Aumente as vendas no Dia dos Pais com dicas como cross-selling, merchandising e parcerias para lojistas
Gestão do Varejo
O Dia dos Pais é uma data comercial importante que oferece inúmeras oportunidades para lojistas aumentarem suas vendas. Para donos e gestores de lojas de materiais para construção, elétricos e hidráulicos, essa data pode ser explorada com estratégias específicas que potencializam os números de vendas.
Entre essas estratégias, destacam-se o cross-selling, merchandising e collabs. Neste artigo, vamos explicar brevemente o que são e como aplicá-las no segmento da sua loja e como a INFOX pode ajudá-la a crescer de maneira eficiente e segura.
O que é cross-selling?
Cross-selling, ou venda cruzada, é uma técnica de vendas que visa oferecer produtos complementares aos clientes, com o intuito de aumentar o ticket médio das compras. Por exemplo, ao posicionar uma ilha de furadeiras ou uma parafusadeiras próximo ao setor de brocas ou parafusos pode incentivar o cliente a levar mais produtos, principalmente os do tipo “faça você mesmo”.
O que é merchandising?
O merchandising em ponto de venda é a prática de utilizar estratégias visuais e de exposição de produtos para atrair a atenção dos consumidores, estimular a compra e melhorar a experiência de compra. Isso inclui a disposição dos produtos nas prateleiras, a utilização de cores, iluminação e materiais de comunicação visual.
Um exemplo de aplicação de merchandising está em criar um espaço temático especial para o Dia dos Pais, como colocar churrasqueiras e acessórios para área gourmet, perto da entrada da loja.
O que são collabs?
Collabs, ou colaborações, envolvem parcerias entre marcas ou fornecedores para criar ofertas únicas e atrativas. No contexto de lojas de materiais para construção, elétricos e hidráulicos, isso pode significar parcerias com marcas de ferramentas, empresas de design de interiores, ou até mesmo organizando workshops com influenciadores digitais regionais ou especializados em fazer atividades do tipo "faça você mesmo", oferecendo descontos em produtos utilizados nas demonstrações.
São também ideias interessantes de collab para lojas de materiais para construção, elétrica e hidráulica desenvolver kits de ferramentas exclusivos para o Dia dos Pais, em colaboração com marcas renomadas ou criar promoções combinadas com outras lojas, como de paisagismo, onde na compra de determinados produtos na sua loja, o cliente ganha desconto na outra.
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO PARA O DIA DOS PAIS
Para a implantação destas estratégias é importante que sua loja esteja atenta nestes pontos:
- Conhecer seu público-alvo e identificar quais produtos têm maior apelo para o Dia dos Pais;
- Certificar-se de que sua equipe está bem treinada para sugerir produtos complementares (cross-selling) e para manter os displays organizados (merchandising);
- Estabelecer contatos com fornecedores para suporte e colaborações que agreguem valor aos seus produtos e aumentem a visibilidade da loja.
O SEGREDO DE LOJAS QUE TEM SUCESSO COM ESSAS ESTRATÉGIAS
As estratégias de cross-selling, merchandising e collabs são fundamentais para aumentar as vendas durante o Dia dos Pais. Lojas de materiais para construção, elétricos e hidráulicos de sucesso utilizam essas técnicas para oferecer uma experiência de compra melhorada, aumentando a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas.
Além dessas estratégias, essas lojas utilizam também a força de dois fatores cruciais: a assessoria de especialistas em varejo e a tecnologia para gestão completa da loja.
E com a INFOX, sua loja pode contar com tudo isso, permitindo que você tome decisões mais efetivas, com segurança e controle, visando o crescimento e expansão do seu negócio.
Investir nessas estratégias e na tecnologia certa pode transformar sua loja em um exemplo de sucesso no mercado de materiais para construção. Prepare-se para o Dia dos Pais com essas dicas e veja suas vendas dispararem!
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.
Fonte: Marketing INFOX