4 dicas para sua loja ter um clube de vantagens mais atrativo
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Dentro das estratégias de marketing de relacionamento indicadas para supermercados, lojas de roupas ou farmácias existe uma modalidade muito atrativa que são os clubes de vantagens: programas de fidelização para que os clientes se inscrevam gratuitamente e recebam benefícios exclusivos em troca da compra mais frequente. Como bônus, um clube de vantagens agrega ao valor percebido pelo cliente e ajuda a promover e divulgar sua marca e sua loja.
Se você já oferece um clube de vantagens para seus clientes ou pretende oferecer um, recomendamos a leitura deste artigo para saber mais sobre clube de vantagens e para torná-lo mais atrativo para seu cliente, selecionamos 3 dicas e uma DICA OURO, que vale a pena conhecer.
QUAIS OS OBJETIVOS DE SE OFERECER UM CLUBE DE VANTAGENS?
Os objetivos de se implementar um clube de vantagens na sua loja para seus clientes depende do seu ramo de atuação e quais os resultados que você pretende alcançar com produtos e margens de lucro interessantes para o seu negócio. Mas de forma geral, podemos destacar estes objetivos:
- Aumenta a retenção de clientes;
- Faz com que seu cliente priorize sua loja na hora de escolher onde comprar;
- Promove sua marca e fortalece a reputação da sua loja frente aos concorrentes;
- Abre parcerias com fornecedores;
- Gera dados importantes sobre a rotina de consumo dos clientes e fatores de decisão da compra;
- Aumenta a rentabilidade e lucratividade da loja.
4 DICAS PARA TURBINAR O CLUBE DE VANTAGENS DA SUA LOJA
1ª DICA – Defina qual estratégia deverá ser atingida
Comece traçando onde você e sua loja querem chegar oferecendo um clube de vantagens. Depois busque marcas fortes entre seus fornecedores para que agregue valor e seriedade no clube de vantagens. Isso vai ser muito importante na hora de convencer seu cliente a fazer parte do programa.
Você dividir em etapas o seu projeto de clube de vantagens começando por uma estratégia simples de fidelização com um pequeno clube de descontos e depois evoluir para um programa mais elaborado e que ofereça mais vantagens.
2ª DICA – Faça o planejamento do programa
Coloque no papel todas as fases do programa de relacionamento da loja, para prever quais ações serão necessárias futuramente.
No início, é importante que o clube de vantagens seja divulgado para o maior número de clientes possível, pois quanto mais consumidores aderirem, mais fácil vai ser entender quais suas expectativas e necessidades para traçar os próximos passos do programa. Além disso, é possível analisar se o projeto está sendo saudável financeiramente para a loja.
Considere também no planejamento do clube de vantagens:
- Público-alvo: avalie bem seu cliente que estaria disposto a participar do clube. Crie uma persona, ou seja, pense nas necessidades, nas vontades, nos desejos e nas expectativas desse público ao comprar na sua loja com vantagens.
- Avalie planos e preços: defina planos de descontos e o quanto vão impactar nos preços dos produtos. Avalie custo de aquisição e o valor médio de venda no mercado para que seus preços com desconto dentro do clube de vantagens sejam interessantes para você e para seu cliente. Esse equilíbrio é a melhor forma de garantir lucratividade na operação.
- Pense na exclusividade: o bom atendimento deve ser uma prática comum em qualquer negócio para qualquer cliente. Mas no caso do clube de vantagens é preciso passar para o consumidor a ideia que ele é exclusivo, ou seja, tudo que a loja puder fazer para que ele se sinta parte de um grupo seleto de clientes. Isso vai fortalecer o clássico marketing boca-a-boca da loja entre os clientes.
Vantagens que serão oferecidas:
Depois de avaliar o perfil do seu cliente é possível pensar em vantagens como: oferecer descontos em lojas de outros segmentos parceiras, brindes, mimos em datas especiais, entregas mais rápidas ou em horário diferenciado, viagens, entre outras ideias.
3ª DICA – Faça benchmarking comparando seus concorrentes
A ideia aqui não é copiar, mas analisando o que seus concorrentes oferecem é possível descobrir alguma vantagem que não está sendo mais oferecida por qualquer motivo. Avaliar as estratégias dos seus concorrentes pode ser uma fonte muito positiva de ideias.
4 ª DICA DE OURO – Ofereça mais vantagens com um cartão marca própria
Até aqui você deve ter percebido que a essência do clube de vantagens é fidelizar o cliente e mostrar que ele é exclusivo e importante para sua loja. Pense agora, você oferecendo crédito através de um cartão com a marca da sua loja, permitindo que clientes exclusivos tenham um parcelamento maior ou resgatem benefícios como cashback. Seria mais uma grande vantagem para seu cliente, concorda?
Para isso, a INFOX oferece uma solução tecnológica que permite sua loja oferecer crédito para seu cliente, assumindo a operação com toda a segurança e mitigando o risco. A rentabilidade e lucratividade aumentam porque você recebe dividendos dos juros e tarifas cobrados sobre as compras parceladas. E a inteligência de crédito da solução auxilia ainda a reduzir o risco de inadimplência.
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Fonte: Fonte: Marketing INFOX