4 TENDÊNCIAS DO VAREJO PARA 2023 QUE LOJISTAS PRECISAM SABER

Gestão do Varejo

4 TENDÊNCIAS DO VAREJO PARA 2023 QUE LOJISTAS PRECISAM SABER

Nos últimos anos vivenciamos algumas mudanças profundas no varejo de forma geral, influenciadas em grande parte pela pandemia do coronavírus. O ano de 2023, segundo especialistas em tendências do varejo, será o início de um período de consolidação e estabilidade nas formas de vender e atender os consumidores.

Você sabia que, segundo a UPS, 87% dos pequenos e médios negócios no Brasil já vendem pela internet usando as redes sociais, marketplaces ou site próprio? Isso é um indício que o e-commerce continuará muito forte, porém a integração com a loja física será mais explorada no próximo ano.

Se você tem uma loja de materiais para construção, materiais elétricos e hidráulicos ou móveis, é importante estar atento(a) às tendências do varejo previstas para 2023, para que sua loja esteja alinhada com as formas mais adequadas de atender seus clientes dentro da sua estratégia.

Veja o que destacamos para você:

TENDÊNCIAS DO VAREJO ESPERADAS PARA 2023

Uma pesquisa apresentada recentemente pela empresa de varejo Opinion Box, apresentou algumas expectativas para o varejo, incluindo vendas em lojas físicas e internet. O levantamento ouviu mais de 2 mil pessoas, indicando preferências e intenções relacionadas às compras.

Tendências do varejo 1 – Forma híbrida de fazer compras em alta

A pesquisa indicou que, nos últimos 12 meses, 73% das pessoas fizeram compras pela internet e 70% preferiram ir até a loja física. Isso é interessante, pois o consumidor está se acostumando a usar as duas formas de comprar e não apenas uma. E por isso, o lojista precisa cada vez mais investir na sua presença no virtual e no físico, procurando entender o que o cliente procura em cada situação.

Uma informação importante levantada pela pesquisa foi que os consumidores procuram na internet produtos em oferta. Mas podem mudar de ideia e ir para a loja física se o custo do frete for muito alto. Para lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis é um ponto relevante para sua estratégia de negócio, pois além do custo do frete, estar na loja física ajuda o cliente a tirar dúvidas e escolher a melhor marca ou aquela que se encaixa exatamente na sua obra.

O pulo do gato está na modalidade “compre na internet, retire na loja”, assim seu cliente compra no seu site, mas passa na sua loja para retirar. É menos custo de frete para ele e uma oportunidade para a loja vender mais, indicando algum produto que complemente o que ele veio buscar ou que o atraia e compre por impulso.

Só para concluir este ponto, a mesma pesquisa perguntou se as pessoas preferiam comprar em lojas físicas e on-line integradas e 84% responderam que sim.

Tendências do varejo 2 – Redes Sociais como canal de vendas

O mercado já até criou um termo para essa modalidade: o social commerce. Ele é uma das tendências do varejo para 2023 e vem com força. Aqui estamos falando de vendas concluídas nas redes sociais e naquelas que o cliente começou no Instagram e finalizou no site.

Voltando para a pesquisa Opinion Box, 58% dos entrevistados responderam que compraram diretamente pelo whatsapp e 47% através do Instagram. As lives, ou transmissões ao vivo, tem sido um fator que impulsiona as compras dentro das redes sociais. No Instagram, 59% dos entrevistados decidiram comprar vendo um vídeo da loja. Portanto, para lojas de materiais de construção, usar as lives para divulgar peças de acabamento e decoração, por exemplo, pode fazer com que as vendas aumentem muito.

Isso acaba influenciando na satisfação do cliente, pela forma como o produto é exposto nas redes e a facilidade de compra, o que reforça esta tendência para 2023. Na pesquisa, por exemplo, 87% das pessoas avaliaram suas experiências de compra via whatsapp como boa ou ótima. No Instagram ou Facebook a porcentagem foi, respectivamente, 85% e 80%.

Tendências do varejo 3 – Atendimento personalizado

Outra tendência apontada está em oferecer uma experiência incrível de compra ao cliente. Fidelização é a palavra de ordem para que seus clientes mostrem o nível de satisfação em comprar com você.

Criar programas de fidelidade, onde os clientes podem acumular pontos a cada compra e trocar por outros produtos ou cashback é uma excelente ação. Além disso, casa perfeitamente com quem está procurando na internet e indo para a loja física.

Um cartão de crédito com a marca da sua loja é uma outra alternativa que valoriza seu cliente e dá a ele um status de exclusividade. Cada vez mais, os consumidores estão buscando formas interessantes de pagamento e sua loja pode aumentar a rentabilidade com essa operação.

Tendências do varejo 4 – Apostar na tecnologia para melhorar o processo de compra

Seguindo pelas tendências do varejo em 2023, a pesquisa mostrou também que 86% dos entrevistados acham que a tecnologia ajuda muito na hora da compra. Isso pode ser notado tanto na internet e nas redes sociais como nas lojas físicas

Veja as tecnologias mais usadas pelos entrevistados nas compras e como usá-las na loja:

  • QR Code = 56% (você pode colocar QR Codes nas prateleiras, levando para vídeos explicativos sobre produtos em oferta).
  • Carteiras digitais de pagamentos: 53% (você pode vender através de crediário, controlando o famoso fiado que é comum em lojas de materiais para construção).
  • Chatbots: 30% (sua loja pode ter um sistema de gestão que permita seu cliente ser atendido rapidamente pela inteligência artificial).

Quer saber como fazer a gestão de todos os setores da sua loja? E ainda, criando programas de fidelidade, ofertando cartão de crédito de marca própria, contando com a segurança e o apoio de especialistas em varejo?

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Fonte:

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