Confira 8 indicativos que é hora de trocar o sistema da sua loja

Gestão do Varejo


            Confira 8 indicativos que é hora de trocar o sistema da sua loja

Como você utiliza o sistema da sua loja de materiais para construção, elétrica ou hidráulica? Somente para controlar o estoque e realizar vendas?

Saiba que, para expandir seu negócio e aumentar o faturamento é muito importante ter mais que um sistema, mas sim uma solução que faça uma gestão completa de todos os setores da loja, desde a compra e relação com fornecedores, passando pela venda, cadastro e entrada de produtos, controle de estoque, emissão de nota fiscal e controle de expedição e entregas.

Para te ajudar a analisar como está sua solução de gestão, reunimos abaixo 8 situações que podem contribuir para sua decisão. Faça a si mesmo as perguntas e avalie as respostas:

1) Meu sistema integra todas as demandas da loja?

Seja de materiais para construção, elétrica ou hidráulica o importante é atender tudo o que cada setor da loja necessita. Procure também ouvir os colaboradores do financeiro, compras, vendas, estoque, faturamento entre outros, para entender quais gargalos ou dificuldades podem ser ajustadas e melhoradas.

2) Estamos utilizando planilhas à parte?

Usar planilhas como controle pode ser extremamente prejudicial pois ao criar um sistema “paralelo” coloca-se em risco a confiabilidade dos dados. Na maioria das vezes esse problema surge devido à falta de treinamento da equipe, o que leva usuário a criar planilhas à parte.

Lembre-se sempre que, uma solução de gestão serve para integrar, organizar e controlar todos os setores da loja de materiais de construção, para a equipe ganhar tempo, reduzir custos e despesas e mais importante: não perder nenhuma venda por não saber se determinado produto está disponível ou não.

3) Os dados que tenho são completos e precisos sobre o estoque, vendas e entregas?

Se você quer ganhar mais com a sua loja de materiais para construção, você precisa se planejar. E só vai conseguir fazer isso com números corretos. Você precisa saber quais itens estão tendo menos giro para comprar a quantidade certa e quais estão precisando ser repostos com mais rapidez, entre outras informações. Portanto, se seu sistema para loja de materiais de construção não está trazendo para você informações precisas é hora de evoluir para uma solução de gestão.

4) Você recebe informações sobre mudanças de legislação e tributação?

Leis e regras de tributação podem sofrer mudanças a qualquer momento e por isso, sua solução de gestão precisa estar pronta para se adequar a novas regras. Além disso, ela precisa trazer informações confiáveis que indicam entre outras coisas, se a loja está enquadrada no regime tributário correto. Pense em quando você pode economizar se estiver pagando a alíquota errada de imposto.

5) Quando minha equipe precisa de atendimento técnico eles são bem atendidos?

Outro ponto crítico que deve ser observado é o apoio aos colaboradores nas diversas situações operacionais que surgem. Imagine seus colaboradores parados ou se atrapalhando e perdendo vendas, por que não tem com quem falar. Além disso, o atendimento técnico quando humanizado acelera e auxilia sua equipe a utilizar todo o potencial da solução.

6) Na hora de receber, meu sistema faz conciliação de cartões?

Procure saber com seu financeiro como consegue confrontar números de vendas gerados através de cartões de débito e crédito com o montante que a loja tem a receber das operadoras. Isso é muito crítico, pois você pode estar tendo prejuízo por não receber aquilo que é devido.

Com uma solução de gestão é mais fácil fazer a conciliação de cartões, controlando operação por operação, as informações repassadas pela máquina de cartão de crédito que você contratou (chamadas adquirente), verificando se os valores repassados estão corretos, se as taxas combinadas correspondem com o contrato, entre outros dados.

7) Tenho agilidade na hora de atender meu cliente?

Facilitar a vida do seu cliente para vender mais e garantir que ele volte a comprar. Uma solução de gestão mais atualizada tecnologicamente usa a inteligência artificial do chatbot, por exemplo, onde o cliente pode consultar notas fiscais, segunda via de faturas e pendencias com a loja, tudo de maneira rápida e prática. Além disso, a solução pode enviar um email ou sms para o cliente alertando sobre o vencimento de contas pendentes ou prazos de entrega dos materiais adquiridos.

8) Tenho os números da loja, mas estou analisando corretamente?

Uma solução de gestão que combine a assessoria de especialistas no segmento de varejo e, mais específico, materiais para construção pode marcar a grande arrancada para o crescimento do seu negócio. Sabemos que seu dia é corrido demais e são inúmeras as preocupações que o dia a dia de uma loja proporciona. Por outro lado, é fundamental que você tenha relatórios com todas as informações estratégicas da loja para decidir os próximos passos.

A assessoria vai analisar dados da loja e dar direcionamentos importantes para melhorias sobre problemas que podem estar passando desapercebidos.

Achou que é muita coisa? Não se preocupe! Você pode entrar em contato com um consultor INFOX para juntos avaliarem o que nossa solução de gestão e a assessoria de nossos especialistas podem fazer para transformar os resultados da sua loja!

Fonte:

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