Varejo 4.0: fique por dentro das suas principais tecnologias
Gestão do Varejo
Você já ouviu falar na expressão varejo 4.0? A venda em varejo também foi impactada pelas novas tecnologias, e evoluiu.
Ter um comércio é um grande desafio. Especialmente hoje em dia, na era digital. Tudo acontece muito rápido, e os clientes têm tudo à sua disposição, na palma da mão. Afinal de contas, como permanecer competitivo e ainda vender bem mesmo na modernidade?
Neste texto, vamos te explicar tudo sobre o varejo 4.0 e as suas principais tecnologias. Quer saber mais sobre esse assunto? Siga conosco e boa leitura!
O que é o varejo 4.0?
Antes de mais nada, é necessário explicar exatamente no que consiste o varejo 4.0. Esse conceito nada mais é do que a evolução do varejo comum, até chegar à versão 4.0.
Essa abordagem nova tem a tecnologia como o centro das atenções. Ou seja, centra-se na modernidade e avanços tecnológicos para atrair mais clientes. Os hábitos dos consumidores mudaram. E o mercado teve que mudar, seguindo a mesma tendência.
O bom uso das tecnologias e estratégias do varejo 4.0 faz com que seja possível reter mais clientes e torná-los fiéis de maneira mais eficiente.
Quais são as principais tecnologias presentes no varejo 4.0?
O varejo 4.0 faz uso extensivo de novas e modernas tecnologias. É importante conhecê-las, assim como os benefícios que vêm com o seu uso. Confira-as abaixo.
1) Big Data
Quaisquer dados que coletamos hoje em dia precisam ser armazenados de forma eficiente e estratégica. Ter um sistema para isso ajuda no adequado tratamento dessas informações mencionadas. Exatamente por isso, existe o Big Data.
Ele serve para fazer a triagem de informações, descobrir padrões e realizar ofertas de forma mais assertiva. Por exemplo, de acordo com o seu público-alvo, é possível fazer ofertas exclusivas para quem mais acessa as suas redes sociais.
2) Inteligência Artificial
No mesmo caminho, a inteligência artificial pode realizar diversos serviços por meio de informações vindas de algoritmos.
A I.A em uso aliado aos dados coletados pelo Big Data é uma forma eficiente de oferecer sempre o melhor a seu consumidor.
3) Estratégia Omnichannel
A estratégia omnichannel, por sua vez, reúne em um só lugar os meios de comunicação de um empreendimento. Isso facilita que a empresa responda clientes de forma eficiente e sem demora, por exemplo.
A presença de uma marca nas novas mídias é vista como algo essencial na atualidade. Por isso, utilizar essa estratégia para conectar os meios de comunicação é extremamente válido.
Como se preparar para o varejo 4.0?
O varejo 4.0 é a reinvenção do varejo comum. A era digital e a modernização dos processos trouxeram clientes exigentes, e é importante se manter à altura das exigências do mercado. Dessa forma, é possível manter bons lucros e resultados.
Você gostou de saber um pouco mais sobre o varejo 4.0? Esperamos que o nosso post tenha sido de grande utilidade. Para aplicar esses conceitos, convidamos você a conhecer as soluções para varejo da INFOX. Oferecemos assessoria especializada no segmento de varejo e nossa plataforma entrega inúmeros benefícios como segurança de dados, visão dos setores da sua loja em tempo real, inteligência artificial para atender seu cliente, tracking de expedição, entre outros.
Fonte: