Pensando em um e-commerce para sua loja? Veja como se planejar

Gestão do Varejo


            Pensando em um e-commerce para sua loja? Veja como se planejar

Uma nova forma de vender que veio para ficar. O e-commerce ou comércio eletrônico, caiu nas graças do consumidor que valoriza a praticidade de comprar e receber em casa, sem se preocupar com o horário, nem com a localização geográfica e ainda, aproveitando muitas vezes, descontos e ofertas exclusivas.

A possibilidade de atender a milhares de clientes saindo dos limites da sua cidade ou sua região parece uma alternativa bastante atraente para o lojista de materiais de construção. E de fato é, pois, permite uma abrangência que não seria possível ou demandaria um grande investimento no formato de loja física. Com isso, as chances de crescimento e sucesso se tornam bem maiores.

ESTÁ PENSANDO EM CRIAR UM E-COMMERCE?

Antes de tomar a decisão de montar o e-commerce, você deve se atentar a alguns pontos que devem ser levados em consideração, pois criar uma loja virtual é como abrir uma filial, com custos reduzidos, mas que exige uma operação mínima para poder funcionar.

Uma dica importante para você, lojista: independente se sua loja vai ter ou não um e-commerce, o que ela NÃO pode deixar de ter é um site, pois mesmo que ele ainda não gere vendas, isso auxilia e muito os sites de busca como o Google a mostrar sua loja para quem procura determinado item. Caso contrário, quando seu cliente for pesquisar um produto ele pode encontrar o seu concorrente e não a sua loja.

PONTOS IMPORTANTES QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR ANTES DE CRIAR UM E-COMMERCE

  • Faça um planejamento estratégico e financeiro

Você precisa se organizar, colocando no papel todas as etapas e tudo que precisará ser feito, dentro e fora da loja, para que o e-commerce funcione da melhor maneira e trazendo resultado o mais breve possível. Nele você pode incluir também um planejamento financeiro e a política de preços que vai usar para produtos que estarão disponíveis na loja virtual.

  • Controle de estoque

Este é um dos pontos cruciais na hora de pensar em montar um e-commerce. Alguns pensam que basta ter a loja física que o estoque dela suprirá as vendas pela internet, mas não é bem assim.

O controle de estoque é extremamente importante tanto para loja física quanto para a virtual e isso afeta diretamente a imagem do seu negócio. Sem essa organização o estoque pode ter falhas, faltando itens ou comprando demais o que não tem muita saída. Se isso é ruim quando o cliente está na loja, imagine quando ele espera em casa, mas o produto não chega no prazo combinado.

E para facilitar a vida do lojista existem soluções de gestão, como a que a INFOX oferece e que traz todas as informações sobre as vendas, além auxiliar no gerenciamento de categorias de produtos, na automatização de reposição de estoque e no equilíbrio do volume de mercadorias necessárias para atender os pedidos, físicos ou virtuais.

  • Expedição e entrega

Outra prioridade é a logística e o prazo de entrega dos produtos. O setor de expedição precisa estar com seu tracking em dia para garantir que não haja atrasos e que sejam usadas embalagens apropriadas para despachar os produtos via correio.

Uma modalidade que pode ser considerada para sua loja é o clique e retire. Com ele, o cliente pode comprar no seu site de e-commerce e retirá-lo na loja física, o que representa uma grande comodidade para o consumidor e também um atrativo por poder comprar devido ao prazo curto de entrega e sem pagar frete.

  • Equipe de colaboradores para o e-commerce

É importante considerar a equipe que fará todo o trabalho interno para que o e-commerce da sua loja de materiais para construção seja bem sucedido. Você vai precisar de pessoas para acompanhar e organizar os pedidos, separar os produtos para entrega e entre outras atividades.

Você vai precisar também de pessoas aptas para o marketing do seu e-commerce, para divulgar seus produtos e sua loja nas redes sociais, nos sites de busca e em ações de promoção. Além disso, é preciso ter uma atualização constante e rápida do site da loja para evitar preços desatualizados e produtos que não estão mais disponíveis.

  • De olho no seu mix de produtos

Uma dúvida comum entre os lojistas que querem ter um e-commerce é como escolher o mix de produtos que será ofertado. Procure ofertar os produtos que são os carros-chefes da loja e aqueles que tem uma rentabilidade interessante e que possa ser transportado sem riscos de perdas.

E uma dica muito importante: você não precisa colocar todos os itens da loja física no e-commerce. Pode até parecer que, quanto mais produtos, mais clientes e pedidos, porém alguns itens podem precisar de uma estrutura a parte por um lucro não tão interessante, o que vai acabar sobrecarregando a operação e comprometendo todo o site de vendas.

Aposte também em kits para itens de baixo custo e que não seriam viáveis de serem vendidos somente com uma unidade.

  • Atenção na hora de escolher a plataforma

Escolha uma plataforma de e-commerce para o seu site que seja mais direcionada para o varejo. Importante também que ela seja prática para o seu cliente fazer suas compras e rápida na hora de carregar para não o deixar esperando e com isso, gerar uma experiência ruim levando a desistência da compra.

Outro ponto a ser observado é a variação de características dos produtos, por exemplo, com relação a cor, voltagem, modelo, etc. A plataforma precisa ser robusta para permitir que essas variações estejam facilmente disponíveis para quem compra e para a loja poder se organizar.

Mais dois pontos importantes: sua plataforma precisa oferecer opções variadas e seguras de pagamento e possuir integração com seu sistema de gestão, estoque e logística.

  • Solução de gestão é fundamental.

Este processo de unir dois canais de vendas (físico e virtual) só será eficiente para a sua loja de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis se a tecnologia de um sistema de gestão estiver presente. É fundamental que o lojista tenha o controle total dos dois canais através de relatórios precisos para a tomada de decisão correta.

Vale lembrar também que, com a tecnologia, a experiência de compra do seu cliente tende a ser mais satisfatória, pois torna tudo mais ágil, seguro e reduz riscos de erros e perdas.

A INFOX oferece uma solução completa para a gestão de todos os setores da sua loja, das vendas à entrega, tudo de forma automatizada e dinâmica. E tem mais, seu principal diferencial está na assessoria dos especialistas em varejo, que auxiliam o lojista na utilização dos dados gerados para melhorias contínuas de processos internos e eliminação de gargalos que impedem a loja de crescer ainda mais.

Fale com um consultor INFOX e saiba como transformar os resultados da sua empresa.

Fonte:

Blog Infox
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