Por que contar com um acompanhamento operacional? Venha descobrir!
Gestão do Varejo
O planejamento operacional é indispensável para o sucesso dos negócios, principalmente no segmento do varejo. As ações estratégicas e preventivas precisam ser colocadas em prática para que a empresa alcance a eficiência operacional sem precisar fazer cortes inesperados. Elas vão evitar a ocorrência de problemas que poderão impactar o futuro da loja ou do empreendimento.
Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona um serviço de acompanhamento operacional, além de mostrar quais aspectos influenciam os resultados do negócio. Além disso, vamos falar sobre a importância de contar com um serviço de acompanhamento operacional e fornecer detalhes sobre a otimização de processos, a correção de problemas e muito mais.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!
O que é o serviço de acompanhamento operacional?
Acompanhamento operacional é um processo contínuo de gerência das etapas e de realização de atividades que são fundamentais para que as mercadorias cheguem até os clientes. Esse gerenciamento acompanha as funções relacionadas à produtividade e à disponibilização de serviços e bens ao mercado. As empresas com problemas operacionais apresentam falhas técnicas, equipes desalinhadas e produção ineficiente.
Como funciona o serviço de acompanhamento operacional?
O serviço de acompanhamento operacional é responsável pela formalização de procedimentos a serem realizados e pela administração da rotina. Ele assegura que todas as operações e tarefas sejam executadas conforme as regras definidas pelos líderes empresariais e com foco na conquista dos objetivos.
Os gestores decidem o que será feito, quando, como, por quem e em qual prazo. Geralmente, o planejamento operacional conta com planos que abrangem o período de até 6 meses, sendo direcionados e bastante específicos. Veja, a seguir, detalhes sobre o funcionamento desse serviço!
Otimização dos processos
Apenas ter um acompanhamento operacional não é suficiente para ter êxito no varejo. Para que a loja dê excelentes resultados, você precisará ter uma equipe de profissionais qualificados e buscar a otimização dos processos operacionais. Fale com os seus colaboradores e descubra se eles têm ideias que ajudem a alcançar os objetivos da empresa.
Maior competitividade da empresa
Depois de verificar as possibilidades apresentadas pelas equipes, elabore um planejamento operacional para as atividades a fim de evitar gastos desnecessários. Organize as etapas para a realização das tarefas e verifique os custos envolvidos com a finalidade de aumentar a competitividade da loja. Outro fator relevante é o tempo que será despendido na concretização das ações.
Alcance dos objetivos traçados
Estipule prazos e metas para que o acompanhamento operacional tenha sucesso. É importante que todos os envolvidos conheçam os objetivos traçados e saibam quem é o responsável pela realização das atividades. Se as metas forem individuais e coletivas, os colaboradores vão estar engajados para cumprir as datas e a produção pré-estabelecidas.
Alinhamento com a missão
A missão do empreendimento precisa estar alinhada com a gestão e com o acompanhamento operacional. Elabore um plano de negócios com a descrição de todos os detalhes para que todos os profissionais tenham certeza dos objetivos do seu negócio. Esse documento será feito após reuniões, consultas e pesquisas para analisar parâmetros e premissas da organização.
Observância da visão e dos valores da empresa
No plano de negócios, também é inserida a visão e são registrados os valores da empresa. A visão deve ser clara e estabelecer os objetivos a serem alcançados com o esforço dos interessados. Ela direciona e auxilia na sincronia dos colaboradores que trabalham motivados quando são fixados princípios e valores respeitáveis.
Facilidade na identificação e na correção de problemas
A identificação e a correção de problemas podem ser facilitadas se houver um acompanhamento operacional. Imprevistos ou erros acontecem, além das mudanças de mercado. Diante disso, modifique os planejamentos para que atendam às exigências do público-alvo.
Enfim, agora, você já descobriu por que contar com um acompanhamento operacional! A INFOX oferece soluções de gestão para o varejo com atendimento técnico especializado para os seus parceiros. A empresa fornece, ainda, um serviço de consultoria de gestão no varejo atrelado à tecnologia de gestão integrada e treinamento para as equipes dos seus clientes!
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