Escalabilidade: o que é, qual a sua importância e como colocá-la em prática?

Processamento de Meios de Pagamentos


            Escalabilidade: o que é, qual a sua importância e como colocá-la em prática?

A escalabilidade é um assunto contemporâneo que desperta a curiosidade dos empreendedores e pode levar a maioria dos interessados ao sucesso em seus negócios. Se você deseja saber o que é, qual é a sua importância e do que se trata a escalabilidade, fique conosco até o fim deste artigo!

Neste conteúdo, vamos apresentar as principais informações sobre esse tema, explicando como você pode tornar o seu negócio escalável e quais são os atributos das empresas escaláveis, bem como os seus sistemas e os investimentos que promovem o crescimento dos resultados e o aumento do faturamento. E então, quer descobrir a importância da escalabilidade para a sua empresa? Então continue a leitura!

O que é escalabilidade?

A escalabilidade é uma característica do sistema empresarial, que pode possibilitar melhorias nos resultados, bem como o aumento da lucratividade. Ela tem como objetivo aumentar as atividades produtivas sem ampliar as despesas da sua empresa. Consequentemente, um negócio que tem ótima escalabilidade eleva o seu faturamento e apresenta um excelente potencial de crescimento.

Como tornar o negócio escalável?

Existem vários fatores que tornam um negócio escalável. Ele precisa ser ensinável, de modo que o procedimento de produção seja acessível aos membros da equipe com facilidade e segurança. Deve, ainda, ser valioso, pertencer a atividades especiais que levem à distinção frente à concorrência e agregar valor ao produto ofertado. Além disso, é importante que seja replicável, ou seja, multiplicável na geração de receitas. Para alcançar esses objetivos, cuide dos seguintes pontos:

  • organização de processos;
  • adoção de soluções em nuvem;
  • adaptação e planejamento para ter escala;
  • redução da dependência dos ambientes físicos.

Estabeleça metas para alcançar novos clientes e fidelizar a sua clientela. Um dos objetivos mais relevantes em qualquer segmento é valorizar a marca e obter prestígio no mercado. Além de observar todos esses detalhes, faça uso das inovações tecnológicas para aperfeiçoar os seus processos internos e melhorar a escalabilidade.

Quais são os atributos das empresas escaláveis?

Como você pode observar, a escalabilidade possibilita o avanço de um empreendimento com o aumento da carteira de clientes, a elevação do faturamento e a manutenção dos custos mensais que não podem sofrer acréscimos. Normalmente, as organizações consideradas escaláveis apresentam procedimentos organizados e bem estruturados. Veja, a seguir, os principais atributos dessas empresas!

Sistema de investimento único

É possível ter uma empresa escalável que preste um único tipo de serviço ou comercialize apenas em um determinado nicho do mercado. Elas mantêm as suas operações e são abrangentes, conseguindo conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. São muito comuns nos segmentos que exigem o uso das tecnologias — por exemplo, aplicativos disponíveis aos usuários nessa nova era de transformação digital.

Faturamento em crescimento

Inúmeras empresas conseguem manter um faturamento crescente quando alcançam popularidade e conseguem a adesão dos mais variados públicos. Trata-se de empreendimentos inovadores, com ideias revolucionárias, que se destacam por entregar valor aos clientes por meio de serviços ou produtos especializados.

Abrangência grande na escalabilidade horizontal

Na escalabilidade horizontal, o objetivo dos empresários é ser a referência absoluta no segmento escolhido para investir e gerar lucros. Às vezes, não há possibilidade de ficar preso a um único produto. Nesse caso, o empreendedor procura abranger diversas categorias de produtos para se tornar um líder no ramo, demonstrando precisão e eficiência para aumentar as vendas.

Qual é a importância da escalabilidade para um negócio?

Talvez você já tenha entendido a importância da escalabilidade para o seu negócio. No entanto, é preciso garantir que a sua empresa tem condições de gerar receitas para compensar os investimentos realizados. Um negócio escalável pode atrair parceiros interessantes e investidores interessados em oportunidades rentáveis. Portanto, ser um empreendimento escalável vai além da possibilidade de aumentar a lucratividade.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre a escalabilidade e pode tomar algumas iniciativas para colocá-la em prática. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para esclarecer algumas incertezas sobre a importância de investir para tornar o seu negócio escalável, aumentar o faturamento e conquistar a posição desejada no mercado. 

Ainda tem dúvidas sobre escalabilidade ou deseja registrar a sua opinião? Deixe aqui o seu comentário!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.