Como criar um programa de fidelidade? Nós te explicamos!
Gestão do Varejo
Boa parte dos empreendedores e dos gestores já percebeu que é muito mais vantajoso manter um cliente fiel ao seu negócio do que ter sempre que investir em novas estratégias de merchandising para atrair um novo público. Pensando nisso, preparamos um post ensinando como criar um programa de fidelidade.
Trata-se de uma estratégia que tem ganhado bastante espaço no varejo e que, quando bem elaborada, permite resultados muito interessantes, mesmo para quem não tem muitos recursos financeiros disponíveis, pois permite sistemas de troca e descontos.
Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a leitura!
O QUE É UM PROGRAMA DE FIDELIDADE?
Como o próprio nome já diz, consiste em um conjunto de ações que objetivam fazer com que um cliente permaneça consumindo em determinada loja ou empresa. O seu grande diferencial é que ele costuma ser vantajoso para quem compra e para quem vende, o que explica parte do seu tremendo sucesso no mercado atual.
Existem categorias diferentes, cada qual com suas próprias características, como sistema de pontos, cashback, cartão fidelidade e outros. Muitas vezes, são correlacionados com campanhas em redes sociais e com níveis de lealdade, com benefícios que podem ser revertidos em serviços ou mesmo em produtos de lojas parceiras.
QUAIS AS VANTAGENS DE UM PROGRAMA DE FIDELIDADE?
Para o lojista, as vantagens de um programa de fidelidade podem ser bastante significativas. Uma delas, por exemplo, se dá pelo conhecimento mais amplo sobre as preferências e as necessidades dos clientes. De quebra, é algo que agrega valor à marca e à imagem no mercado, ajudando a atrair e fidelizar um novo público.
Quando as pessoas enxergam o valor do seu programa, você consegue mais vendas e, de quebra, mais apoiadores da marca. São pessoas que ajudarão na sua divulgação de forma espontânea e orgânica, pelo famoso boca a boca, uma tática de marketing extremamente barata quando comparada com os anúncios pagos, mas muito eficiente.
COMO CRIAR UM PROGRAMA DE FIDELIDADE?
Pronto! Se você chegou até aqui, é bem provável que cogite criar um programa de fidelidade. No entanto, para elaborar o seu, será preciso seguir alguns passos básicos. O primeiro deles consiste em definir o perfil de seu cliente ideal, observando seu comportamento de compra, até para definir as regras e as recompensas, o que aliás, precisa ficar muito claro para o consumidor. Assim evita-se decepções e pouco interesse por parte dos clientes.
Depois, você terá que contar com uma interface eletrônica de relacionamento com o consumidor, escolhendo os canais de comunicação e divulgação. Nesse contexto, a tecnologia é imprescindível para alimentar seu banco de dados, entregar os benefícios prometidos e ajustar o rumo quando necessário.
Gostou de aprender como criar um programa de fidelidade? Ele pode ser bastante útil para seu negócio e ajudar a manter um público constante, o que é fundamental para o seu fluxo de caixa, especialmente nos momentos mais difíceis.
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