7 tendências importantes para farmácias em 2023
Processamento de Meios de Pagamentos
Boas perspectivas para este ano! É isso que apontam as perspectivas do mercado e tendências para farmácias em 2023 através de novidades que podem entrar no seu planejamento.
Recentemente, a revista Varejo & Consumo divulgou um levantamento indicando crescimento da ordem de 10,5% para segmento de drogarias, farmácias de manipulação e canais institucionais.
Veja neste artigo algumas tendências para farmácias que selecionamos e que podem ser aplicadas na sua farmácia ou para que você tenha um panorama de como o mercado deve e movimentar em 2023. Boa leitura e boas vendas!
1 – Ampliar as formas de pagamentos
Desde o fim da pandemia, as economias brasileira e mundial têm passado por mudanças e instabilidades. Muito provavelmente em 2023 haverá uma estabilização na produção de insumos e de medicamentos.
Mas algo que talvez ainda persista é a inflação. Por isso, a farmácia que oferecer alternativas mais atraentes de pagamento, podem conquistar uma fatia interessante de clientes que estão sendo mais criteriosos na hora de consumir.
Cartão de crédito com a marca da farmácia (também chamado de private label), crediário via carnê, cartões pré-pagos são os grandes destaques para 2023. Pois, quando a farmácia assume esse tipo de operação de crédito consegue rentabilizar com as taxas e ainda, oferecer crédito mais em conta para o seu consumidor.
2 – Estratégias omnichannel
Dentre as tendências para farmácias em 2023, destacamos está que vai influenciar o varejo de forma geral, pois cada vez mais os clientes querem a integração entre comprar no site e comprar na loja.
Muitos consultam o preço na internet e vão comprar na loja física, outros preferem ver o produto na gondola, mas só comprar em casa. Portanto, existe um desafio a ser vencido pelas lojas para atender da melhor forma esse novo hábito.
Investir nos estoques, no treinamento dos colaboradores e, também, no armazenamento e organização de dados é o caminho para oferecer uma boa experiência de compra no virtual e no presencial.
3 – Manter uma comunicação personalizada
Identificar por qual o cliente prefere ser atendido será fundamental no varejo em 2023.
Canais como Whatsapp e as redes sociais precisam ser mais exploradas, trazendo o mesmo bom atendimento da loja física. E fique atento também para o RCS, um novo canal de mensagens interativas que está sendo criado pelo Google.
Outra tendência para a comunicação é o atendimento por chatbot e se sua farmácia tiver esse recurso atrelado o sistema de gestão da loja será um grande diferencial no atendimento, por que traz agilidade nas dúvidas e resoluções de questões do seu cliente.
4 – Reformulação do programa Farmácia Popular
Com a entrada do novo governo, espera-se que o programa criado para conceder remédios de forma gratuita ou com descontos vantajosos para pessoas de baixa renda, passe por uma reformulação.
Inclusive será entregue pelo Instituto Brasileiro de Saúde e Assistência Farmacêutica (IBSFARMA) ao governo, uma proposta de recomposição e ampliação do orçamento do programa, que precisará também do apoio do Congresso.
5 – Autoatendimento deve crescer em 2023
Segundo a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) o autoatendimento em farmácias corresponde, em média, a 47% das vendas dos estabelecimentos.
Por conta disso, os gestores de farmácias precisam pensar em estratégias para atenderem ainda mais essa necessidade dos clientes, seja na exposição mais adequada e clara dos produtos ou em ações explicativas dentro da loja.
6 – Treine sua equipe para atender de forma humanizada
Busque treinar seus colaboradores para atender os clientes sempre de forma muito carinhosa, focando muito nas suas necessidades. Além disso, é interessante também criar relações com a comunidade onde está a farmácia.
O atendimento mais humanizado em farmácias foi um desejo apontado 63% dos brasileiros que participaram de uma pesquisa feita pela Doctoralia e divulgada pelo portal consumidor moderno.
7 – Invista em programas de fidelidade
As farmácias, geralmente atendem todo o tipo de público, ou seja, aquele que consome itens de higiene e beleza até aquele que está passando por problemas de saúde.
Por isso, um programa de fidelidade é uma estratégia comercial imprescindível, pois você torna as vendas do autoatendimento ainda mais interessantes, pois o cliente entende que haverá troca por pontos ou outro tipo de ganho por preferir sua farmácia.
Já no caso de que está com problemas de saúde, acumular pontos ou trocar por cashback pode ser um alívio para as contas e uma percepção que sua farmácia entende aquele momento e quer, de alguma forma, ajudar.
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Fonte: Fonte: Marketing INFOX