Como implantar o marketing digital em loja de materiais para construção
Gestão do Varejo
Divulgar sua loja de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis na internet com o marketing Digital é imprescindível nos dias de hoje. Segundo pesquisa realizada pelas empresas internacionais Hootsuite e WeAreSocial, especializadas em gestão de marcas nas redes sociais, os brasileiros ficam em torno de 10 horas por dia conectados à internet, o que coloca o Brasil na segunda posição global entre os demais países. E quando se fala sobre as redes sociais, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza esses aplicativos, com uma média de 3 horas e 40 minutos por dia.
Pensar em estratégias de marketing digital para promover a sua loja de materiais de construção vai certamente trazer novos clientes, cativar ainda mais aqueles que já compram e ainda, impactar de maneira positiva nos resultados da sua empresa. Por isso, preparamos este artigo para você saber o que é marketing digital e por onde começar para coloca-lo em prática na sua loja. Vamos lá?
O que é marketing digital
Marketing digital consiste no planejamento de diversas ações para divulgação da sua loja de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis no meio on-line. Com esse planejamento será possível acompanhar os resultados das divulgações e perceber quais atingem com mais força o seu público-alvo.
Usando o marketing digital sua loja poderá se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. Além disso, vai fortalecer sua marca, realizar mais vendas e aumentar sua rede de clientes.
Como implantar o marketing digital na sua loja de materiais para construção? Veja 4 dicas:
1) Comece montando uma estratégia
Para começar, procure definir com quais públicos a sua loja quer comunicar no ambiente on-line. Veja que, para cada tipo de público, é necessário um tipo de comunicação. Por exemplo, se sua loja tem foco na venda de produtos básicos como areia, pedra e cimento, talvez seu melhor público sejam pedreiros e mestres-de-obras. Agora se você oferece itens de decoração para áreas de lazer como churrasqueiras, seu público pode ser arquitetos ou o consumidor final.
Faça uma pesquisa rápida com quem visita sua loja para saber:
– Com qual frequência ela compra materiais de construção;
– O que a pessoa leva em conta na hora de escolher uma loja;
– Quais pontos positivos e negativos ela percebe em uma loja na hora da compra;
– Qual foi a melhor experiência que ela já teve ao ser atendida em uma loja de materiais de construção.
2) Prepare sua loja para receber esse fluxo de clientes
É fundamental que sua equipe de colaboradores esteja alinhada com a estratégia de marketing digital, principalmente, para que eles estejam preparados e treinados sobre produtos e técnicas de atendimento para atender esse novo público que virá para a loja.
Além disso, outro ponto importantíssimo é garantir que seu estoque está em dia e as entregas dos produtos estão dentro do prazo combinado com o cliente e de maneira otimizada, ou seja, sem gerar mais custos para a loja. Por isso invista em uma solução tecnológica que faça a gestão completa da sua loja de materiais de construção, da venda até a expedição das mercadorias, trazendo números precisos para auxiliar gerentes e proprietários nas tomadas de decisões. Caso contrário, você corre o risco de trazer novos clientes e nem ter a certeza se o que eles procuram a loja tem para entregar.
3) Avalie se faz sentido ter um e-commerce para sua loja
Ter um e-commerce pode ser uma alternativa de vendas muito interessante, pois com o marketing digital é possível alcançar clientes de outras localidades e que não comprariam na sua loja física. Para ter um e-commerce, avalie se sua loja possui uma estrutura mínima de colaboradores que possa atender a vendas, fazer a organização das entregas e manter atualizados os preços e descrições dos produtos.
A sua loja pode contratar um site que oferece a hospedagem dos produtos e que podem integrar com o seu site ou usar os marketplaces, onde você disponibiliza seus produtos através de uma outra empresa de varejo.
4) Escolha os melhores espaços online para sua loja estar presente
Com as informações sobre o seu público e com a gestão em dia, selecione os canais do marketing digital que mais estão próximos da sua necessidade de promover sua loja de materiais para construção. Veja algumas opções de canais:
Blog: crie textos que ajudem seu cliente a resolver problemas, sanar dúvidas e criar desejo de compra. Um exemplo é você falar sobre tendências de pisos, azulejos e porcelanatos para áreas internas.
Instagram: a proposta básica do instagram é a exposição de fotos. E com isso, sua loja pode aproveitá-lo como uma grande vitrine de produtos impulsionando sua estratégia de marketing digital. Experimente montar um ambiente na loja com itens de decoração bem atrativos, faça boas fotos e perceba como atrai o público. Abuse dos stories e procure sempre humanizar o vídeo pedindo para seus vendedores falarem um pouco sobre características do produto.
Parcerias: converse com influenciadores da sua cidade e proponha a troca da divulgação da sua loja por itens que ele possa usar na casa dele ou em uma reforma. Assim os clientes vão poder conhecer e ver na prática a utilização dos produtos.
Anúncios no Google: se a sua loja já tem um site, é possível fazer anúncios para que ela apareça antes dos seus concorrentes quando seu cliente for pesquisar temas e produtos relacionados a materiais de construção.
O cliente pode buscar por “lojas de materiais de construção na minha cidade” ou “piso porcelanato cidade x”, entretanto, é importante que o seu site tenha aquele item que ele procura ou ter uma resposta para dúvida dele. Com essas dicas certamente sua estratégia de marketing digital será um sucesso. E para fazer a gestão completa da sua loja, conte com a INFOX e sua solução que combina tecnologia de sistema com assessoria de especialistas em varejo de materiais para construção. Fale com um consultor e saiba mais!
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