AUMENTE O TICKET MÉDIO DA SUA LOJA DE MATERIAIS COM ESTAS DICAS

Gestão do Varejo


            AUMENTE O TICKET MÉDIO DA SUA LOJA DE MATERIAIS COM ESTAS DICAS

Saiba como aumentar o ticket médio de lojas de materiais de construção com essas dicas que preparamos para você.

Se você é lojista de materiais para construção, materiais elétricos e hidráulicos, sabe como é importante para a saúde do seu negócio acompanhar os números de vendas. Só assim dá para perceber como as coisas na loja estão caminhando, para ampliar o que está dando certo e melhorar o que não está indo bem. Por isso, o ticket médio é uma métrica fundamental para o lojista.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é ticket médio, para aprender ou relembrar alguns conceitos. E vamos também tratar de algumas dicas importantes que ajudam a aumentar o ticket médio de lojas de materiais para construção. Vamos lá?

O QUE É TICKET MÉDIO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA

Em linhas gerais o ticket médio é o valor médio de todas as compras feitas na sua loja em um determinado período e sobre uma determinada linha de produtos que você vende. Assim, é possível entender através da média, quanto seus clientes estão gastando na sua loja e, com isso, gerar informações para aumentar o ticket médio da loja.

Isso impacta na formação de preços de uma loja de materiais para construção, materiais elétricos e hidráulicos, pois é possível traçar um perfil dos clientes e da demanda por tipos de produtos. Um exemplo, são os itens que são de marcas confiáveis no mercado, dificilmente o consumidor deixaria de levar por uma oscilação para cima do seu preço.

Além de entender um pouco como comporta a demanda do seu cliente, o ticket médio de lojas de materiais de construção ajuda também a ver se a sua estratégia comercial tem surtido efeito e, com isso, fazer mudanças, como a forma de apresentar e distribuir os produtos na loja, ofertar outras linhas de produtos mais caros ou mais baratos e até para saber quantos clientes precisam passar na sua loja para garantir o resultado que você precisa.

QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

O ticket médio é fundamental para aumentar seus lucros, pois se as pessoas forem estimuladas a gastarem mais a cada compra na sua loja você diminui o esforço para atrair novos clientes e colabora para o aumento da receita.

Alguns lojistas se preocupam tanto em atrair novos clientes que acabam esquecendo que isso impacta no custo de aquisição de clientes. Desta forma, o faturamento pode até aumentar, mas o lucro pode não acompanhar na mesma proporção.

Aumentar o ticket médio de lojas de materiais de construção precisa ser uma obsessão da loja, ou seja, aumentar o valor de cada venda realizada, onde os consumidores gastarão mais, com um ticket que aumenta mês a mês ou trimestre a trimestre, o que sempre é positivo!

COMO AUMENTAR O TICKET MÉDIO DA SUA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

  • 1)      Envolva sua equipe de colaboradores

É comum em lojas de materiais de construção, colaboradores que são treinados apenas quando começam a trabalhar no estabelecimento. Porém, empreendedores que querem aumentar o ticket médio de lojas não podem proceder dessa forma.

O treinamento da equipe precisa ser constante e profundo sobre todas as linhas de produtos para:

  • Contornar objeções;
  • Perceber quais são as dores (problemas) e desejos dos clientes;
  • Manter o contato e estimular o relacionamento;
  • Identificar possíveis necessidades que os clientes ainda não perceberam que precisam resolver.

Já pensou em aproveitar o momento que o cliente espera a tinta ser temperada e oferecer para ele outros produtos de decoração que podem acompanhar o serviço da pintura? Colaboradores bem treinados ficam mais atentos e ajudam no aumento do ticket médio.

  • 2)      Faça análise de mercado para compor suas estratégias

Para aumentar o ticket médio da loja, o gestor (a) precisa avaliar constantemente o mercado no qual sua empresa está presente, considerando os perfis dos seus clientes e dos moradores da região. Procure também reunir informações sobre seus concorrentes, sobre os diferenciais, produtos que oferecem, preço médio, serviços e espaço físico (vagas de estacionamento, por exemplo).

Inclua nestas informações, relatórios precisos com os números de vendas, capital de giro, custos operacionais da sua loja para ter uma visão panorâmica do seu negócio.

  • 3)      Amplie seu mix de produtos

Procure ampliar cada vez mais os itens vendidos na loja, oferecendo uma gama de produtos adicionais. Por exemplo, se sua loja vende itens de limpeza para piscinas, por que não aproveitar e vender brinquedos infláveis para crianças se divertirem ainda mais em um dia de sol?

Crie também combos de produtos que se complementam e promoções do tipo compre 3, pague 2.

  • 4)      Estimule a recompra

Vender para quem já comprou de você é bem mais fácil e rentável para aumentar o ticket médio do que buscar novos clientes. Por isso, com um sistema de gestão, você pode monitorar os produtos que seu cliente comprou e, conforme a vida útil de cada um, entrar em contato com ele oferecendo algo especial quando o prazo estiver acabando.

Um exemplo, considerar o tempo de durabilidade da tinta que seu cliente usou para pintar a casa dele.

  • 5)      Dê atenção para as compras por impulso

Exponha produtos mais propícios à compra por impulso em áreas estratégicas da loja, selecionando itens com preço mais baixo para que a tomada de decisão da compra seja rápida. É a oportunidade de despertar no seu cliente aquela vontade de comprar algo que não estava na sua lista.

Os melhores pontos estão nos corredores, nas áreas próximas aos caixas e no balcão de atendimento.

  • 6)      Seu estoque não pode ter falhas

Estratégias para aumentar o ticket médio de lojas precisam de algo imprescindível: um estoque bem organizado e controlado. Pois se você não tem disponível, seu cliente não leva. Isso significa ter, em primeiro lugar, um bom sistema de gestão para controle do que entra e o que sai.

Além disso, o lojista precisa estar atento naqueles itens que mais trazem rentabilidade para a loja para comprar na quantidade certa. Outro ponto importante é estocar quantidades certas dos produtos que os clientes precisam para concluir seu projeto e não ter que comprar no seu concorrente para completar o que precisa.

  • 7)      Aumente o prazo de pagamento e fidelize seu cliente

Você sabia que lojas que oferecem crediário próprio, aumentam seu ticket médio com mais facilidade? A explicação está na possibilidade de parcelamento maior e nas taxas de juros mais atraentes do que as das operadoras de cartões de crédito.

Além disso, a fidelização do cliente é algo importante e que influencia o ticket médio. A loja, ao oferecer promoções acumulando pontos ou cashback, estimula o cliente a comprar mais, principalmente itens que iria deixar para um outro momento, aproveitando a oportunidade.

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Aumentar o ticket médio da loja de materiais para construção sem tecnologia fica mais difícil. Porém, para facilitar a vida, a INFOX tem uma solução de tecnologia que faz a gestão completa de todos os setores da loja. Além da solução, você recebe a assessoria de especialistas em varejo de materiais de construção, elétrica e hidráulica para te ajudar a tomar as melhores decisões.

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Fonte:

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