Entenda o que é Business Intelligence e como pode auxiliar na gestão do varejo
Gestão do Varejo
Você sabe o que é BI (Business Intelligence)? Nada mais é que o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados que auxiliam na gestão de negócios. Isto é, além de oferecer suporte para a tomada de decisão, o BI também ajuda a monitorar os resultados da empresa com base em dados concretos.
Com base nos dados fornecidos pelo BI, o gestor tem a oportunidade de implementar estratégias mais eficientes para garantir o sucesso do seu negócio. Dessa forma, a organização consegue seu espaço no mercado e, consequentemente, atrai mais clientes.
Neste artigo, vamos mostrar a você como o Business Intelligence auxilia a gestão do varejo. Confira!
Quais são os pilares do Business Intelligence?
O Business Intelligence tem como base um ciclo de vida de informação inteligente, o qual se repete constantemente para oferecer ao gestor insights valiosos para o seu negócio. Esse ciclo conta com três pilares, os quais são:
- coleta de dados: nessa fase, são identificadas quais informações serão úteis para a análise do negócio, como gargalos, produtividade, oportunidades, reputação no mercado etc.;
- organização e análise: em um banco de dados, são organizadas todas as informações relevantes coletadas na empresa. Feito isso, elas são apresentadas de maneira visual a fim de auxiliar os gestores nas suas tomadas de decisões;
- ação e monitoramento: com base nos dados obtidos, os gestores têm a oportunidade de agir adequadamente sem colocar em risco o bom desenvolvimento do seu negócio. Por fim, é necessário fazer um monitoramento eficiente dos dados para verificar se as informações oferecidas pelo BI estão ajudando a empresa a crescer de maneira sustentável.
Por que pensar em soluções inovadoras para o seu negócio?
Entender o potencial que as soluções inovadoras proporcionam para o seu negócio é fundamental para conseguir o tão sonhado destaque no seu segmento. Entenda os benefícios que elas oferecem.
Otimizam processos
As soluções tecnológicas ajudam a empresa a otimizar os seus processos, principalmente em relação à tomada de decisão. Com base em dados reais, o gestor consegue direcionar o negócio para o melhor caminho, diminuindo as chances de erros e retrabalhos, que, muitas vezes, podem ser onerosos para a empresa.
Diminuem custos
Como as soluções tecnológicas possibilitam uma análise integrada dos dados, é possível identificar gargalos imperceptíveis e, com isso, criar soluções antes que eles causem problemas maiores.
Além disso, também existe a possibilidade de identificar padrões de comportamento e hábitos dos consumidores, a fim de facilitar a compreensão de cada perfil e colocar em prática estratégias que otimizam a captação de novos clientes. Ao saber como deve agir, a empresa consegue reduzir seus custos e otimizar seus investimentos.
Automatizam etapas de trabalho
Soluções tecnológicas ajudam a automatizar as etapas de trabalho. Assim, aqueles processos que precisam de horas para ser concluídos podem ser executados com mais facilidade e rapidez, utilizando o trabalho em equipe.
O Business Intelligence visa a integrar informações de diferentes setores para uma maior compreensão do cenário empresarial. Com isso, o gestor consegue ficar mais seguro em relação às suas tomadas de decisão, na certeza de que está direcionando a empresa para o sucesso.
Como você pôde perceber, a tecnologia é fundamental para o bom desenvolvimento de um negócio. Conheça, agora, 4 vantagens de usar uma solução de gestão integrada no varejo.
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