Você sabe qual é a diferença entre inteligência e motor de crédito?
Processamento de Meios de Pagamentos
Em tempos de concorrência acirrada, empresas do varejo cada vez mais buscam oferecer modalidades alternativas de pagamento e crédito aos seus clientes, pensando em melhorar a experiência de compra, promovendo a fidelização e aumentando a rentabilidade da loja como, por exemplo, utilizando o motor e inteligência de crédito.
Para que o lojista tenha uma operação saudável de oferta de crédito, é preciso ter a tecnologia como parceira para garantir segurança e controle. É aí que entram o motor e a inteligência de crédito, mas você saberia dizer qual a diferença entre esses termos? Se não sabe, leia esse artigo que preparamos explicando o que é motor e inteligência de crédito e quais as vantagens para o lojista.
O que é motor de crédito?
O motor de crédito é um software que busca informações muito relevantes sobre o histórico do cliente no momento de o lojista conceder crédito. Algumas soluções de motor de crédito se baseiam em modelos simples de score (ou pontuação) do histórico do cliente. Já outras buscam informações de pontuação de origens externas, em fontes seguras e com credibilidade como os bureaus de crédito. Inclusive este é tipo de pesquisa de perfil mais recomendado na análise de crédito por lojistas.
Neste ponto é que algumas pessoas se confundem. Porém basta entender que o motor é uma ferramenta que abastece a inteligência de crédito na operação de concessão de crédito, com dados sobre o histórico, pontuação e perfil do cliente que deseja comprar a prazo.
O que é inteligência de crédito e como funciona?
Uma grande aliada do lojista na hora de ofertar crédito. Assim podemos definir a inteligência de crédito, já que seu trabalho é fazer uma análise completa e ágil do perfil de cada cliente, verificando seu histórico e indicando os bons pagadores. Além disso, ajuda a reduzir custos operacionais, torna a decisão de crédito mais precisa, diminui riscos de inadimplência na operação de vendas a prazos, otimiza e padroniza processos.
A inteligência de crédito é a somatória de regras que o lojista pode definir como os melhores parâmetros para sua loja aprovar o limite de crédito para seus clientes. A pessoa da loja responsável pela análise e liberação de crédito deverá inserir todos os dados apresentados pelo cliente na solução, que a inteligência de crédito se encarregará de realizar a análise de forma totalmente automatizada.
Importante destacar aqui que, fazer uma avaliação considerando apenas renda e idade não é suficiente para determinar se o perfil do cliente é de alto ou baixo risco. É preciso combinar diversas informações, que juntas trazem um panorama mais claro e seguro, mostrando o perfil de comportamento do cliente.
Por exemplo, o CEP do cliente pode ser um indicativo para o lojista incluir na análise do motor de crédito. Um bairro que, historicamente, tem um índice de inadimplência maior, faz com que a nota do cliente desça, independente de outras informações.
O parcelamento ideal para aquele cliente é outro fator que a inteligência de crédito aponta, ou seja, em quantas vezes é ideal para loja parcelar a compra para aquela pessoa. Para alguns clientes você vai poder vender em 6x, já em outros casos, dependendo do perfil de risco, a inteligência pode indicar que o ideal seria parcelar em 3x. Lembrando que a inteligência vai considerar diversas informações para fazer essa proposta (idade, endereço, estado civil, número de filhos, histórico nos bureaus, entre outras).
Com base em sua grande experiência de mercado e para facilitar a vida do lojista, a INFOX oferece sua solução de meios de pagamentos, com os parâmetros prontos e mais estratégicos para serem usados, por exemplo: categoria profissional, perfil da economia local, regiões de atuação das lojas, entre outras.
Vantagens em utilizar a inteligência de crédito
Para reforçar o seu entendimento, veja algumas das principais vantagens da inteligência de crédito:
- Maior fluxo de informações: tem a capacidade de lidar com uma quantidade grande de informações e de aprender com elas para análises futuras;
- Estrutura enxuta: usando a inteligência de crédito, sua operação de análise e limite de crédito não precisa ser grande. Com isso, sua equipe terá mais tempo para analisar estrategicamente os resultados;
- Segurança no ajuste de limites: ajuda a identificar os perfis de clientes baixo risco. Assim será possível aumentar o limite de crédito para o bom pagador ou para quem está fazendo sua primeira compra, por exemplo.
- Satisfação do cliente: o processo de análise é muito rápido, ou seja, o cliente não vai precisar ficar aguardando uma resposta, o que torna sua venda muito mais ágil.
Use todo o potencial da tecnologia a favor da sua rentabilidade
Para aumentar a rentabilidade do seu negócio, ofertando crédito para seus clientes de maneira segura e sem correr riscos com a inadimplência, é importante que você tenha uma solução tecnológica completa e que traga para sua loja todos os benefícios que a inteligência de crédito pode proporcionar.
A INFOX oferece uma solução completa neste sentido, para que sua loja tenha inteligência de crédito, desde a avaliação para conceder os limites até a facilidade de envio de documentos e assinatura do contrato por parte do cliente, tudo de maneira automatizada, prática e estratégica para aumentar os resultados do seu negócio.
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