O que é merchandising e como ele ajuda sua loja de materiais para construção?

Gestão do Varejo


            O que é merchandising e como ele ajuda sua loja de materiais para construção?

Saiba o que é merchandising e como suas técnicas podem aumentar as vendas de lojas de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis.

Importante recurso para aumentar vendas em lojas de materiais para construção, elétricos e hidráulicos e móveis, o merchandising quando é bem feito e dentro de uma estratégia, consegue transformar a área de vendas da loja, influenciando clientes a decidirem suas compras e até levarem o que nem estavam pensando em adquirir, mas que as técnicas de merchandising despertaram seu desejo.

Você sabia que o merchandising acaba refletindo na redução de custos operacionais e na ociosidade de produtos do estoque? Então leia este artigo, onde explicamos o que é merchandising e comparamos com outras ações de promoção de vendas para reforçar as diferenças e os potenciais estratégicos. Além disso, trazemos algumas dicas que podem fazer a diferença nos resultados da loja, graças a atratividade e posicionamento de produtos.

O QUE É MERCHANDISING?

Uso de técnicas de merchandising por lojas de materiais de construção tem por objetivo dar mais destaque e valorização ao ponto-de-venda, despertando o interesse de compra do cliente para o produto certo, exposto na hora certa, com preço e promoção atraentes, dentro da estratégia de venda da loja.

Portanto, o merchandising pode ser definido como um recurso poderoso para despertar o interesse de compra nos clientes, aumentando a atratividade de um ou de vários produtos que possuem relação direta ou indireta.

Vamos aproveitar e esclarecer que o merchandising não é a mesma coisa que propaganda e marketing. Enquanto o primeiro valoriza técnicas específicas para a área de vendas da loja, a propaganda busca atrair clientes para conhecerem a loja ou solicitarem um serviço; e o marketing que foca mais nas estratégias para a loja atender as demandas e anseios do consumidor.

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO MERCHADISING

Assim que a estratégia global da loja para vendas é definida, o merchandising fica com a missão de facilitar e atrair a atenção do cliente que está no interior da loja, para que ele tome a melhor decisão de compra. Para isso, o merchandising apela para os mais variados recursos: a iluminação dos corredores, a música ambiente, sinalização, embalagens e sacolas e até os uniformes dos colaboradores.

O merchandising tem a vantagem de trabalhar com os sentidos das pessoas, para que a experiência de compra seja gratificante e que, principalmente, aumente os resultados da loja.

COMO O MERCHANDISING PODE AJUDAR SUA LOJA

Quanto mais inovadoras e criativas forem as ideias para merchandising, melhor! Veja abaixo algumas dicas que podem ser muito úteis e super vendedoras:

1) Estimule os sentidos do seu cliente

Use cores e imagens, tanto em materiais de promoção colados nas prateleiras como em imagens em uma TV, por exemplo, mostrando seus produtos e ofertas.

Mantenha sempre a loja bem iluminada, pois uma pesquisa recente indicou que os clientes costumam ficar mais tempo em locais node a iluminação é quente e compram mais quando a instalação de uma iluminação dinâmica era introduzida.

Pense também na trilha sonora da música ambiente. Ela precisa ser agradável, alinhada com o que seu público geralmente gosta e com o volume não muito alto, para que seu cliente se sinta confortável e sem a vontade de sair correndo para evitar o barulho alto.

2) Lembre seu cliente de produtos relacionados

Essa técnica de merchandising, chamada de cross-merchandising, é importantíssima para lojas de materiais para construção pois estimula a compra por impulso. Pense, por exemplo, nos itens de decoração para jardim próximos aos produtos de limpeza para piscina. Ou ainda, luvas e óculos de segurança próximos as lixas e materiais de pintura.

O cliente pode esquecer de que precisa destes produtos relacionados e fazer uma decoração chamativa para eles ajuda a vender mais e facilita a vida do cliente.

3) Aplique a regra de três

Quando for organizar as mercadorias nas prateleiras, experimente usar a técnica da regra de três, criando uma organização e uma ordem padrão. Por exemplo: organizar os elementos seguindo a ordem dos produtos pequenos, depois os médios e em seguida os grandes, de cima para baixo.

Pode parecer uma bobagem, mas os olhos das pessoas estão atentas ao “movimento” que as diferenças de tamanho provocam. 

Isso também tem relação com o chamado “princípio da pirâmide”, onde se coloca o produto principal e depois nas prateleiras abaixo os demais itens. Experimente colocar as ferramentas elétricas no topo e os discos de corte logo nas partes inferiores, por exemplo.

4) Abuse de recursos atraentes e interativos

Use placas e cartazes que explorem as vantagens que o cliente terá adquirindo aquele produto: dura mais, mais econômico, garantia de 3 anos, lançamento, entre outros. Adicionar expressões, como “compre agora” ou “não perca”, motiva as vendas imediatas.

Aumente a interatividade distribuindo cartazes com QR Codes que direcionem o cliente a um vídeo explicando como usar aquele produto ou com dicas de utilização para outros fins.

5) Sua equipe tem muito a contribuir

Contar com o apoio da sua equipe é um fator muito importante para sucesso do merchandising na sua loja de materiais de construção. Procure mantê-los conscientes de cada ação de promoção ou novidades, assim eles vão usar cada elemento da estratégia para converter vendas.

Peça para eles também, opiniões de como expor e decorar produtos e prateleiras, pois a observação deles que acompanham a rotina dos clientes dentro da loja pode indicar ações que ninguém havia pensado, mas que o consumidor costuma praticar.

6) Invista na sinalização interna da loja

Aumente a exposição dos produtos e a atração do interesse do seu cliente solicitando para gráficas ou uma agência de publicidade, materiais de comunicação para as ações de merchandising. Alguns dos principais materiais e que podem ser estratégicos para surpreender seu cliente:

  • Stopper = pode ser feito em um papel de gramatura maior (mais grosso), o stopper fica em posição perpendicular às prateleiras e gôndolas e quando aplicado na altura dos olhos dos clientes ajuda a atrair a atenção.
  • Wobbler = o wobbler é usado colado a prateleira, abaixo do produto em destaque ou em oferta. O material feito geralmente de plástico, fica para fora dos limites da prateleira, o que é ótimo para divulgar ofertas ou lançamentos.
  • Adesivo de piso = imagine no centro do corredor de chuveiros um adesivo colado no chão indicando o caminho para novos revestimentos e peças para banheiro que chegaram? Seu cliente vai ser impactado com aquela comunicação inesperada no chão. Importante considerar adesivos antiderrapantes para segurança e de alta resistência.
  • Clip strip = você já deve ter visto esse material nos supermercados, onde ficam pendurados os pacotinhos de queijo ralado ao lado da prateleira de massas e molhos. Trazendo para a realidade das lojas de materiais de construção, elétrico e hidráulico, você pode colocar fitas isolantes ou veda-rosca no clip strip e deixar perto de cabos elétricos ou torneiras.
  • Móbiles = são peças que ficam penduradas no teto indicando aos clientes ofertas, lançamentos ou as sessões de produtos da loja. Uma ótima ideia é mesclar a divulgação do produto com mensagens interessantes ao consumidor como vantagens e benefícios.
  • Banner promocional = são ideais para qualquer tipo de comunicação para os clientes. Por serem estruturas portáteis podem levar a mensagem ao cliente estando a cada dia em um lugar diferente na loja. Geralmente são feitos em lona plástica, mas existem versões em tecido perfeitas para decoração aérea da loja.

CONCLUSÃO

Até aqui você deve ter notado que pensar em estratégias de merchandising na sua loja de materiais para construção, elétrica, hidráulica ou móveis são fundamentais para estimular seu cliente a comprar e aumentar suas vendas.

Além disso, ações de merchandising ajudam indiretamente a reduzir custos já que fazem com que produtos de baixo giro ou a mais tempo em estoque fiquem em destaque para os consumidores.

O merchandising, para ser eficiente para a loja, precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa. Por isso destacamos a importância de ter uma solução de gestão de varejo que traga números precisos de todos os setores, da venda à entrega, para assim o gestor ou dono(a) da loja tomar decisões mais seguras.

E com a INFOX, além da solução de gestão você conta com o apoio e assessoria de equipe especializada nos segmentos voltados a construção e móveis.

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.