Como convencer seu cliente a fazer o Cartão Próprio da Loja

Processamento de Meios de Pagamentos

Como convencer seu cliente a fazer o Cartão Próprio da Loja

Em tempos de desafios sociais e econômicos, como o que estamos vivendo nesta quarentena, consequentemente, com um maior controle financeiro pela população, o cartão próprio da marca — também conhecido como private label — efetiva-se como uma alternativa inteligente para atrair e fidelizar clientes.

Isso acontece porque esse meio de pagamento é encarado como um recurso que expande o poder de compra do consumidor na hora de adquirir produtos ou serviços. Além de servir como uma oportunidade descomplicada de pagamento, o cartão próprio da marca é uma opção para não comprometer o limite do cartão de crédito do cliente.

Para a empresa, a vantagem está em ter maior controle das vendas, na fidelização da clientela e no aumento do ticket médio. Ou seja, disponibilizar um cartão próprio da marca pode ser um fator fundamental para o fortalecimento do negócio.

Quer saber mais sobre como vender cartão de crédito? Então, leia este artigo e descubra como convencer o cliente a fazer o cartão da sua loja!

Conheça as principais estratégias para convencer os clientes a fazer o cartão próprio da loja

Para divulgar o crédito próprio oferecido pela sua loja e aumentar as suas vendas você precisa conhecer as técnicas que realmente funcionam no mercado. São muitos os métodos utilizados, no entanto, investir na comunicação é essencial para a atração dos consumidores. Não basta colocar um cartaz perto do caixa para informar as regras de crédito. É possível que você tenha que fazer uma análise mais profunda, inclusive para controlar a inadimplência.

Ofereça descontos maiores

Para convencer o cliente a fazer o cartão próprio da loja, é importante que ele compreenda e não tenha dúvidas dos privilégios que vai obter ao optar por essa modalidade de pagamento. Para tanto, uma boa alternativa é oferecer descontos maiores do que os que ele conseguiria se fosse pagar com o cartão de crédito convencional.

Todo mundo gosta de um desconto e se a sua loja souber como aplicar essa tática, pode ter certeza de que você vai promover a fidelização de seus clientes de forma mais efetiva.

Conceda melhores opções de pagamentos

Embora o cartão próprio da loja seja uma ótima opção, é interessante deixar isso bastante claro para o consumidor. Ele precisa saber, por exemplo, que, com esse recurso, terá um prazo maior para começar a pagar ou que poderá parcelar em até “x” vezes sem juros.

Você pode estudar os dois exemplos citados acima, mas também pode oferecer um cartão com juros menores do que os praticados pelos concorrentes, limite atrativo e que pode ser compartilhado com os dependentes, além de outros benefícios atrelados ao cartão, como a adesão a um seguro.

A sua empresa também pode conceder descontos ou créditos em compras (como um programa de fidelidade), opções de datas para o vencimento, facilidades no parcelamento da fatura e outros benefícios propiciados por essa estratégia de pagamento.

Considere a população não “bancarizada”

Algumas empresas têm falhado na hora que um consumidor concorda em fazer o cartão private label. A demora no tempo de espera para conseguir o cartão da marca, a dificuldade para comprovação de renda de clientes não bancarizados e a burocratização de um recurso que deveria ser uma facilidade acabam por afastar os clientes.

O ideal é ter em mente que o cartão próprio da loja vai atrair justamente a parcela da população que trabalha na informalidade, dispõe de pouco tempo para ficar em comércios, não consegue comprovar renda e que, por esses motivos, não tem acesso aos serviços bancários ou aos cartões de crédito.

A sua empresa deve focar em sanar as necessidades desse perfil de consumidor que deseja e precisa consumir produtos, mas que, muitas vezes, não tem condições de pagar à vista. Logo, é fundamental que você demonstre que, com essa alternativa de crédito, o seu comércio vai solucionar de vez esse problema que ele enfrenta.

Desenvolva ações de marketing para o cartão próprio da loja

Para que os seus clientes saibam dos benefícios e das facilidades que vão conseguir ao fazer o cartão da sua loja, é preciso que você desenvolva ações de marketing certeiras que demonstrem esses pontos.

É importante frisar que abordagens desconexas e desesperadas dos vendedores podem ser inúteis para convencer o cliente a fazer o cartão próprio da loja. Aliás, dessa forma, ele só se sentirá encurralado e inseguro com o seu negócio.

