CONHEÇA 4 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS IMPORTANTES NO VAREJO

Gestão do Varejo


            CONHEÇA 4 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS IMPORTANTES NO VAREJO

Independentemente do nicho de atuação, as empresas encontram um mercado cada vez mais disputado e, para que se ganhe destaque e atenção do consumidor, é necessário inovar em suas estratégias de negócio.

O comportamento do consumidor tem mudado muito nos últimos anos e é fundamental acompanhar essas mudanças. Não é à toa que a tecnologia está sendo cada vez mais usada pelas marcas como auxílio para aumentar suas vendas e melhorarem ainda mais o atendimento ao público.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre quais são as quatro principais inovações tecnológicas no varejo e como elas são fundamentais nesse período de transformação digital. Confira!

1. RFID 

Essa é a sigla de Radio-Frequency Identification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência. Essa tecnologia é comumente vista em sistemas de pagamento automático e em pedágios, onde exige um grande volume de identificação e armazenamento de dados.  

Para melhorar o entendimento, usaremos o exemplo de um supermercado, já que é o local onde temos um grande volume de vendas e, consequentemente, uma ampla quantidade de processamento de pagamentos. Assim que uma compra é finalizada, é possível realizar uma única leitura de todos os produtos que estiverem no carrinho de compras, sem precisar checar item por item.

Seguindo a mesma lógica, essa tecnologia é amplamente usada no controle do recebimento e armazenamento de mercadorias. Com isso, há uma grande redução de custos, já que será possível gerenciar um grande estoque com uma equipe mais enxuta. Além de, é claro, acompanhar e otimizar o caminho que os produtos percorrem até os postos de controle. 

2. Gôndola virtual 

As gôndolas virtuais são painéis que simulam as prateleiras das lojas, nas quais será possível exibir os produtos com as suas respectivas informações — tamanho, peso, preço, entre outras.  

Essa tecnologia vem revolucionando a experiência de compra que os consumidores têm, já que é possível comprar o produto diretamente da gôndola ou buscar por mais informações no painel. 

Normalmente, essas gôndolas podem ser instaladas em metrôs ou estações rodoviárias, facilitando o acesso dos consumidores aos produtos. 

3. Realidade aumentada  

Apesar de ser uma tecnologia que está em constante atualização, a realidade aumentada pode ser uma excelente aliada de vendas para a sua empresa. 

Suponhamos que você tenha uma loja de acabamentos. Para que o consumidor decida efetivar a compra, é necessário muita pesquisa — e isso se deve ao amplo mix de produtos da categoria de pisos e revestimentos, por exemplo. 

A realidade aumentada proporcionará ao consumidor uma experiência de envolvimento com ambiente onde o produto será aplicado, mesmo que de maneira virtual. Com essa tecnologia, ele será capaz de visualizar o material utilizado e como seria o espaço já com os produtos instalados, por exemplo. 

4. Inteligência artificial  

A inteligência artificial vem se tornando uma das inovações tecnológicas mais utilizadas no varejo e isso se deve ao grande auxílio que ela trouxe aos vendedores.  

Com base em alguns comandos direcionados a essa ferramenta, é possível indicar produtos ao consumidor, com base em suas compras anteriores.  

Além da indicação de produtos, ela é capaz de antecipar tendências de mercado ou entender ainda mais o comportamento do seu público. Isso tudo só é possível graças à coleta e à análise de dados que essa tecnologia permite. 

Essa inovação tecnológica também pode ser usada para melhorar e agilizar o atendimento ao consumidor. Um exemplo são os chatbots — uma ferramenta de comunicação com o cliente —, que são mais encontrados nas redes sociais e sites institucionais (por meio da ferramenta de interação online), onde o sistema é alimentado com as respostas para as perguntas mais comuns que os consumidores têm.  

As inovações tecnológicas no varejo trazem inúmeras vantagens e auxílios no desenvolvimento dos negócios. Aliando o ganho de produtividade à redução de custos, essas tecnologias têm ganhado cada vez mais espaço nas empresas. 

Gostou do nosso texto? Então aproveite para conferir outros artigos que podem ser do seu interesse: https://bit.ly/varejo_avancado

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.