Fique por dentro das tendências de consumo para o ano de 2022

Gestão do Varejo


            Fique por dentro das tendências de consumo para o ano de 2022

Estar de olho nas tendências de consumo, independentemente do ano, contribuirá para que seu negócio esteja preparado para as mudanças do mercado e antecipe as novidades, principalmente no que diz respeito à concorrência —  além de ser uma importante estratégia para identificar as oportunidades de mercado e aprimorar o atendimento.

Porém, com essa ação, é essencial que a sua equipe esteja bem treinada, conheça os principais tópicos que estão em alta no mercado, bem como sugira o que de fato é importante para o seu cliente. Por essa razão, selecionamos este material para que você confira quais são aquelas tendências esperadas para o ano de 2022. Continue a leitura e saiba mais!

1. Sustentabilidade

A sustentabilidade tem sido uma preocupação de grande parte das empresas, independentemente do nicho de atuação ou do tamanho. Trata-se de investir em produtos que causam um impacto positivo no meio ambiente, sem deixar de perder a competitividade no mercado.

Hoje, as pessoas têm se atentado cada vez mais a essas questões. Em uma loja de cosméticos, por exemplo, é importante contar com produtos veganos cujas marcas se preocupam com as estratégias de impacto à natureza.

Além disso, é importante que a própria estrutura física de sua loja tenha atenção a isso, optando por energia solar, luzes que consomem menos energia, entre outros pontos.

2. Clientes da terceira idade

Se a sua empresa está atenta ao crescente aumento de clientes da terceira idade, saiba que é um diferencial que já chama a atenção do mercado. Primeiro, devemos destacar que essa população já representa cerca de 14% dos habitantes em nosso país.

Além disso, é importante ressaltar que eles estão cada vez mais ativos, buscando por seus produtos e desejando ter mais qualidade de vida e bem-estar. Nesse sentido, é importante não apenas oferecer itens que atendam a essas pessoas, como também direcionar as ações de marketing que conversem mais diretamente com essa parcela de público, uma vez que vai gerar mais identificação e estreitar o relacionamento.

3. Força nas redes sociais

As redes sociais não se tratam de uma tendência específica de 2022, mas vêm ganhando espaço a cada virada de ano. A loja que não está presente nos principais canais, que não conversa com a sua persona (representação semifictícia do cliente ideal) por meio das plataformas digitais e nem amplia a sua área de atuação, certamente está ficando para trás.

Também deve-se levar em consideração as amplas funcionalidades oferecidas pelas principais marcas. No Instagram, por exemplo. Por meio dos stories, há a possibilidade de colocar caixinhas de perguntas que possibilitam o feedback de seus clientes, além de fazer enquetes para aumentar o engajamento com a sua marca.

Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas tendências de consumo previstas para 2022. Caso a loja não se adapte às transformações comuns de qualquer mercado, existe o risco de o público migrar para a concorrência, bem como optar, muitas vezes, pelas compras online.

Se você gostou deste material e deseja acompanhar mais de perto outras dicas e novidades do varejo, é só seguir as nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram da INFOX, no LinkedIn e no YouTube.

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.