Sendo assim, a estratégia de marketing é a melhor maneira para apresentar esse recurso ao seu público-alvo. Você pode, por exemplo, disponibilizar uma explicação atrativa no site da sua loja ou fazer postagens nas mídias sociais, convidando o usuário para conhecer mais as vantagens do cartão.

Além disso, é importante sinalizar na própria loja como funciona o cartão, como o cliente pode solicitá-lo e outras informações importantes que estimulem sua adesão.

Outra ideia é utilizar marcadores nos produtos da loja, apontando preços diferenciados para os clientes que utilizam o cartão. Desse jeito, os vendedores não vão intimidar os seus clientes e o cartão próprio da loja passa a ser desejado por oferecer condições mais atrativas — entre outras vantagens.

Aumente o ticket médio

Outra forma de chamar a atenção do cliente em relação ao cartão próprio da marca é estimular o uso do cartão, tornando-o o meio preferencial de compra pelos seus clientes. Consequentemente, a sua loja vai aumentar o ticket médio de compra — que consiste no valor que o cliente costuma consumir a cada aquisição no estabelecimento. Estabelecer um programa de fidelidade também é uma das formas de estimular a recorrência de clientes em seu comércio, pois estas condições vantajosas tornam a sua empresa a preferida em relação às outras.

Além disso, é importante pensar em um limite atrativo, obviamente, a partir de uma política bem planejada e após uma análise nos órgãos de proteção ao crédito pode ser realizada a liberação do uso do cartão da sua loja para o cliente.

Como já foi dito, uma vez que o cliente conta com melhores opções de pagamento, ele se torna suscetível ao consumo por impulso, o que também está diretamente relacionado ao aumento do valor de aquisição final. A consequência é que o seu negócio vai ter muito mais lucro.

Estabeleça um programa de fidelidade

Caso você queira que o consumidor faça o cartão próprio da loja e ainda pretende aumentar os ganhos do seu negócio, é imprescindível adotar um programa de fidelização. Um programa de relacionamento bem estruturado faz com que o negócio fique mais próximo do cliente e tenha chances de analisar as suas necessidades e preferências.

Hoje muitas empresas se questionam sobre o porquê de seus consumidores não retornarem. A resposta para isso é fácil: eles estão comprando na concorrência. Afinal, nem sempre a qualidade do seu produto ou a variedade da sua loja são argumentos suficientes para fazê-los voltar. Com um programa de fidelidade, a sua empresa vai apresentar melhores condições para driblar essa situação, pois vai conseguir oferecer prêmios e descontos pontuais para aqueles que compram sempre.

Pratique condições mais atrativas de pagamento

Outra forma de convencer o consumidor a adquirir o cartão próprio da marca é praticando condições atrativas de pagamento, como flexibilização de juros, parcelamentos diferenciados, etc. Faça uma pesquisa para descobrir qual é o valor adotado pelas lojas concorrentes e tente ofertar algo ainda mais competitivo.

A possibilidade de parcelar as suas compras com taxas atraentes, certamente vai fazer com que o cliente pense e considere o cartão próprio do seu comércio na hora de fazer uma aquisição. Aliás, é conveniente que ele enxergue essa possibilidade como uma inovação nos meios de pagamento, como algo para facilitar o seu poder de compra.

Ofereça resgates realmente atrativos para o consumidor

Apesar dos benefícios evidentes de um programa de fidelidade — tanto para o consumidor como para a empresa —, é importante ter cuidado, pois só o cliente é capaz de indicar o que é interessante ter como recompensa. O cartão próprio da marca é um ótimo recurso para conhecer melhor o perfil de seus clientes, já que a loja passa a ter mais controle sobre as vendas, tendo informações importantes para melhorar a segmentação e relacionamento com o consumidor, como:

  • frequência de compras na loja;
  • ticket médio;
  • comportamento em relação ao pagamento.

Ou seja, o cartão assume o papel de um indicador, apresentando informações valiosas na hora de desenvolver estratégias de marketing mais eficientes e ofertar promoções, descontos e benefícios que realmente tenham valor para cada perfil de cliente que compõe o seu público-alvo.

Portanto, a nossa sugestão é que você aplique uma pesquisa em seu público para identificar o que ele deseja receber. Por exemplo, é válido identificar se o que mais chama a atenção do seu cliente são as trocas por produtos da loja ou se o desconto em compras oferece melhor resultado. Diante disso, invista na divulgação desses benefícios do programa de fidelidade.

Fidelize os clientes por meio dos benefícios

O cartão próprio da marca por si só já é um ótimo recurso de fidelização, já que o consumidor que o adquire vai ter preferência pelo estabelecimento quando for fazer as suas compras. No entanto, é relevante utilizar algumas estratégias para promover a fidelização de forma mais eficiente.

Um cliente que opta pelo cartão de sua loja toma essa decisão considerando os benefícios que pode obter. Portanto, é fundamental que ele realmente possa contar com as condições especiais oferecidas aos que têm o cartão. Proporcionar crédito em compras ou descontos são apenas algumas das inúmeras formas de oferecer vantagens que atraem o comprador para a utilização do cartão próprio da marca da sua empresa.

Confira as dicas para fazer a divulgação do cartão próprio da loja

Para divulgar o cartão próprio da sua loja é preciso elaborar algumas estratégias que garantam o aumento dos lucros, principalmente para as vendas parceladas. Você precisa definir o seu público-alvo e entender o perfil da sua clientela para que a sua divulgação possa alcançá-los. Depois disso, vai ter que investir em marketing e publicidade. Veja a seguir as dicas que foram preparadas para você!

1) Divulgue nas etiquetas de preço

Os consumidores costumam olhar com bastante frequência para as etiquetas de preços dos produtos que são colocados à sua disposição. Elas podem estar na vitrine ou no interior da loja, não importa, vão se tornar o alvo da atenção dos seus clientes. Então você pode aproveitar isso para descobrir como vender cartão de crédito. Porém, fique atento, as etiquetas devem ter um padrão visual interessante e atraente.

Existem profissionais de design gráfico que criam modelos exclusivos de etiquetas para o comércio. Se você ainda não tem a sua etiqueta personalizada, procure conversar com alguém que entenda do assunto. Quando for informar o preço do seu produto, tente destacar as condições de pagamento e o valor das parcelas. Todavia, não se esqueça de registrar o preço à vista, só que em tamanho reduzido.

2) Adesivo nas vitrines

As estruturas físicas atraentes se destacam das demais, portanto, preocupe-se com a qualidade das suas vitrines. Elas fazem a comunicação visual com os consumidores, os quais geralmente se importam com a aparência e a organização das lojas. A vitrine pode causar a primeira impressão na sua clientela, de modo que é necessário cuidar da definição das letras, do padrão das cores e das fotos que vão ser expostas ao público.

Se você tiver dúvidas na hora de organizar a sua vitrine, saiba que pode contar com especialistas em vitrinismo ou design, pois eles foram preparados para cuidar de todos os detalhes. Não cometa erros, procure materiais gráficos de qualidade, inclusive para a adesivagem. As grandes redes fazem uso desse recurso, mas ele também é viável para estabelecimentos menores.

3) Use as redes sociais

A internet oferece inúmeras possibilidades e nela você consegue informações sobre como vender cartão de crédito. Porém, não é só isso! Por meio da internet os seus potenciais clientes acessam as principais redes sociais. Desse modo, você deve criar estratégias de divulgação do cartão próprio da sua loja no Facebook e no Instagram. Inclua fotografias dos seus produtos e forneça uma descrição detalhada para cada um deles.

Apenas a postagem de fotos não faz efeito, então procure utilizar frases criativas, usar cores vivas e criar chamadas interessantes para atrair a atenção dos usuários. Pense nos detalhes, informe o preço, as possibilidades de parcelamento e o valor das parcelas, de preferência sem informar a incidência de juros. Seja criativo, divulgue promoções e descontos especiais para os seus clientes mais fiéis.

Agora você já sabe como convencer o consumidor a fazer o cartão próprio da marca e está preparado para fidelizá-lo! Aproveite as nossas dicas sobre como vender cartão de crédito para atrair a clientela para a sua loja e depois utilize asestratégias de fidelização. Dessa maneira, a sua empresa pode planejar de forma mais segura a administração do private label e estar preparada para o aumento nas vendas.

Gostou das dicas fornecidas neste artigo? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você. Aproveite para baixar este e-book gratuito: Private label (cartão próprio de loja): tudo o que você precisa saber

Fonte: Fonte: Marketing INFOX

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