"Acho que não é hora de ter uma consultoria para minha loja”: será mesmo?
Gestão do Varejo

Há quanto tempo você não tira férias de verdade, sem precisar atender o telefone a cada meia hora ou resolver problemas da loja remotamente? Se a resposta envolve meses — ou até anos — pode ser que o problema não seja falta de tempo, mas sim falta de apoio estratégico.
Essa é uma realidade comum entre donos e gestores de lojas de materiais de construção, materiais elétricos e hidráulicos. Com o dia a dia corrido, a operação exige atenção constante e o acúmulo de responsabilidades fazem com que o foco fique preso apenas ao “funcionar” da loja e não ao “crescer”. É nesse ponto que entra a importância de uma consultoria especializada.
No entanto, em alguns casos, quando é apresentada para o lojista uma proposta de consultoria junto da solução de tecnologia desenvolvida especificamente para esse segmento, uma das frases que eles dizem é: “acho que agora não é o momento de ter uma consultoria para minha loja”.
Mas será mesmo?
- Quando “não é hora” se torna uma oportunidade perdida
Muitos varejistas enxergam a consultoria como algo secundário, um “luxo” que só faz sentido quando sobra tempo ou dinheiro. Na prática, porém, é justamente a falta de tempo, de resultados consistentes e de organização que mais indicam que o momento de ter uma consultoria é agora.
A consultoria da INFOX vai muito além de orientar sobre tecnologia. Nossos especialistas atuam de forma integrada com a operação da loja, ajudando na organização dos processos internos, gestão de vendas, controle de faturamento, emissão de notas fiscais, tributos e, o mais importante, na tomada de decisões estratégicas com base em dados reais da loja.
- O que sua loja pode estar está deixando de ganhar?
Pense bem: quanto vale ter processos bem definidos? Ter clareza sobre a rentabilidade de cada setor da loja? Ter um estoque controlado e rentável? Saber onde cortar custos sem comprometer o atendimento? Ter liberdade para sair de férias sem que a operação dependa exclusivamente de você?
Esses são ganhos reais que diversos lojistas conquistaram ao contar com a consultoria da INFOX. Veja alguns exemplos práticos:
1. Erros na emissão de notas estavam corroendo a lucratividade
Em uma loja cliente da INFOX, nossos especialistas identificaram falhas no modo de emitir notas fiscais. Eram pequenos erros recorrentes, que no dia a dia passavam despercebidos, mas que estavam comprometendo a lucratividade do negócio.
Com os ajustes certos, tanto na operação quanto na parametrização do sistema, conseguimos reverter esse cenário. Resultado: melhoria direta nos resultados financeiros da loja e maior segurança fiscal.
2. Otimização logística liberou capital para novos investimentos
Outra loja, especializada em materiais de construção, enfrentava dificuldades com entregas e mantinha uma frota de caminhões maior do que precisava, por não ter um processo eficaz para rotas. Após uma análise do processo logístico feita por nossa equipe, foi possível implantar melhorias que reduziram o tempo de entrega e otimizaram as rotas.
Com a operação mais eficiente, o dono da loja percebeu que não precisava manter todos os caminhões. Vendeu um deles e investiu o valor em outra área da loja, que passou a ter mais retorno.
3. Gestão profissionalizada fez o faturamento dobrar
Talvez o exemplo mais emblemático venha de uma loja que tinha um bom volume de vendas, mas pouca organização. Os controles eram manuais, os estoques desatualizados e o dono fazia tudo “no feeling”.
Com a chegada da consultoria da INFOX, organizamos os setores, implantamos rotinas de gestão e padronizamos os processos de vendas, compras e atendimento. Resultado: em poucos meses o faturamento dobrou, sem que fosse necessário abrir outra loja ou aumentar o número de funcionários.
4. Aplicativo INFOX: agilidade e economia no dia a dia da operação
Além da consultoria, a INFOX também desenvolveu um aplicativo que está revolucionando a rotina de muitas lojas.
Com ele, os gestores têm controle total sobre autorizações, consulta de produtos com gerenciamento de fotos e o acompanhamento de entregas. Um dos grandes diferenciais do app é a confirmação digital de romaneios com fotos e assinatura do recebedor diretamente no celular do entregador da loja.
O resultado? Redução significativa de custos com conferência, retrabalho e logística, além de mais segurança e agilidade no processo de entrega.
Esse é mais um exemplo de como a INFOX une tecnologia e estratégia para gerar resultado direto no caixa da loja.
Tecnologia com estratégia: o diferencial INFOX
Muitos fornecedores oferecem sistemas de gestão. Mas na INFOX, a tecnologia vem acompanhada da orientação de quem realmente entende o varejo de materiais de construção, elétricos e hidráulicos.
Nossa solução é 100% voltada para as necessidades do segmento — com funcionalidades específicas para controle de estoque, crédito próprio, emissão fiscal, análise de rentabilidade por setor, entre outros — e nosso time de consultores trabalha junto com você e sua equipe para extrair o máximo da ferramenta, com foco em resultados.
Ou seja, não vendemos apenas um software: entregamos uma parceria de crescimento.
A ilusão do “depois eu vejo isso”
Postergar decisões importantes é uma armadilha perigosa para o crescimento do negócio. Enquanto você lida com os desafios operacionais sozinho, outros lojistas estão se organizando melhor, automatizando processos, investindo em crédito próprio e vendendo mais com menos esforço.
Cada mês que passa sem ajustes estratégicos representa lucro não realizado, clientes perdidos e oportunidades desperdiçadas.
Se você sente que:
• Está sempre apagando incêndios e nunca consegue olhar o negócio de forma estratégica;
• Tem dúvidas sobre a rentabilidade de setores ou produtos;
• Gostaria de vender mais, mas não sabe por onde começar;
• Quer mais organização, controle e segurança na operação;
… então a consultoria da INFOX é exatamente o que você precisa agora.
Quer saber se sua loja está no caminho certo?
Se você entendeu que a consultoria é um apoio estratégico para melhorar e evoluir seu o negócio, estamos no caminho certo e precisamos conversar! Nossos consultores estão prontos para entender sua realidade e mostrar, na prática, como a INFOX pode transformar sua operação.
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Fonte: Marketing INFOX