra mão de uma equipe qualificada, garantindo treinamentos e zelando pelo bem-estar dos funcionários.
8– Lendo atentamente seus contratos
Tenha o cuidado de sempre ler muito bem os seus contratos. Veja se o aumento repassado é legal, esteja atento às renovações automáticas e, se necessário, solicite a ajuda de um especialista, normalmente alguém da sua equipe ou o seu advogado.
9– Comprando conforme a demanda
Não meta os pés pelas mãos comprando muitos produtos para estocar. Essa não é a melhor alternativa. Adquirindo somente o que é consumido, você gastará menos com o armazenamento e terá um fluxo constante na empresa, garantindo a satisfação do cliente.
Faça um planejamento entre contas a pagar e contas a receber para que a saída de capital não impacte no fluxo de caixa e, desta forma, não afete a saúde financeira de sua empresa. É necessário avaliar a previsão de entradas de receitas para estabelecer as rotinas de compras.
10– Sustentando o seu padrão
Não adianta oferecer produtos inferiores ou baixar a qualidade dos seus serviços. Sustente o seu padrão e, dessa forma, os clientes não abandonarão o seu negócio. Faça a diferença entre os concorrentes e os consumidores cuidarão da sua propaganda boca a boca.
Quer mais um jeito inteligente de reduzir custos? Converse com nossa equipe de especialistas e veja como nossa solução “Varejo Avançado” pode auxiliar os seus processos.
Fonte: