Fique por dentro das tendências de consumo para o ano de 2022
Gestão do Varejo
Estar de olho nas tendências de consumo, independentemente do ano, contribuirá para que seu negócio esteja preparado para as mudanças do mercado e antecipe as novidades, principalmente no que diz respeito à concorrência — além de ser uma importante estratégia para identificar as oportunidades de mercado e aprimorar o atendimento.
Porém, com essa ação, é essencial que a sua equipe esteja bem treinada, conheça os principais tópicos que estão em alta no mercado, bem como sugira o que de fato é importante para o seu cliente. Por essa razão, selecionamos este material para que você confira quais são aquelas tendências esperadas para o ano de 2022. Continue a leitura e saiba mais!
1. Sustentabilidade
A sustentabilidade tem sido uma preocupação de grande parte das empresas, independentemente do nicho de atuação ou do tamanho. Trata-se de investir em produtos que causam um impacto positivo no meio ambiente, sem deixar de perder a competitividade no mercado.
Hoje, as pessoas têm se atentado cada vez mais a essas questões. Em uma loja de cosméticos, por exemplo, é importante contar com produtos veganos cujas marcas se preocupam com as estratégias de impacto à natureza.
Além disso, é importante que a própria estrutura física de sua loja tenha atenção a isso, optando por energia solar, luzes que consomem menos energia, entre outros pontos.
2. Clientes da terceira idade
Se a sua empresa está atenta ao crescente aumento de clientes da terceira idade, saiba que é um diferencial que já chama a atenção do mercado. Primeiro, devemos destacar que essa população já representa cerca de 14% dos habitantes em nosso país.
Além disso, é importante ressaltar que eles estão cada vez mais ativos, buscando por seus produtos e desejando ter mais qualidade de vida e bem-estar. Nesse sentido, é importante não apenas oferecer itens que atendam a essas pessoas, como também direcionar as ações de marketing que conversem mais diretamente com essa parcela de público, uma vez que vai gerar mais identificação e estreitar o relacionamento.
3. Força nas redes sociais
As redes sociais não se tratam de uma tendência específica de 2022, mas vêm ganhando espaço a cada virada de ano. A loja que não está presente nos principais canais, que não conversa com a sua persona (representação semifictícia do cliente ideal) por meio das plataformas digitais e nem amplia a sua área de atuação, certamente está ficando para trás.
Também deve-se levar em consideração as amplas funcionalidades oferecidas pelas principais marcas. No Instagram, por exemplo. Por meio dos stories, há a possibilidade de colocar caixinhas de perguntas que possibilitam o feedback de seus clientes, além de fazer enquetes para aumentar o engajamento com a sua marca.
Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas tendências de consumo previstas para 2022. Caso a loja não se adapte às transformações comuns de qualquer mercado, existe o risco de o público migrar para a concorrência, bem como optar, muitas vezes, pelas compras online.
Se você gostou deste material e deseja acompanhar mais de perto outras dicas e novidades do varejo, é só seguir as nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram da INFOX, no LinkedIn e no YouTube.
Fonte: