Como aumentar a receita diversificando a forma de pagamento? Descubra aqui!
Processamento de Meios de Pagamentos
Diversificar é a palavra mágica do mundo dos negócios. A variedade de produtos, serviços e canais de comunicação dentro de uma empresa é algo fundamental para atrair mais clientes e aumentar a receita — e o mesmo vale para a forma de pagamento.
Ao oferecer mais de um meio de pagamento, o cliente tem a chance de decidir, dentre as opções, qual a melhor forma de realizar a compra. Além disso, não há como negar que o consumidor pode optar em adquirir, ou não, um produto da sua loja por causa das formas de pagamento disponíveis.
Visto que a diversificação de pagamento é extremamente importante para o sucesso do negócio, preparamos uma lista com as formas de pagamento mais interessantes atualmente para você investir. Confira!
Dinheiro
O dinheiro em espécie é uma das formas mais simples de meio de pagamento. Além de garantir o recebimento imediato da compra, a empresa não precisa pagar nenhum tipo de taxa administrativa ao banco por causa do uso de cartão de crédito.
Também, manter o dinheiro no caixa é uma forma de evitar o consumo de uma parcela dos lucros com a participação de intermediários. Por esses motivos, é comum que a loja ofereça descontos para o pagamento com dinheiro.
Contudo, é importante dizer que essa alternativa de pagamento também tem as suas desvantagens, devido ao grande risco de assaltos, dependendo da região do estabelecimento.
Cartão de débito
Para o comerciante, o cartão de débito apresenta, praticamente, todas as vantagens do dinheiro. A única ressalva, neste caso, é a cobrança da taxa administrativa no momento da compra, consumindo uma porcentagem do lucro da empresa. Já para o comprador, a maior vantagem de portar esse meio de pagamento é não precisar ficar andando com muito dinheiro na carteira, evitando a ação de assaltantes.
O problema é que apesar de o cartão de débito ser uma opção mais cômoda, assim como o dinheiro, só é possível fazer o pagamento à vista. Contudo, para os clientes que preferem realizar o pagamento dessa maneira, ter essa opção na sua empresa pode levar ao aumento da receita.
Cartão de crédito
O crédito oferece mais segurança tanto para a empresa, que recebe o pagamento do banco mesmo que o comprador esteja inadimplente, quanto para o cliente que, mais uma vez, correrá menos risco de furtos.
A possibilidade de parcelamento também é uma característica atrativa para o consumidor que quer adquirir um produto com o valor alto em sua loja, porém não tem todo valor disponível na conta naquele momento.
Vale destacar que, caso o cliente tenha algum problema entre o momento da compra e o pagamento, é possível alterar as opções de parcelamento para evitar a criação de dívidas muito grandes.
Crediário
Embora seja um meio de pagamento não muito habitual dependendo da região, também é importante dar destaque por ser uma opção válida para aqueles que não são adeptos ao cartão de crédito ou não possuem conta no banco, por exemplo.
Basicamente, o crediário representa vários boletos para pagamentos mensais de vendas parceladas. Assim como qualquer parcelamento, o valor de cada documento e a data de vencimento é definido no momento da compra com o vendedor. Para garantir o recebimento do valor integral, normalmente, é feita uma análise de crédito para verificar se o cliente realmente tem condições de obter o produto ou serviço que deseja adquirir.
Vamos a um exemplo: um cliente vai até sua loja realiza uma compra de R$1.000, no entanto, não tem dinheiro suficiente para pagar à vista. Simples! Basta encaminhá-lo até o crediário do estabelecimento para ele abrir uma conta e dividir o valor em até 10x. Com isso, um carnê de prestações é emitido e entregue para o consumidor.
Independentemente da forma de pagamento que você utilize atualmente, tenha em mente que é fundamental diversificá-la para oferecer mais opções ao cliente e conseguir aumentar a sua receita.
Além disso, é extremamente recomendado o investimento em uma solução que, além de propiciar uma maior segurança de dados do cliente e da sua empresa, tenha funcionalidades para evitar inadimplentes no seu negócio.
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