COMO UTILIZAR O CALENDÁRIO PROMOCIONAL PARA IMPULSIONAR AS VENDAS?
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O marketing sazonal tem sido a aposta de muitos empreendedores que enxergaram uma oportunidade em épocas específicas do ano. De modo geral, a estratégia se refere ao aproveitamento de datas especiais para impulsionar as vendas da sua empresa e evitar que as mercadorias fiquem paradas no estoque.
Quer aproveitar a sazonalidade do seu produto e alavancar as vendas do seu negócio? Então, você precisa utilizar um calendário promocional para se planejar e conquistar os clientes durante o ano todo. Confira algumas dicas para obter sucesso nessa empreitada!
Crie ofertas relacionadas ao calendário promocional
É importante lembrar que um bom planejamento é sempre primordial para garantir a eficácia de qualquer estratégia da sua empresa. Em outras palavras, é necessário tempo hábil para desenvolver e programar soluções capazes de impactar o público-alvo.
Portanto, é imprescindível que o calendário promocional seja elaborado previamente e considere eventos, como:
- datas comemorativas do ano (Natal, Páscoa, Dia das Mães, eventos regionais, entre outras);
- datas importantes para o comércio (Dia do Consumidor, Black Friday e mais).
“Na verdade, usar um calendário promocional envolve aproveitar os eventos certos para promover o seu negócio e estimular as vendas de produtos específicos.”
Para tanto, é necessário mapear as datas mais relevantes do ano para o seu nicho e região. Assim, fica mais fácil planejar as suas ações de marketing e realizar mudanças e ajustes com antecedência sem correr o risco de esquecer alguma comemoração.
Compreenda seu público-alvo para estabelecer a duração de cada ação
É preciso conhecer bem o público-alvo para planejar as melhores ações de marketing. Isto é, compreender as necessidades, os desejos e as preferências dessas pessoas e usar essas informações para enriquecer a estratégia. Afinal, não adianta nada criar uma campanha incrível se ela não se comunicar adequadamente com quem interessa para o seu negócio.
Outro ponto que merece cuidado é a duração de cada ação, pois é essencial saber quando começar e quando terminar a divulgação da campanha. Lembre-se: tudo é questão de timing e você deve ser capaz de usá-lo sempre a favor do seu empreendimento, tomando ações nos momentos ideais.
Por exemplo, uma papelaria que deixa para conversar com seu público e expor seus produtos apenas em janeiro pode estar cometendo um erro grave, pois as aulas já estariam prestes a voltar e muitos pais preferem comprar o material escolar de seus filhos com antecedência, em dezembro e, até mesmo, em novembro, para aproveitar os preços mais acessíveis.
Utilize as datas para buscar novas oportunidades
A pandemia causada pela Covid-19 fez com que as empresas precisassem se adaptar o mais rapidamente possível a um cenário de “novo normal”. Nesse contexto, alguns produtos acabaram encalhados nas prateleiras, enquanto a demanda por outros aumentou de forma considerável.
Por isso, nunca foi tão importante usar o calendário promocional para promover a rotatividade das mercadorias e até mesmo divulgar melhor ou lançar um novo produto.
Uma ideia interessante é entender bem o contexto do evento, analisar o momento atual e tentar associá-lo aos clientes e às soluções oferecidas pela sua empresa.
Com o isolamento social, uma dica legal para as vendas de final de ano, por exemplo, é divulgar brinquedos que integrem toda a família no ambiente doméstico. Os kits de artes e jogos de tabuleiro podem ser ótimas escolhas. Além disso, kits para comemorações mais intimistas e artigos para decoração da casa no período também pode ter bastante sucesso nas vendas.
Trata-se apenas de uma iniciativa simples sobre como é possível aproveitar o calendário promocional para buscar novas oportunidades em uma data comemorativa, principalmente nesse “novo normal”.
Outra ideia é investir em um comércio eletrônico a fim de expandir o alcance da sua marca. Com o isolamento social e a mudança de hábitos da população, essa é uma tendência bastante forte. Além disso, tenha em mente que sempre é fundamental encontrar meios de aprofundar o planejamento e se destacar da concorrência.
Invista na solução de ter um cartão próprio da loja
O cartão próprio da loja é uma solução que traz muitos resultados para os varejistas. Um exemplo disso é o fortalecimento da relação entre empresa e consumidor, uma vez que o cartão é aceito somente onde é emitido.
“Os eventos do seu calendário promocional podem ser uma ótima forma de incentivar o uso do cartão da loja como meio preferencial de pagamento, impulsionando ainda mais as vendas.”
Vale a pena, por exemplo, propor ações promocionais exclusivas para os portadores do cartão da sua marca. Uma ótima ideia, não acha?
Planeje seu calendário promocional com antecedência
No mundo dos negócios, o planejamento é o primeiro passo para o sucesso. Portanto, não deixe para lançar suas campanhas na última hora. O ideal é que você já tenha em mente todas as datas que pretende explorar antes mesmo que o ano se inicie.
Dessa maneira, será mais fácil calcular os gastos, encontrar parceiros e até mesmo comprar mercadorias com mais antecedência. Isso, evidentemente, costuma garantir preços bem mais atrativos.
Determine as datas-limite para suas ações
Para que o seu planejamento funcione, é importante estabelecer um período de tempo específico para cada ação. Nesse caso, o comportamento dos clientes é o parâmetro que você deve observar.
O planejamento de uma loja de chocolates para a Páscoa não é igual ao de um supermercado, por exemplo. Da mesma forma, uma livraria deve começar a sua campanha com bastante antecedência para que todos os pais sejam atendidos e os livros cheguem à tempo para as aulas.
É claro que, para entender essas métricas, você precisa fazer um acompanhamento meticuloso dos resultados e observar atentamente o comportamento dos clientes nos anos anteriores. Uma empresa especializada pode oferecer muitas soluções para otimizar esse processo. Especialmente agora, nesse contexto de pandemia, em que tudo é novo para todos.
Fique de olho também no calendário internacional
Algumas datas comemorativas são bastante famosas no mundo, mas nem sempre são tão conhecidas no Brasil. É o caso do Halloween, por exemplo. Entretanto, ainda que não sejam muito populares, algumas pessoas se interessam por elas e desejam comemorá-las. Assim, dependendo do seu nicho de atuação, pode ser bem interessante conhecer e explorar essas datas.
Capriche na divulgação de suas ações promocionais
Não adianta criar uma campanha muito atrativa se você não a divulgar de maneira adequada. Por isso, entenda quais são os melhores canais para alcançar seu público e inclua no seu planejamento os eventuais custos de divulgação.
Agora que você já conhece as melhores dicas para utilizar um calendário promocional e alavancar suas vendas, é hora de arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa! Nada de deixar as ações de marketing para última hora. Trace planos desde já e os coloque em prática para identificar o que funciona ou não para a sua empresa.
Este conteúdo foi interessante para você? No nosso blog, você vai encontrar muitas outras dicas incríveis como essas. Portanto, continue conosco e veja também 3 dicas para chamar a atenção dos seus clientes.
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