Saiba o que é TEF e porque ela é tão importante para sua loja
Gestão do Varejo
Entenda por que a TEF, uma inovação que trouxe mais agilidade e segurança para as empresas na hora de fazer transações financeiras, é fundamental para a rentabilidade da loja.
No varejo, são realizados milhares de transações financeiras todos os dias, seja através de bancos ou por meios eletrônicos, ou também conhecida como TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). Aliás, você sabe o que é TEF e porque ela é fundamental para lojas?
A TEF é um sistema que facilita transferências financeiras quando o cliente usa cartões de crédito ou débito e que pode ser usado por empresas de diversos segmentos e portes. Por isso, preparamos este artigo para você que é lojista de materiais para construção, elétricos e hidráulicos ou móveis.
Esclareça suas dúvidas lendo este artigo e conferindo as vantagens da TEF, uma inovação que trouxe mais agilidade e segurança para as empresas na hora de fazer transações financeiras.
Boa leitura!
Saiba o que é TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)
A principal característica da Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é permitir a transferência eletrônica de pagamentos de uma compra feita através de cartões de crédito e débito, com maior rapidez e controle.
Por este motivo, é fundamental que você saiba o que é TEF e porque ela é importante para lojas pois, além de trazer agilidade e segurança, ela possibilita que o sistema comercial da loja seja integrado às operadoras das maquininhas de cartão.
Portanto, a TEF é uma tecnologia de vendas integrada, criada para trazer vantagens tanto para o comércio quanto para seus consumidores, usando atributos como otimização de processos, ganho de tempo na análise dos pagamentos recebidos entre outros.
Por que integrar um sistema ERP com a TEF?
Partimos do princípio que, um sistema de gestão ERP tem a função de facilitar e organizar a administração de uma loja de materiais de construção, materiais elétricos ou hidráulicos e móveis. E a gestão financeira faz parte disso.
Por este motivo, ter a TEF integrada ao sistema auxilia o lojista a concentrar todos os registros de vendas em um só lugar. Além disso, permite o controle de todas as movimentações financeiras do negócio para a contabilidade ter uma gestão eficiente e tranquila.
Mais vantagens que a TEF gera para lojas:
- Negociar melhores taxas: possibilidade de negociar taxas melhores, pois a TEF é multiadquirente, ou seja, permite integrar com mais de uma operadora de cartões.
- Amplia a flexibilidade no pagamento: permite o lojista receber por um número maior de bandeiras de cartões, evitando não concretizar a venda e, além disso, trazendo comodidade para o cliente.
- Proteção contra fraudes: a TEF é segura e protege informações sobre a venda, do vendedor e do cliente.
- Relatórios detalhados: se sua loja tiver uma solução de gestão completa é possível integrar as informações da TEF para gerar relatórios financeiros mais detalhados para controle das vendas da loja e centralizar todos os dados.
Entenda porque a conciliação de cartão de crédito e débito é fundamental para o varejo.
Além de saber o que é TEF e porque ela é fundamental para lojas, o(a) dono(a) de estabelecimentos que vendem materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis precisa estar ciente da importância da conciliação de cartões.
Todos os dias, sua loja deve fazer diversas vendas e, para cada contrato com a operadora da maquininha do cartão, haverá taxas diferentes entre elas. E se a sua loja utiliza o recurso da antecipação dos recebimentos, haverá ainda mais taxas diferenciadas.
Por isso, a conciliação é importante, pois ela analisa os dados das vendas feitas pelo cartão de débito ou crédito e indica se há inconsistências nos recebimentos e taxas.
Risco para a rentabilidade da loja
O lojista que acha que isso não é importante pode estar perdendo muito dinheiro, pois possíveis erros e cobranças indevidas não serão contabilizadas, ou seja, gerando prejuízo e perda de rentabilidade na operação.
Confiar nos relatórios que as adquirentes geram é uma prática comum entre os lojistas, quando o ideal é confrontar com os dados internos da loja para realizar uma conciliação mais eficaz. Além disso, o(a) empreendedor(a) terá que verificar diversos documentos, já que cada operadora disponibiliza os seus próprios relatórios que nem sempre vem com muitas informações.
Benefícios para sua loja com a conciliação de baixa:
- Controle de todas as informações em um único lugar;
- Análise de cancelamentos e estornos (chargebacks);
- Controle de antecipação e descontos;
- Gestão do fluxo de caixa com valores a receber;
- Visão completa dos recebimentos bancários;
- Conciliação de taxas e valores recebidos no controle do livro caixa (conta de resultado do recebíveis);
- Rastreabilidade por lançamento nas contas a receber de cada transação por NSU, POS e CÓDIGO LÓGICO permitindo total auditoria das ocorrências;
- Controle das taxas administrativas cobradas pelas adquirentes na visão analítica e consolidadas por mês ou ano vigente pelos relatórios de gestão de despesas.
O QUE É PRECISO TER PARA VER OS RESULTADOS DA TEF
Até aqui você conferiu o que é TEF e porque ela é fundamental para lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis. Agora vamos falar de alguns pontos que a sua loja precisa ter para que os resultados da TEF sejam percebidos.
Uma delas é a conexão de internet da sua loja, que precisa ser de boa qualidade e dedicada ao sistema. Com isso, você não corre risco de falhas durante as transações e perder vendas por isso.
Outro ponto muito importante é ter uma solução de gestão robusta e confiável para garantir, não só a integração com a TEF, mas que traga relatórios completos sobre todos os setores da loja, inclusive para a conciliação de cartões.
E onde encontrar uma solução de gestão? Com a INFOX, que oferece além da solução, assessoria de especialistas em varejo para auxiliar você e sua equipe a utilizar boas práticas para aumentar sua rentabilidade. São mais de 25 anos atuando no segmento de varejo, acumulando um profundo conhecimento sobre o segmento de construção, elétrico, hidráulico e móveis.
Saiba mais sobre a INFOX, falando com um de nossos consultores.
Fonte: