Como ajudar seu cliente a comprar mais e melhor
Gestão do Varejo
Ajudar o cliente a comprar materiais de construção, elétricos e hidráulicos na quantidade certa é sinônimo de qualidade na venda e no atendimento porque evita o desperdício, o que é bom tanto para o cliente quanto para o meio ambiente. Além disso, comprar mais materiais do que o necessário pode resultar em gastos desnecessários para o cliente.
Ao orientar o cliente a comprar a quantidade certa de materiais, você e sua loja estarão demonstrando que se preocupam com as necessidades dele e estão dispostos a ir além para garantir que ele esteja satisfeito. Isso pode levar a uma maior satisfação do cliente e a recomendações positivas.
Outro ponto importante é a redução de devolução de materiais, um ponto que gera muito prejuízo para as lojas de materiais de construção, elétricos e hidráulicos.
Neste artigo, selecionamos alguns exemplos que você e sua equipe podem aplicar no atendimento e que vão ajudar seu cliente a comprar.
COMO AJUDAR O CLIENTE NA HORA DE COMPRAR TELHAS
Para ajudar seu cliente a comprar a quantidade correta de telhas para a casa dele, você pode seguir os seguintes passos:
1) Escolhendo o tipo da telha
Ajude a escolher o tipo de telha, ressaltando que, dependendo do modelo escolhido, o cliente precisará de uma quantidade maior ou menor de telhas.
Abaixo, destacamos alguns modelos de telhas e a respectiva quantidade necessária por metro quadrado:
- Telha americana = 12,5 m²
- Telha colonial pequena = 24 m²
- Telha colonial grande = 16 m²
- Telha francesa = 16 m²
- Telha italiana = 14 m²
- Telha portuguesa = 17 m²
- Telha romana = 16 m²
2) Dimensões da laje
Oriente seu cliente ressaltando que ele precisa conhecer as dimensões da laje (largura e comprimento), em metros, sem esquecer de somar com as medidas do beiral.
3) Inclinação do Telhado
A inclinação do telhado é, também, um fator fundamental para calcular a quantidade ideal de telhas que seu cliente precisa considerar.
Com essas informações, seu cliente pode calcular a quantidade de telhas da casa dele através desta fórmula:
Número de telhas = Área da Laje X (1 + Inclinação) X Metro quadrado da telha escolhida
Por exemplo: se o telhado for feito com telhas coloniais pequenas (24 telhas/m²) em uma laje tem 5,50 metros de largura, e 3 metros de comprimento, o cálculo será:
Número de telhas = (4.5 * 3) * (1 + Inclinação) * 24
COMO AJUDAR O CLIENTE QUANDO FOR COMPRAR PISOS E REVESTIMENTOS PARA BANHEIRO
Comprar pisos e revestimentos requer um pouco de atenção por parte do cliente ou prestador de serviço contratado. Pois são inúmeros os casos de compra em quantidades inferiores do necessário. E nem sempre é possível corrigir o erro, obrigando a terminar a obra com outro produto de aspecto diferente.
Alguns pontos básicos que você ou o pessoal podem orientar seu cliente na compra deste tipo de produto:
1) Medir a Área
Seu cliente precisa medir a área do banheiro, compreendendo: o comprimento e a largura do chão, bem como a altura e o comprimento de todas as paredes.
2) Calcular a Área do Piso
Para calcular a quantidade de peças de cerâmica necessárias, basta multiplicar a largura do ambiente pelo comprimento. Por exemplo, se o banheiro do seu cliente tiver 2 metros de largura e de comprimento, a área total será de 4 metros quadrados.
3) Calcular a Área da Parede
No caso das paredes, seu cliente terá de multiplicar a largura de cada parede pela altura do ambiente. Em seguida, subtraia a área de portas ou janelas que existirem em cada uma delas, pois elas não receberão revestimento.
4) Adicionar Margem de Erro
Muito importante que seu cliente adicione uma margem de erro de 5% ao cálculo do revestimento do piso e das paredes. A razão disso é que muitas das peças serão recortadas e algumas das cerâmicas do piso ou da parede serão usadas apenas parcialmente.
5) Calcular a Quantidade de Caixas
Informe ao seu cliente quantos metros quadrados vem na caixa do produto que ele escolheu. Com esse dado, basta dividir a metragem quadrada que se precisa pela quantidade existente em cada caixa, para saber quantas caixas serão necessárias.
Lembre-se sempre de arredondar esse número para cima quando o resultado for um valor quebrado, como 2,6m, por exemplo.
ORIENTAÇÃO CERTA PRECISA DE UMA BOA GESTÃO
Você viu até aqui que, orientar seu cliente a comprar as quantidades certas de materiais para a obra dele traz benefícios tanto para quem compra, quanto para a operação da sua loja. Afinal de contas, para o cliente a construção da casa é um sonho de vida, mas o conhecimento dos detalhes faz muita falta.
Mas para sua loja orientá-lo da maneira correta e ter mais qualidade na venda, é preciso uma gestão completa que garanta um estoque sem erros e uma entrega com agilidade e dentro do prazo.
É neste ponto que entra a INFOX, já que temos mais de 25 anos atendendo lojas de materiais de construção, materiais elétricos, hidráulicos e móveis. E o que não falta são exemplos de empresas que, com nossa tecnologia e conhecimento, melhoraram seus processos, passaram a ter um controle mais rigoroso do estoque e duplicaram seu faturamento, por atender as expectativas dos clientes.
Fale com um consultor INFOX hoje mesmo e peça uma avaliação da sua loja!
Fonte: