A importância da gestão de processos em lojas de material de construção
Gestão do Varejo
Com uma cultura de gestão de processos, além de melhorar a oferta de produtos e serviços, a empresa torna a integração entre equipes, sistemas e operações mais coesa. Assim, se você deseja que sua loja de materiais para construção se torne relevante para os consumidores, é preciso gerir com atenção tudo que for pertinente.
Quer saber mais sobre o que é gestão de processos? Continue lendo!
O que é a gestão de processos?
A gestão de processos reúne conhecimentos de gestão de negócios e de tecnologia da informação com o objetivo de organizar e otimizar os resultados de uma organização. É a gestão de processos que, por exemplo, possibilita definir, visualizar, medir e monitorar os processos de um negócio e, além disso, aplicar a melhoria contínua. Logo, ela é uma das principais responsáveis pelo aumento da produtividade e lucratividade de uma empresa.
De forma geral, a gestão de processos é a área responsável por organizar as etapas de execução de um determinado projeto ou atividade, além de também ser a metodologia que oferece recursos para a empresa realmente aplicar a melhoria contínua.
Quais os benefícios da gestão de processos?
Agora que você entendeu o conceito de gestão de processos, chegou o momento de conhecer os benefícios práticos da área. A seguir, listamos alguns dos principais:
• Aplicação da melhoria contínua;
• Entendimento dos processos da empresa;
• Visualização das atividades em cadeia;
• Percepção de possíveis falhas nos processos;
• Reutilização de recursos já existentes;
• Organização da operação;
• Diminuição de custos.
Como planejar de maneira eficiente?
Em uma loja de materiais de construção, é preciso haver um processo continuado de análise para entender todas as possibilidades e não só na fase inicial de abertura do negócio. Assim, torna-se indispensável verificar como anda a concorrência, as tendências de mercado, as técnicas de treinamento, entre outros.
Além disso, fica evidente que uma empresa bem organizada, posiciona-se um passo à frente das demais que não investem nessa prática ou a fazem de maneira pouco produtiva. E contar com uma solução tecnológica que apoie a gestão de informações de maneira segura e eficiente será muito importante para concretizar seu planejamento.
Como monitorar os resultados?
O que seria das empresas sem a mensuração dos resultados, não é mesmo? Como elas saberiam, por exemplo, se de fato todas as ações e estratégias estão funcionando?
Nesse sentido, procure começar estabelecendo a estratégia da empresa, ou seja, para qual rumo ela deve seguir e quais são suas prioridades. Em seguida, liste as todas as metas e separe as mais importantes considerando os seguintes critérios: metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e contextualizadas no tempo.
Procure fugir das famosas métricas da vaidade, como quantidade de visitação da sua loja — esse informativo não servirá de nada se sua empresa não gerar vendas de verdade.
Documentar os processos
É fundamental documentar todos os processos para evitar que eles existam apenas na cabeça dos colaboradores. A falta da documentação gera um grande risco de perda de inteligência, pois se os colaboradores saírem sem dar o devido treinamento aos novos que chegarem, os processos serão totalmente perdidos.
A loja deve criar uma rotina de atualização desses processos, de modo a entender onde há possíveis falhas que podem ser corrigidas. Apenas dessa forma a empresa conseguirá conquistar, na prática, os benefícios da gestão de processos.
Ainda ficou com dúvidas sobre como a gestão de processos pode ajudar a sua loja de materiais de construção a crescer? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudá-lo a desenvolver seu negócio por meio das soluções mais adequadas.
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